Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

No último dia 17 de junho, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central brasileiro decidiu por promover mais um corte, de 0,75 ponto percentual, na Selic.

A meta da taxa Selic, que já chegou a atingir 26,5% no início dos anos 2000, vem passando por alguns períodos de cortes, principalmente após o final de 2016. Com a queda do dia 17/06, nossa taxa básica de juros atingiu uma nova mínima história, com rentabilidade de 2,25% ao ano. O Banco Central, inclusive, deixou em aberto a possibilidade de realizar novos cortes já nas próximas reuniões do Copom.

O gráfico abaixo apresenta as variações da meta estipulada pelo BC para a Selic desde o início de 2003.

Selic Menor que o Dividend Yield do Ibovespa?

Um fato curioso, no entanto, e que chamou a atenção do mercado após o corte promovido no dia 17/06, foi que pela primeira vez na história a Selic renderá menos que o dividend yield médio das ações que compõe o Ibovespa.

O Índice Bovespa deverá apresentar uma melhora de seu dividend yield médio para o ano de 2021, chegando a patamares próximos de 4,0% a.a. Com isto, somente em termos de dividendos, a bolsa de valores poderá, na média, superar a rentabilidade da taxa Selic no próximo ano.

Empresas Boas Pagadoras de Dividendos

Quando falamos sobre o fato do dividend yield do Ibovespa superar a Selic em 2021, estamos nos referindo a uma média realizada entre os yields dos ativos que compõe o índice. Entretanto, analisando o mercado acionário brasileiro como um todo vemos que existem empresas que tendem a apresentar, de acordo com o histórico e com estimativas futuras, maiores níveis de dividend yield.

Dentre as variadas companhias que satisfazem esta condição, separamos três para melhor analisá-las: AES Tietê Energia (TIET11), Cyrela (CYRE3) e Itaúsa (ITSA4).

A AES Tietê Energia é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do Brasil, com um parque gerador composto por nove usinas hidrelétricas e três Pequenas Centrais Hidrelétricas. Considerando os últimos doze meses, a companhia apresenta um dividend yield de 4,7%. A expectativa, entretanto, é que a AES Tietê venha a finalizar 2020 e 2021 com um dividend yield em torno de 10,0%, em cada um dos anos.

A Cyrela é uma das maiores incorporadoras brasileiras, focada principalmente no segmento residencial de médio e alto padrão, com mais de 50 anos de experiência. Com os proventos distribuídos nos últimos doze meses, temos um dividend yield de 8,1% para a Cyrela, com expectativa de que este yield esteja na casa de 7,0% para 2021.

A Itaúsa é uma holding pura que investe em empresas atuantes em diversas áreas como os setores financeiro, indústrias de painéis de madeira, louças e metais sanitários, revestimento cerâmico, vestuário, calçados e gasodutos. Dentre seus principais ativos, destaque para as ações de Itaú Unibanco.

Com um dividend yield de 8,8% dos últimos doze meses, espera-se que a companhia apresente um yield por volta de 6,0% para o próximo ano. Itaúsa, inclusive, é uma das empresas presentes nas carteiras recomendadas da Capitalizo.

Vale ressaltar, no entanto, que os valores de dividend yield para os tempos futuros referem-se apenas a estimativas, não sendo garantias de rendimentos para os próximos anos.

E você, quer receber as melhores recomendações de empresas boas pagadoras de dividendos? Conheça o nosso produto Invista em Ações e conheça as nossas preferidas em distribuição de proventos.

Assim, você impulsiona seus investimentos com as mais completas análises e recomendações de papéis do mercado. Receba semanalmente notificações das ações recomendadas, como avisos de pagamentos de dividendos, fatos relevantes, análises setoriais e análises de relatórios trimestrais e anuais.

Acesse agora nossas recomendações de diferentes carteiras: Carteira Dividendos, Crescimento, Top Recomendadas, Small Caps, Buy & Hold Raíz, Ações Internacionais e recomendações de Fundos de Ações.

Tem alguma dúvida sobre o produto? Então entre em contato conosco e fale com a gente!

___

Analistas Responsáveis

Danillo
Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel
Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado
financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Atendimento

E-mail

contato@capitalizo.com.br

Telefone

4003-9127 (para todo Brasil)
em dias úteis, das 9h às 19h

Redes Sociais

Pagamento

Segurança

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis