Compartilhe

Ações para ficar de olho em 2018 – IRB Brasil (IRBR3)

O artigo '' Ações para ficar de olho em 2018 – IRB Brasil (IRBR3) '', é o nosso último artigo dessa serie. Para quem não leu os outros artigos, seguem os links:

- Ações para ficar de olho em 2018 #1 – Magazine Luiza (MGLU3)

- Ações para ficar de olho em 2018 #2 - Fibria (FIBR3) e Suzano (SUZB3)

- Ações para ficar de olho em 2018 #3 - Itaú S.A. (ITSA4)

A ação que vamos falar hoje é de um novato na B3, mas protagonista no seu setor de atuação com mais de 80 anos , o IRB Brasil (IRBR3).

O que é o resseguro?

Quando uma seguradora vende um seguro, ela busca garantias para honrar seus compromissos em caso de perdas. Dessa forma, elas repassam para as companhias resseguradoras parte da responsabilidade e dos prêmios das vendas desses seguros.

Ou seja, o resseguro nada mais é do que o seguro das seguradoras. E é justamente nesse ambiente que atua o Instituto de Resseguros do Brasil ou IRB Brasil (IRBR3). A empresa, que possui mais de 80 anos de existência, é a líder de mercado no Brasil. Além disso, atua em mais de 40 países, com escritórios em Londres, NY e Buenos Aires.

Tendo como referência dados de 2016, o IRB Brasil é líder em 10 ramos de resseguros, conforme classificação da SUSEP. Dentre eles se destacam: Patrimonial, Exterior, Rural, Riscos Especiais e de Vida, tanto individual como em grupo.

Um novato na B3

O mercado de resseguros era fechado no Brasil até o início de 2007. Nesse ano, foi sancionada uma lei que abriu o mercado ressegurador brasileiro e  o órgão regulador do mercado de resseguros passou a ser a SUSEP. Mesmo assim, o IRB possui, até hoje, reservas de mercado para a atuação em alguns ramos específicos, como Vida e Previdência, por exemplo.

A empresa abriu capital na B3 em julho de 2017 e passou a ter a seguinte composição acionária:

Estrutura acionária

Considerado um IPO de sucesso, as ações da empresa já subiram mais de 40% desde a sua abertura.

Vantagens competitivas da empresa

Dentre as principais vantagens competitivas da empresa, podemos destacar:

- Referência no mercado brasileiro, combinando tradição, tecnologia e liderança. O IRB está hoje entre as 10 maiores resseguradoras do mundo em valor de mercado.

- Portfólio completo de resseguros;

- Histórico de alta rentabilidade e resiliência do setor;

- Excelente nota de risco (A-, atribuída pela AM Best);

- Proximidade e forte relacionamento com as principais seguradoras do mercado.

Além, disso, o mercado de seguros e resseguros possui um significativo potencial de crescimento. A título de comparação, o índice de penetração do mercado de seguros em outros países é muito maior do aqui. Nos EUA, chega a 7,3%, no Japão 10,80% e no Reino Unido 10%. No Brasil, esse índice não chega a 4%.

Resultados de 2017

A empresa divulgou, no dia 8 de fevereiro, os resultados do último trimestre de 2017, além, claro, do acumulado do ano passado. Seguem os principais destaques, que corroboram com a nossa visão otimista em relação ao ativo:

Crescimento sólido nos prêmios emitidos

Os prêmios emitidos tiveram crescimento de 17% no ano passado, em relação a 2016. Esse número ficou acima das projeções da empresa, que indicavam crescimento de até 15%.

crescimento nos prêmios

Eficiência financeira na diminuição de despesas

eficiência

Aumento consistente do lucro e do ROAE (Retorno sobre o Capital Próprio Médio) da empresa

lucro e roae

Resultado financeiro consistente (mesmo em um cenário de Selic em baixa)

resultado financeiro

Consistência na distribuição de proventos (Dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio)

proventos

Nossa recomendação e preço alvo

Além de todos os dados apresentados acima, é necessário ressaltar que a empresa deve se beneficiar com o fim do ciclo de baixas na taxa Selic. Dessa forma, além do crescimento projetado na ordem de 15% dos prêmios para 2018, a empresa pode auferir mais ganhos financeiros com uma possível alta na taxa de juros – mesmo com a Selic permanecendo em patamares considerados baixos historicamente.

Dessa forma, as ações IRBR3 fazem parte do nosso portfólio de ativos considerados bons pagadores de dividendos, estando presente desde novembro de 2017. Estimamos um preço alvo de R$45,3 para os próximos 12 meses, com um potencial de alta de mais 17%, em relação ao preço atual (R$38,90). Lembrando que esse preço pode ser elevado quando fizermos novas estimativas para as ações da empresa.

Quer receber as melhores análises e recomendações de ações negociadas na Bolsa de Valores?

Para análises e recomendações de longo prazo, para montagem da sua carteira de ações, conheça nosso produto Invista em Ações. Caso você queira receber análises e recomendações de médio e curto prazos, confira o Full Trader.

 

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

 

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo consultoria, análises e recomendações de investimentos

Compartilhe

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis