Compartilhe

ITUB3 ITUB4 - Conheça o Banco Itaú

Confira o nosso artigo exclusivo e o vídeo explicativo a respeito das ações do Banco Itaú (ITUB3/ITUB4)

A empresa

A história do Unibanco começou na década de vinte, em Poços de Caldas, Minas Gerais. A Casa Moreira Salles, armazém conhecido na região, passou a ter a autorização do governo federal para funcionar como seção bancária, representando grandes bancos particulares e o Banco do Brasil. Algum tempo depois, com alguns movimentos societários, passou a funcionar como instituição bancária. O Itaú começou suas atividades na década de quarenta na cidade de São Paulo sob o nome de Banco Central de Crédito, passando a adotar a atual denominação a partir da aquisição de um banco mineiro vinte anos depois.

Nos dois casos, o crescimento das instituições partiu de fusões e aquisições, aproveitando oportunidades de consolidação que o mercado brasileiro ofereceu ao longo dos anos. Em 2008, os dois bancos anunciaram a fusão que deu origem ao Itaú Unibanco, tendo a união aprovada em 2010 pelo CADE, com a integração finalizada em outubro daquele ano.

As movimentações mais relevantes nos últimos anos foram a compra da Credicard, reconhecida emissora de cartões, das operações de varejo do Citibank no Brasil e de participação minoritária na XP Investimentos. O banco consolidou sua atuação em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, aumentando a participação nos segmentos de varejo bancário, empresas, corporate e tesouraria. A recente fusão entre o Itaú Chile e o CorpBanca assegurou maior presença internacional a companhia, ainda com alcance em atividades de banco comercial na Colômbia e no Panamá e de equity research no México.

Atuação

Atualmente, a companhia atua no Brasil e no exterior através de carteira comercial, de investimento, de crédito imobiliário, de crédito, financiamento e investimento e de arrendamento mercantil. Também conta com linhas auxiliares, com destaque para previdência privada, consórcios, fundos de investimento e administração de carteiras. Possui aproximadamente quarenta e seis mil caixas eletrônicos e pouco menos de cinco mil agências e postos de atendimento bancário.

É o maior banco privado do país, com um total de ativos que gira em torno de R$ 1,7 trilhão. Normalmente está inserido entre os cinco principais participantes do mercado no que diz respeito a empréstimos, depósitos à vista e a prazo, atividades de bancos de investimento, cartões de crédito e seguros. As atividades são mais diversificadas e estáveis do que o apresentado por bancos comerciais tradicionais, sendo que não existe grande dependência de negócios voláteis. A carteira de empréstimos é altamente fragmentada, com operações equilibradas entre cartão de crédito, crédito pessoal, consignado, veículos e imobiliário para pessoas físicas.

Controle acionário

A Iupar (Itaú Unibanco Participações) detém uma participação de 51,7% sobre as ações ordinárias (ITUB3) do banco, chegando a 26,3% no total. A Itaúsa, holding da instituição, possui 39,2% das ações com direito a voto, ficando com uma fatia de, aproximadamente, 20,0% do capital social. Outro acionista relevante é a Blackrock, gestora global de ativos, que conta com 7,2% das ações preferenciais (ITUB4), correspondendo a 3,6% do consolidado. O free float das ações ordinárias é relativamente baixo, ficando próximo de 7,8%. Já as preferenciais apresentam 97,8% em circulação ou com acionistas minoritários.

Ações na B3

As ações negociadas na B3 apresentaram valorização de 33,5% em 2018, enquanto o Ibovespa desenvolveu 15,0%. Nos últimos dez anos, as ações preferenciais registraram variação positiva de 271,0%, frente a 80,5% do benchmark.

As ações estão altamente correlacionadas com o mercado de crédito, que é influenciado pelo nível da taxa de juros, inflação e consumo. Mesmo observando capacidade para ganhos de capital, acreditamos que o posicionamento no ativo estaria muito mais focado na distribuição de dividendos, dependendo do preço de entrada. Vale ressaltar que o pagamento de proventos é feito mensalmente, garantindo maior linearidade na rentabilidade dos acionistas.

Vídeo - ITUB3/ITUB4 - Itaú: resultados consistentes e a resiliência de sempre

Quer receber as melhores recomendações de ações para montar sua carteira de longo prazo?

Conheça o Invista em Ações. O guia que vai te ajudar a construir e diversificar seu patrimônio. Receba análises e recomendações para a montagem da sua carteira de ações e conheça os ativos que podem trazer altos retornos em longo prazo. Acompanhe a nossa recomendação de diferentes Carteiras e invista com o suporte e acompanhamento da melhor equipe de analistas do mercado.

Acesse agora nossas recomendações de diferentes Carteiras 

Carteira Dividendos

Carteira Crescimento

Carteira Top Recomendadas

Carteira Small Caps

Conheça o Full Trader e receba análises e recomendações de curto e médio prazos na Bolsa de Valores

Full Trader é o produto mais completo do mercado para suas operações na Bolsa de Valores. Adquirindo, você recebe:

  • Recomendações de compra e venda de ativos acompanhadas pelo nosso time de analistas via app, WhatsApp e Painel do Trader;
  • Acesso ao nosso pregão ao vivo;
  • Contato direto com nossos analistas via WhatsApp;
  • Recomendações e análises em tempo real de operações Day Trade, Swing Trade e Position Trade em Ações, Rastreador de Tendências (Estratégia Exclusiva), Índice Futuro e Dólar, Opções, Long&Short, Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro;
  • Acesso ao produto Invista em Ações.

Acesse agora as mais diferentes recomendações

Day Trade

Swing Trade e Position Trade em Ações

Rastreador de Tendências (estratégia exclusiva)

Índice Futuro e Dólar

Opções

Long&Short

Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Fonte: Valor, InfoMoney, Quantum, Estadão, Broadcast, Folha, Exame, B3, MoneyTimes.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo análises e recomendações de investimentos.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis