Compartilhe

CA Indosuez Icatu Previdência FI RF Crédito Privado

Hoje trazemos a análise do Fundo CA Indosuez Icatu Previdência FI RF Crédito Privado

A Gestora

O Banco Indosuez foi fundado em 1975, após a fusão de duas instituições antigas pertencentes a Companhia Financeira de Suez. Desde o início, foi estruturado para se tornar ativo na gestão de investimentos ao redor do mundo, ampliando sua rede para mais de sessenta países, até ser adquirido pelo Grupo Credit Agricole, em 1996.

A parte de wealth management foi inaugurada alguns anos depois no Brasil, estando presente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Possui clientes entre associações, fundações, intermediários financeiros, family offices, pessoas físicas e gestores patrimoniais independentes. Quanto a parte de investing weath, oferece fundos abertos de ações, multimercado, renda fixa e previdenciário.

Fundo CA Indosuez Icatu Previdência FI RF Crédito Privado

O CA Indosuez Previdência FI Renda Fixa Crédito Privado é um fundo constituído sob a forma de condomínio aberto e sem prazo de duração determinado. É destinado exclusivamente a investidores profissionais, admitindo especificamente investimentos de reservas técnicas de PGBL e VGBL instituídos pela Icatu Seguros (para investidores em geral, a aplicação será feita pelos planos da seguradora).

Seu principal fator de risco será a variação da taxa de juros doméstica ou o índice de preços. Não é permitido ao fundo realizar investimentos no exterior e comprar cotas de fundos que cobram taxa de performance. Poderá aplicar até 80% de seu patrimônio em ativos financeiros de crédito privado. No mínimo 80% deve estar alocado em ativos de renda fixa.

Carteira do Fundo

A carteira consolidada é composta por 39,44% de debêntures, das quais podemos destacar TOWE12 (BR Towers SPE), ALGA22 (Algar Telecom) e ENGI25 (Energisa).

Contém 21,15% de títulos públicos federais, sendo a grande maioria indexada a inflação (NTN-B), 17,3% de títulos privados (LF’s e CDB’s), 14,49% de operações compromissadas (compra com compromisso de revenda em prazo determinado) com títulos prefixados (LTN).  Além disso, Conta também com cotas de FIDC’s.

A seguir, a composição consolidada da carteira:

Para investir no fundo, a aplicação inicial será feita pelos planos da seguradora e não precisa ser investidor qualificado.

A taxa de administração é de 0,8% do PL. Contudo, não será cobrada taxa de performance e pode ser resgatado, sem descontos, a partir do terceiro dia útil após o pedido (D+3).

O patrimônio líquido médio dos últimos doze meses é de R$ 352,6 milhões, e o risco é considerado de médio para baixo, com volatilidade de 0,25% desde o início do fundo em dezembro de 2015.

Rentabilidade

Nos últimos doze meses, o fundo obteve retorno acumulado de 9,05% e rendeu 101,68% do CDI até o momento. Confira o desempenho no quadro abaixo:

Nossa Recomendação 

O fundo possui uma política de investimento voltada para diversificação em ativos financeiros, sendo o principal fator de risco a variação da taxa de juros doméstica ou de índice de preços. Os últimos movimentos da carteira foram pontuais, reduzindo a composição de debêntures e títulos públicos federais e acrescentando sensivelmente mais títulos bancários e operações compromissadas.

Desta forma o portfólio ficou ainda mais conservador, principalmente pela modificação em NTN-Bs, que possuem volatilidade mais alta devido a marcação a mercado, pois parte do rendimento é prefixado.

Os setores com maior concentração de recursos continuam sendo os de energia elétrica e serviços financeiros. Tendo o segmento de transporte e infraestrutura passado a frente de telecomunicações.

Principais Títulos

A ALGA22 da Algar Telecom possui rating AA- de acordo com a S&P, garantia quirografária (sem preferência sobre ativos do emissor) e rendimento de IPCA+6%. A ENGI25 da Energisa conta com rating A2 da Moodys, garantia quirografária e paga IPCA+9,2%. A TOWE12 da BR Towers tem rating AA de acordo com a Fitch, garantia quirografária e paga IPCA+7,4%. Em média, estes títulos pagaram mais de 160% do CDI nos últimos doze meses.

Acreditamos que a exposição em títulos corporativos é uma boa opção para este momento de baixa na taxa básica de juros. Diversas gestoras vêm apostando neste mercado, contribuindo para o aumento de liquidez e o fechamento de spreads. O mercado primário também demonstra evolução com a recuperação da economia nacional, pois as empresas passaram a emitir debêntures com propósitos expansionistas, deixando para traz as captações com a intenção de rolar dívidas. Outro fator que contribui para o desenvolvimento do mercado é a redução da inadimplência.

Observamos que o CA Indosuez Icatu Previdência FI Renda Fixa Crédito Privado está alinhado com nosso perfil de recomendação. Dessa forma, recomendamos a exposição no fundo para investidores de perfil conservador que buscam ganhos acima do CDI no longo prazo. Este produto, inclusive, está presente nas nossas recomendações para este mês.

Quer receber as melhores análises e recomendações para a montagem da sua carteira de Fundos de Investimentos?

Esse conteúdo é um resumo do nosso relatório de análise de Fundos de Investimentos. O relatório completo é publicado, todas as semanas, no nosso plano TOP FUNDOS DE INVESTIMENTOS.

Sobre o TOP Fundos

Receba as melhores análises e recomendações de Fundos de Investimentos, através do produto mais completo do mercado. Conheça os melhores gestores do Brasil e do Mundo, e saiba como investir nos mais rentáveis Fundos de Renda Fixa, Fundos de Previdência, Fundos Internacionais, Fundos Multimercados, Fundos de Ações e Fundos Imobiliários. Para saber mais, clique aqui. 

 

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

 

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Fontes das Informações: Valor. InfoMoney. Quantum. Estadão. Broadcast. Folha. Exame. B3. MoneyTimes.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo consultoria, análises e recomendações de investimentos.

Compartilhe

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis