Muitos investidores gostam de focar em ações da bolsa de valores com o objetivo de receber dividendos. Dessa maneira, é possível, além de ganhar com a valorização das ações, receber esses proventos, reinvesti-los em novos papéis e, assim, conquistar a tão sonhada renda passiva. Ou seja: fazer o seu dinheiro finalmente trabalhar por você!
Além disso, vale lembrar que, para alcançarmos bons resultados de longo prazo, é preciso ''sair um pouco da caixa'' e não comprar somente ações de bancos ou empresas do setor elétrico, já que empresas de Crescimento ou mesmo em Recuperação, podem agregar um ótimo retorno a nossa Carteira de Dividendos.
Lembrando que, quando bem escolhidas, as ações de Dividendos, costumam também trazer menos volatilidade para a Carteira. Um bom exemplo, é a nossa Carteira Dividendos +, que subiu 22,24% em 2021, mesmo com a baixa de mais de 11,93% do Ibovespa. Abaixo, temos o retorno dos últimos da Carteira, mostrando sua qualidade, com ganhos bem acima da média:
Já no gráfico abaixo, comparamos a valorização da carteira da Capitalizo com o Ibovespa e o IDIV, desde 2017:
E como alcançamos esses resultados?
Empresas do setor elétrico, conhecidas por fazer parte do segmento que, geralmente, mais paga dividendos, são presença obrigatória. Mas é importante sair do óbvio. Por isso, desenvolvemos algumas estratégias buscando rentabilidade e recebimento de proventos, tudo com a maior segurança e visando o menor risco possível.
Perfis das ações recomendadas:
Boas pagadoras
Empresas que já pagam bons dividendos e possuem Dividend Yields (soma de proventos pagos nos últimos 12 meses em relação a cotação atual da ação) elevados. Esse tipo de ação pode garantir um bom fluxo de dividendos para a carteira já no curto prazo.
Ações do setor elétrico e de bancos são bons exemplos de empresas que costumam ter uma boa previsibilidade de lucros e uma boa constância no pagamento de dividendos.
Nesse quesito, a nossa Carteira Dividendos+ é "campeã", já que além da possibilidade de recebimento de proventos todos os meses, a nossa média anual de retorno com com dividendos está na casa de 9,2%:
Recuperação
Empresas que tem histórico consistente de pagamento de dividendos, mas que estão com alguma questão que afeta a distribuição momentânea dos lucros. Nesse tipo de ação, os objetivos são comprar ativos descontados (baratos) que podem nos proporcionar além do pagamento de dividendos, uma boa valorização - a medida que a empresa consegue se recuperar e entregar melhores resultados.
Um exemplo, é Copel (CPLE6), empresa de geração, distribuição e comercialização de energia. No início de janeiro de 2020, encerramos nossa recomendação em Copel (CPLE6), de 31 de janeiro de 2018, com uma valorização total de 226%!
Crescimento
Esse tipo de ação costuma ''turbinar'' uma boa Carteira de Dividendos com foco no longo prazo. Aqui o objetivo é comprar ações que de empresas que estão em uma excelente fase de crescimento e que, no futuro, pagarão bons dividendos.
A combinação dessas estratégias foi o que nos levou a esses excelentes resultados.
Lembrando que, por ser uma Carteira de baixo juro, focada no Longo Prazo, com apenas 10 minutos por mês, você conseguirá manter a Carteira Dividendos+ atualizada.
Se você quer ter acesso completo às recomendações da Carteira Dividendos+ e buscar resultados como esses, assine o Carteiras Capitalizo.
Sendo cliente Capitalizo, você também tem acesso à:
Canais de atendimento exclusivos para dúvidas via WhatsApp e Telegram
Análise gratuita dos seus investimentos
Mentorias exclusivas para clientes direto com nossos especialistas
___
Importante: Quanto antes você começar, melhor. O tempo é seu maior aliado! Comprar ações com cotações menores, pode garantir retornos com dividendos maiores. Além disso, os juros compostos vão fazer toda a diferença no sucesso da sua Estratégia.
___
Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.