Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quando uma crise econômica acontece, muitas pessoas com investimentos de longo prazo na bolsa de valores se preocupam com as fortes quedas – comuns nestes momentos. Há quem aproveite as oportunidades para investir mais, enquanto outros realizam prejuízo por medo de novas baixas.

Nesse contexto, quem realiza novos investimentos precisa de tempo para colher bons resultados. Afinal, o mercado pode levar alguns meses ou anos para retomar seu crescimento. Então, as operações de especulação – como o day trade – acabam se tornando alternativas interessantes para quem busca por lucros no curtíssimo prazo durante uma crise.

Mas, como fazer day trade durante estes períodos de turbulência – e aproveitar as oportunidades que as crises oferecem aos especuladores? Continue a leitura deste artigo e descubra a resposta!

Especulação na crise: por que ela avança nestes momentos?

Períodos estáveis ou de alta na bolsa costumam trazer resultados positivos para os investidores de longo prazo. E acaba sendo confortável não se arriscar em operações mais complexas. Isso parece ser colocado em xeque quando uma crise aparece.

Em períodos de baixa, algumas pessoas aceitam correr um pouco mais de risco para manter a rentabilidade da carteira ou aproveitar eventuais oportunidades que surjam no período. Assim, as negociações de day trade chamam atenção.

O day trade consiste em negociações de compra e venda de ações ou derivativos dentro de um mesmo pregão. Por isso, são consideradas de curtíssimo prazo. Como o objetivo é lucrar com a variação de preço, não é necessário avaliar as empresas.

Isso significa que o especulador não precisa analisar, por exemplo, se uma companhia tem ou não condições de se recuperar bem da crise econômica. Seu trabalho é avaliar as possíveis movimentações do mercado para se posicionar de maneira vantajosa.

Existe até mesmo a possibilidade de lucrar com a queda das ações em poucos minutos ou horas. Este é, inclusive, um dos principais motivos pelos quais o day trade ganha evidência na crise: não existem ganhos apenas com a alta da bolsa, mas a partir de quaisquer movimentações – para cima ou para baixo.

Não é por acaso, portanto, que o número de especuladores aumenta nestes momentos – assim como a procura sobre o assunto.

Como fazer day trade e lucrar na crise?

Você já sabe que é possível fazer operações de trade e ter resultados positivos mesmo com o mercado em queda. Mas, como fazer day trade e lucrar na crise? 

Seguir algumas dicas é essencial para ser bem sucedido nestes momentos. Afinal, não se pode esquecer que a especulação também envolve altos riscos, certo? 

Então, confira o que fazer:

Conhecer as oportunidades do mercado

O primeiro passo para quem deseja saber como fazer day trade na crise é identificar as oportunidades que o mercado em baixa apresenta para especuladores. A ideia principal é permitir que o trader lucre acertando as tendências das oscilações na renda variável.

Ou seja, se ele investe em ações acreditando que elas valorizarão no curto prazo – e isso realmente acontece, é possível vender por um preço maior do que comprou e, assim, obter lucro. O contrário também é válido.

O especulador pode também perceber as tendências de queda na crise e se posicionar de outra forma: vendendo as ações por um preço mais alto e depois as comprando novamente por um valor menor. No caso, o lucro vem da diferença entre os preços.

Outra possibilidade interessante para especulação se encontra no mercado futuro. Nele, são negociados contratos que visam uma data no futuro. Esta, portanto, é mais uma maneira de ter resultados positivos ao especular em uma crise fazendo day trade.

O ideal é que você conheça as oportunidades que o mercado oferece para seus trades e identifique qual ambiente – e quais ativos – lhe trazem as alternativas mais interessantes para operações especulativas de curtíssimo prazo.

Investir em conhecimento

O fato de existirem oportunidades no mercado em baixa não significa que é fácil operar nestes momentos. É preciso lembrar que estar em crise não significa que todos os ativos seguirão em queda – e que se deve apostar apenas na baixa.

Na realidade, você precisa, antes de tudo, investir no seu conhecimento sobre a bolsa de valores, suas particularidades e, claro, sobre o day trade. Caso contrário, são muito grandes as chances de deixar passar oportunidades e até mesmo de ter prejuízos ao negociar sem um bom controle de riscos.

Saber como fazer day trade durante a crise não é apenas aprender a emitir ordens e realizar as negociações. O principal é saber, de fato, o que está fazendo. Ou seja, ter conhecimento de mercado para planejar suas operações e encontrar os melhores momentos para se posicionar na bolsa.

Ter uma estratégia

É comum que as pessoas se sintam atraídas pelo day trade devido às chances de ganhar dinheiro no curto prazo. Mas pensar que é fácil ser um especulador é uma ideia bastante errada. A rotina depende de bastante comprometimento e uma estratégia sólida para ter resultados consistentes.

Um trader deve ser disciplinado e capaz de organizar seus recursos e ferramentas de trabalho. A principal estratégia utilizada é a análise técnica. Ela consiste em avaliar os gráficos com dados da bolsa para reconhecer tendências.

Na especulação, o foco está em avaliar as informações sobre o mercado — por exemplo, volume de compras e vendas, ativos ou derivativos mais negociados, preços etc. Você precisa utilizar os dados para projetar os próximos movimentos e se posicionar em relação a eles.

A análise técnica parte da teoria de que o preço praticado na bolsa reflete a reação do mercado aos acontecimentos relevantes (como as notícias nacionais e internacionais e os efeitos da crise nos setores). Então, a observação dos gráficos é o recurso central.

Vale destacar, contudo, que até mesmo na análise técnica existem uma ampla gama de estratégias para serem utilizadas. É fundamental escolher aquelas que melhor atendem aos seus anseios e segui-las à risca.

Aprender a lidar com a volatilidade

Embora seja uma prática muito racional, existem questões emocionais implicadas na especulação. Consequentemente, algo relevante para saber como fazer day trade na crise e ter bons resultados é aprender a controlar suas emoções para lidar com a volatilidade.

Os impactos do momento crítico na bolsa causam oscilações maiores nos preços. Se você não estiver preparado para elas, pode ter reações emocionais que atrapalhem a análise e tragam prejuízo. Portanto, o melhor caminho é focar na técnica e segurar a ansiedade.

 Conhecer os mecanismos de segurança

Fazer day trade – seja durante crises ou não – é uma alternativa que envolve possibilidades de bons ganhos no curtíssimo prazo, mas também altos riscos. Para mitigá-los, costuma ser interessante conhecer os mecanismos de segurança existentes para trades.

O principal deles é o stop loss – que limita as perdas de uma operação especulativa. Para quem especula na bolsa de valores, utilizá-lo no dia a dia pode fazer toda a diferença nos resultados dos trades.

Seguir recomendações de analistas

Por fim, não se esqueça de que existem pessoas com mais experiência e conhecimento acerca do mercado do que você. Elas já passaram por crises e sabem como conquistar resultados positivos e consistentes com operações de curto prazo.

E, felizmente, você pode contar com a experiência e o conhecimento destes especialistas – seja em seus trades ou em investimentos de longo prazo. É o caso de quem opta por contratar serviços de análises e recomendações de equipes especializadas — como a da Capitalizo.

Essa é uma excelente alternativa para descobrir como fazer boas operações de curtíssimo prazo na bolsa – especialmente para quem está dando os primeiros passos como day trader e precisa de auxílio para fazer as melhores escolhas. 

Seguindo nossas recomendações, você conseguirá usufruir dos benefícios do day trade e controlar melhor os riscos da atividade – durante uma crise ou fora dela.

E você, está decidido a aumentar suas chances de ganho na bolsa durante a crise? Então contrate o produto Full Trader! Com ele, você recebe as melhores análises e recomendações de operações de curto, médio e longo prazos em Bolsa Valores, através do produto mais completo do mercado.

Opere Day Trade, Swing Trade e Position Trade em Ações, Rastreador de Tendências (Estratégia Exclusiva), Índice Futuro e Dólar, Opções, Long&Short, Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro. Também tenha acesso ao pregão ao vivo exclusivo com nossos analistas, informações e recomendações no seu computador ou celular (por meio do nosso aplicativo e Telegram).

Tem alguma dúvida sobre o produto? Então entre em contato conosco e fale com a gente!

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Atendimento

E-mail

contato@capitalizo.com.br

Telefone

4003-9127 (para todo Brasil)
em dias úteis, das 9h às 19h

Redes Sociais

Pagamento

Segurança

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis