Compartilhe

Cosan (CSAN3) - Ações para ficar de olho em 2019

Hoje vamos entender se vale a pena investir na Cosan (CSAN3). Abaixo, seguem algumas informações relevantes e o vídeo de apresentação da companhia, levando em conta os resultados recentes.

Quem é a Cosan (CSAN3)

A Cosan iniciou suas atividades em 1936 a partir da Usina Costa Pinto, uma usina de cana localizada em Piracicaba, São Paulo. Na década de oitenta, a companhia iniciou seu projeto de expansão, adquirindo novas unidades e exportando açúcar da região centro-sul do Brasil. Nos últimos anos, passou a contar com maior exposição da marca, penetrando cada vez mais no mercado com novas aquisições, dentre as quais é possível destacar a usina Barra Bonita, no interior de São Paulo, e a Nova América, dona do açúcar União.

Outras movimentações importantes foram a entrada na distribuição de combustíveis com a compra de ativos da ExxonMobil do Brasil, em 2008, a criação da Raízen, uma joint venture em conjunto com a Shell para atuação na produção de açúcar e etanol e distribuição de combustíveis, em 2011, e a compra da Comgás, em 2012. Suas ações passaram a ser negociadas em bolsa a partir da abertura de capital realizada em 2005, levantando US$ 400 milhões. Dois anos depois, realizou oferta pública na bolsa de Nova York.

Estrutura

Atualmente, opera em setores como agronegócio, distribuição de combustíveis, gás natural e lubrificantes. A Raízen Combustíveis é a terceira maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de mais de 6.000 pontos de serviços, 68 bases de abastecimento em aeroportos, operações em diversos terminais e mais de 400 lojas de conveniência. A Raízen Energia é a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar e a maior exportadora de açúcar de cana no mercado internacional. Tem capacidade de produção para 2 bilhões de litros de etanol, mais de 4 milhões de toneladas de açúcar e 981 MW de cogeração de energia anualmente.

A Comgás está presente em 177 cidades, sendo a maior distribuidora de gás natural do Brasil. Possui 15 mil quilômetros de rede de distribuição, atende clientes de 88 municípios, nos setores industrial, comercial e residencial, e fornece gás natural veicular. A Moove é uma das maiores empresas de lubrificantes do Brasil, produzindo e distribuindo produtos da marca Mobil no Paraguai, no Uruguai, na Bolívia e na Espanha. Ainda conta com a marca Comma, que está presente em mais de quarenta países entre Europa e Ásia. A companhia conta com duas fábricas, sendo uma no Rio de Janeiro e outra na Inglaterra, com capacidade para ´produzir mais de 2 milhões de barris de lubrificantes e produtos químicos.

Alguns números:

-Possui 6.444 postos no Brasil e está presente em 68 aeroportos;

-950 lojas de conveniência;

- Produz mais de 4,3 milhões de toneladas de açúcar por ano;

- Produz 2,1 bilhões de litros de etanol por ano;

- Tem 981 MW de capacidade instalada;

-Distribui gás para 177 cidades e 1,8 milhão de clientes;

- Valor de mercado de R$ 14,2 bilhões.

Pontos Positivos

-Crescimento no volume de vendas;

-Queda no preço do petróleo no mercado internacional;

-Redução na alavancagem financeira;

-Flexibilidade para produção de etanol e açúcar;

-Indicadores de mercado reduzidos.

Pontos Negativos

-Queda no volume de vendas de gasolina;

-Efeito cambial sobre o endividamento e o resultado financeiro;

-Redução em caixa e equivalentes.

Vídeo - Vale a pena investir na Cosan (CSAN3)?

Quer receber as melhores análises e recomendações para a montagem de uma carteira de ações de longo prazo? 

Caso você queira receber análises e recomendações de longo prazo para a montagem da sua carteira de ações, conheça o INVISTA EM AÇÕES.

Sobre o Invista em Ações

Conheça nosso produto INVISTA EM AÇÕES e tenha acesso a atualizações de 3 Carteiras Recomendadas com diferentes perfis: Carteira Dividendos, Carteira Crescimento e Carteira Top Recomendadas. Receba, ainda, análises e recomendações das melhores ações da Bolsa de Valores.

Ou você quer receber recomendações para operar no curto prazo?

Caso você queira receber análises e recomendações de médio e curto prazos, conheça o FULL TRADER.

Sobre o Full Trader

FULL TRADER é o produto mais completo de recomendações de operações em Bolsa de médio e curto prazos. Receba as melhores recomendações nos mais diferentes mercados e estratégias: Day Trade, Swing Trade e Position Trade em Ações, Índice Futuro e Dólar, Opções, Long&Short, Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo, Milho e S&P Futuro.

Conheça o nosso Produto FULL TRADER.

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

 

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Fontes das Informações: Valor. InfoMoney. Quantum. Estadão. Broadcast. Folha. Exame. B3. MoneyTimes.

Importante: Leia o nosso Disclosure, antes de investir.

Compartilhe

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 | Avenida Rio Branco, 115, 20º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20040-004
© 2017 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvidor por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis