Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Decisão do STF

No final de 2005, tive o prazer de participar de um almoço com um dos mais consagrados gestores do mercado, cujo nome irei preservar. Para quem não lembra, naquela época estourou o escândalo do mensalão. Como não poderia deixar de ser, o assunto principal foi a política e como ela poderia interferir nos mercados.

Quando um dos convidados chegou ao almoço, logo perguntou ao gestor se ele achava que acompanhar o que acontecia na política era importante. Ele prontamente respondeu: "muito". Minutos depois, chegou outro convidado, que fez uma perguntada na mesma linha. A resposta, porém, foi "nada importante".

Uma outra pessoa que viu ele dar duas respostas diferentes o questionou o motivo disso acontecer. Com um sorriso irônico, ele respondeu que "acompanhar o que acontecia poderia ser muito importante ou nada importante", mas que se ele "prestasse muita atenção no que estava acontecendo, não iria investir em nada".

Não gostamos muito de falar sobre política (e sim, o que o STF fez ontem tem pouco a ver com justiça), porque mais atrapalha do que ajuda. É importante acompanhar? Sim, mas se sempre que tivéssemos uma notícia ruim mudássemos nossa posição nas recomendações, seria uma bagunça e ninguém ganharia dinheiro.

Para lembrar

Alguém lembra quando Waldir Maranhão, então presidente interino da Câmara dos Deputados, anulou a votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016? Naquela época, a Bolsa estava em 50 mil pontos e chegou a cair 3,5% durante o pregão.  Eu ouvi muitos "especialistas" falando que, mesmo que a decisão fosse revertida, seria arriscado investir em ações. Enquanto escrevo, o Ibovespa está a 107 mil pontos e o mesmo sentimento de que tudo vai desmoronar toma conta de algumas pessoas.

Na época da anulação (em 2016), a decisão causou certa "surpresa" ou até mesmo "espanto". Mas sejamos sinceros, no Brasil é alguma surpresa as coisas mudarem na última hora? Tão "surpreende" quanto a decisão de ontem do STF, contrária a prisão em segunda instância, será alguma outra iniciativa visando anular os efeitos dessa decisão. Fatos como esses já aconteceram centenas de vezes e vão acontecer mais centenas no futuro. Acostume-se.

A estrada da jornada de quem é investidor não é uma linha reta. Ela tem curvas e alguns buracos. Além disso, alguma dor de estômago sempre vai aparecer. Foque no que realmente importa e siga sua estratégia de investimentos. É exatamente isso o que fazemos por aqui.

Menos política e mais estratégia. Segue o jogo.

Destaques de conteúdo Capitalizo 08/11

Vídeo - Movida (MOVI3) - Resultados + Recomendação de Médio Prazo

Vídeo - Ranking de Fundos Imobiliários

Relatório Grátis - Weg (WEGE3)

Artigo - Day Trade – Contrato de Índice Futuro

Vídeo - Quero começar a operar (De volta ao básico Full Trader)

Mais conteúdo sobre investimentos para você

Além de termos o objetivo de passar as melhores recomendações de investimentos de acordo com o perfil de cada investidor, também queremos (e iremos) aumentar o volume de conteúdo ligado aos mais diferentes tipos de investimentos. Pensando nisso, agora temos novos canais no YouTube.

Novos canais no YouTube

Para quem ainda não conhece o nosso Canal principal, basta clicar aqui. Esse vai continuar da mesma forma que é hoje. Além desse, teremos mais três:

  • Capitalizo Ações - O Canal da Capitalizo com foco na montagem de Carteira de Ações para o longo prazo: https://bit.ly/2JyzgUT
  • Capitalizo Fundos - O Canal da Capitalizo com foco em Fundos de Investimentos e Fundos Imobiliários: https://bit.ly/2ppvcPR
  • Capitalizo Full Trader - O Canal da Capitalizo com foco em Análise Técnica e Trading: https://bit.ly/2JypphO

A intenção é passar assuntos focados por linha de interesse. Está esperando o que para se inscrever?

Quer receber as melhores análises e recomendações de investimentos do mercado?

Confira nossos produtos

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Fontes: Valor, InfoMoney, Quantum, Estadão/Broadcast, Folha, Exame, B3, MoneyTimes.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo análises e recomendações de investimentos.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis