Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Ebitda

Saber analisar os resultados divulgados por uma empresa é uma das qualidades mais importantes que um investidor pode ter. E um dos indicadores de maior relevância para a análise é o Ebitda.

A palavra Ebitda vem da abreviação na língua inglesa de “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”. Mas, traduzindo e explicando, o Ebitda nada mais é do que o lucro da companhia sem contabilizar os juros, impostos, depreciação e amortização.

Isto faz com que o Ebitda possua sua abreviação do português. Também pode-se chama-lo de Lajida (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).

Utilização do Ebitda

Saber o significado do Ebitda infelizmente não é o suficiente para a maioria dos investidores, em especial para aqueles que estão iniciando no mundo dos investimentos. O que torna-se importante, é saber ao certo como ele é calculado e, principalmente, como deve ser interpretado.

A tabela abaixo apresenta um demonstrativo (DRE) simplificado dos resultados do terceiro trimestre de 2020 da companhia Movida.

Sabemos que o Ebitda é o lucro sem considerar taxas, impostos, depreciação e amortização. Então, de acordo com o exemplo da tabela acima, para calcular o Ebitda basta subtrair da receita líquida os indicadores de “custo” e de “despesas administrativas”.

A partir deste exemplo prático, podemos concluir que o Ebitda reflete apenas os efeitos operacionais da companhia. Ou seja, ele exclui custos que não estão ligados diretamente ao core do negócio.

Portanto, a análise do Ebitda nos permite extrair informações do quão eficiente a empresa é operacionalmente, isto é, qual o seu poder de geração de caixa.

Outro indicador importante, derivado do Ebitda, é a Margem Ebitda. Ela é calculada como a simples razão entre o Ebitda e a Receita, sendo que esta última geralmente trata-se da Receita Líquida.

A margem Ebitda nos fornecerá basicamente o quanto da receita gerada pela companhia se transforma em “lucro”, ou melhor, em Ebitda. De forma grosseira, o acréscimo de margem Ebitda nos informa que o acréscimo de receita foi maior que o incremento de custos e despesas, sendo portanto outro indicador de eficiência operacional.

O gráfico abaixo nos fornece a evolução do Ebitda e de sua margem ao longo do tempo da empresa Movida.

A evolução do Ebitda e de sua margem no tempo pode nos dar a informação sobre os aspectos de gestão da empresa. Ou seja, o quanto as tomadas de decisões da equipe de gerência estão sendo assertivas para contribuir com o aumento destes indicadores. Mas aqui cabe o cuidado de se levar em consideração também as influências macro econômicas tanto do setor a qual a companhia esteja inserida, quanto da economia como um todo.

Cuidados ao se Analisar o Ebitda

O primeiro cuidado que merece destaque vale não somente ao Ebitda, mas também para todos os indicadores de forma geral. O investidor não se deve basear suas análises em apenas um indicador, ou um conjunto deles, para tomada de decisão sobre o investimento.

Quanto ao Ebitda especificamente, deve-se tomar o cuidado para que acontecimentos extraordinários não influenciem em seu resultado. Em toda empresa, podem ocorrer eventos ao longo de um período que contribuam positiva ou negativamente no valor do Ebitda, ou também de sua margem.

Para isto, muitas empresas disponibilizam o chamado Ebitda Ajustado, que nada mais é do que o Ebitda sem levar em consideração eventos que não são recorrentes no operacional da companhia.

Portanto, principalmente para aqueles investidores que não possuem (ou não desejam) experiência em análises de empresas, torna-se de extrema necessidade o aprendizado a respeito das interpretações, ou o acompanhamento de especialistas.

Quer receber as melhores recomendações de ações para montar sua carteira de longo prazo?

Conheça o Invista em Ações. O guia que vai te ajudar a construir e diversificar seu patrimônio. Receba análises e recomendações para a montagem da sua carteira de ações e conheça os ativos que podem trazer altos retornos em longo prazo. Acompanhe a nossa recomendação de diferentes Carteiras e invista com o suporte e acompanhamento da melhor equipe de analistas do mercado.

Acesse agora nossas recomendações de diferentes Carteiras 

Carteira Dividendos

Carteira Crescimento

Carteira Top Recomendadas

Carteira Small Mid Caps

Carteira Buy & Hold Raiz

Carteira de Ações Internacionais

Recomendações de Fundos de Ações

Atendimento Exclusivo Capitalizo

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Atendimento

E-mail

contato@capitalizo.com.br

Telefone

4003-9127 (para todo Brasil)
em dias úteis, das 8:30 às 17:30

Redes Sociais

Pagamento

Segurança

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis