Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ENBR3 - Conheça a Energias do Brasil

Confira o nosso artigo exclusivo e o vídeo explicativo a respeito das ações da Energias do Brasil (ENBR3)

A empresa

A EDP Energias de Portugal iniciou seus investimentos no Brasil através da participação minoritária na Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro em 1996. Posteriormente, foi adquirida uma fatia de 25% da Usina Hidrelétrica Lajeado, localizada no Rio Tocantins, inserindo o grupo no segmento de geração. Com a incorporação da Espírito Santo Distribuição de Energia e da Empresa Bandeirante de Energia, atualmente denominadas EDP Espírito Santo e EDP São Paulo, a multinacional portuguesa constituiu a EDP Brasil para atuar como holding detentora dos ativos no país.

Em 2001, foram obtidas concessões para a construção das usinas Peixe Angical, localizada no Rio Tocantins, e Couto Magalhães, localizada no Rio Araguaia. Quatro anos depois, a companhia abriu capital em oferta pública de ações no Novo Mercado da B3, em operação de quase R$ 1,2 bilhão. Neste período, a denominação social foi alterada de EDP Brasil para EDP Energias do Brasil. Após a capitalização, os principais investimentos foram em geração termelétrica, pequenas centrais hidrelétricas e parques eólicos.

Nos últimos anos, a companhia venceu leilões para concessão de serviços de transmissão de energia elétrica, incluindo linhas e subestações nos estados do Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em contrapartida, foram vendidas participações detidas na EDP Pequenas Centrais Hidrelétricas, composta por sete usinas hidrelétricas, na Santa Fé Energia e na Costa Rica Energética. As transações ocorreram entre setembro e dezembro de 2018, rendendo aproximadamente R$ 644,3 milhões.

Atuação

Atualmente, a holding possui investimentos em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Em geração, conta com usinas hidrelétricas e uma usina termelétrica em seis estados, com capacidade instalada de 2,9 GW. Na parte de distribuição, atua nos estados de São Paulo e Espírito Santo, atendendo mais de 3,5 milhões de clientes. No segmento de transmissão, a empresa iniciou as operações em 2016 e possui cinco projetos, totalizando 1.441 quilômetros de extensão. Em comercialização, negocia contratos de compra e venda de energia em todo o território nacional.

A companhia conta com diversificação no setor de atuação, com ativos em geração, transmissão e distribuição, permitindo captura de sinergias operacionais e mitigação de riscos inerentes às atividades. Em geração, a expertise do grupo controlador é um fator chave para aproveitar oportunidades em novos projetos e formar parcerias estratégicas. Além de operar com fontes hídricas, aumentou recentemente sua presença em energia térmica, fonte alternativa em momentos de alto risco hidrológico. Outra questão importante é a maior proporção de receita projetada em transmissão, considerado um segmento menos volátil. Na parte de distribuição, vale ressaltar o histórico de investimentos em expansão, melhoria da rede e combate a perdas.

Controle acionário

A Energias do Brasil possui 60% da UHE Peixe Angical (Tocantins), 100% da UHE Mascarenhas (Espírito Santo), 73% da UHE Lajeado (Tocantins), 100% da UTE Porto de Pecém I (Ceará), 50% da UHE Santo Antônio do Jari (Pará e Amapá), 50% da UHE Cachoeira Caldeirão (Amapá) e 33% da UHE São Manoel (Mato Grosso e Pará). Tem, ainda, uma fatia de 23,6% na Celesc, distribuidora que conta com 3,0 milhões de clientes faturados em Santa Catarina. Os ativos de transmissão fazem parte dos leilões para concessão de transmissão de energia elétrica nº 013/2015 e nº 05/2016.

O Grupo EDP controla 51% das ações ordinárias da companhia, e 48,7% dos papéis estão distribuídos no mercado, ficando uma pequena parcela em tesouraria e com administradores. Existem somente ações ordinárias, uma vez que os ativos estão listados no Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da B3.

Ações na B3

As ações negociadas na B3 apresentaram valorização de 9,3% em 2018, enquanto o Ibovespa desenvolveu 15,0%. Desde a abertura de capital, as ações ordinárias registraram variação positiva de 593,0%, frente a 300,4% do benchmark.

Consideramos o ativo interessante devido a política de distribuição de proventos e maior previsibilidade da geração de caixa. Vale ressaltar que a companhia venceu leilões para operar linhas de transmissão há alguns anos e parte dos ativos entraram em operação no final de 2018. A expectativa é que esse segmento possa contribuir com 22% do Ebitda até 2022, trazendo maior previsibilidade aos resultados e contribuindo com menor risco às operações.

Quer diversificar seus investimentos comprando ações de empresas que são boas pagadoras de dividendos? Conte com as recomendações da Capitalizo.

Vídeo - ENBR3 - Conheça a Emergias do Brasil

Quer receber as melhores recomendações de ações para montar sua carteira de longo prazo?

Conheça o Invista em Ações. O guia que vai te ajudar a construir e diversificar seu patrimônio. Receba análises e recomendações para a montagem da sua carteira de ações e conheça os ativos que podem trazer altos retornos em longo prazo. Acompanhe a nossa recomendação de diferentes Carteiras e invista com o suporte e acompanhamento da melhor equipe de analistas do mercado.

Acesse agora nossas recomendações de diferentes Carteiras 

Carteira Dividendos

Carteira Crescimento

Carteira Top Recomendadas

Carteira Small Caps

Conheça o Full Trader e receba análises e recomendações de curto e médio prazos na Bolsa de Valores

Full Trader é o produto mais completo do mercado para suas operações na Bolsa de Valores. Adquirindo, você recebe:

  • Recomendações de compra e venda de ativos acompanhadas pelo nosso time de analistas via app, WhatsApp e Painel do Trader;
  • Acesso ao nosso pregão ao vivo;
  • Contato direto com nossos analistas via WhatsApp;
  • Recomendações e análises em tempo real de operações Day Trade, Swing Trade e Position Trade em Ações, Rastreador de Tendências (Estratégia Exclusiva), Índice Futuro e Dólar, Opções, Long&Short, Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro;
  • Acesso ao produto Invista em Ações.

Acesse agora as mais diferentes recomendações

Day Trade

Swing Trade e Position Trade em Ações

Rastreador de Tendências (estratégia exclusiva)

Índice Futuro e Dólar

Opções

Long&Short

Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Fonte: Valor, InfoMoney, Quantum, Estadão, Broadcast, Folha, Exame, B3, MoneyTimes.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo análises e recomendações de investimentos.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis