Compartilhe

Encerrando as operações muito cedo

Sabemos que, operando no curto prazo, é praticamente impossível comprar na mínima e vender na máxima. Na verdade, não é nossa pretensão achar que poderemos sempre ganhar ou que venderemos no melhor ponto. Porém, muitos investidores até conseguem comprar ações em bons preços, mas não tem muita ideia de quando vendê-las. Quando isso acontece, normalmente o resultado é que as pessoas encerram as operações muito cedo e deixam de ganhar dinheiro.

A melhor forma de não encerrar uma operação muito cedo é identificar se a ação está em uma tendência de alta e "surfar" ao máximo essa tendência. Conforme vimos no artigo Rastreador de Tendências: Estratégia de Médio Prazo em Ações, utilizando gráficos é possível identificar claramente se uma ação está em tendência de alta -no caso da Estratégia do Rastreador, poderemos ficar meses ''surfando'' essa tendência.

Como exemplo de tendência de alta, temos o nosso Índice Bovespa, o Ibovespa. O Ibovespa mostra o comportamento médio das ações com maior representatividade na nossa Bolsa e, como podemos ver abaixo, está em um canal de alta desde 2016:

No caso do Ibovespa, a tendência de longo prazo ainda é claramente de alta. Ou seja, enquanto o Índice estiver dentro desse canal, não temos como falar em baixa. Dessa forma, quem estiver ''comprado'', pode permanecer assim.

Por outro lado, caso os preços cortem o canal para baixo, uma tendência de baixa poderia estar se aproximando. Nesse caso, seguindo a nossa lógica, seria mais prudente ''vender'' e ficar de fora.

O aspecto psicológico

Conforme observamos acima, mesmo para quem nunca viu um gráfico, é fácil perceber o canal de alta e que não haveria motivos para vender enquanto o Ibovespa continuar dentro dessa tendência. Porém, se é tão fácil, porque a maioria das pessoas não segue esse tipo de estratégia?

Primeiramente, vale comentar que não são todos os investidores que conhecem ou tem perfil para operar utilizando gráficos. Dessa forma, enquanto você pode estar preocupado com o canal de alta do Ibovespa, outros investidores sequer estão olhando para esse gráfico.

Porém, o que mais atrapalha o investidor a não usar ou respeitar essa as tendências dos gráficos é a falta de paciência. Isso mesmo, na maior parte das vezes os investidores ficam impacientes e, na pressa de garantir ganhos, acabam saindo cedo demais.

Abaixo, segue o exemplo de uma das nossas recomendações que está em andamento nas ações da Marfrig (MRFG3). A recomendação foi dada ainda em julho/19, após o ativo romper uma tendência de baixa. Felizmente, a operação andou bem e as ações subiram mais de 50% no período.

No caso acima, o gráfico não está tão ''bonito'' ou fácil de visualizar a tendência como o do Ibovespa - até porque é comum demorar algumas semanas até essa tendência ficar perceptível. Nesses casos, utilizamos o que chamamos de Redução Parcial ou RP. A RP consiste na venda de metade da posição comprada com o intuito de garantirmos os ganhos. E foi exatamente isso que recomendamos em MRGFG3. Como as ações continuam subindo, seguimos comprados na outra metade da posição.

Vale ressaltar, que avisamos aos nossos clientes a hora de comprar, de reduzir (caso seja necessário) e de vender. Porém, de nada vale nosso trabalho, se o investidor deixar o ''psicológico'' atrapalhar e não respeitar a estratégia proposta.

Exemplos de recomendações vencedoras

Abaixo, seguem alguns exemplos de recomendações bem sucedidas nas quais conseguimos surfar boas tendências, pela Estratégia do Rastreador:

Operação de compra em Estácio (ESTC3) +75,21%

Operação de compra em Gafisa (GFSA3) +53,32%

Operação de compra em Ferbasa (FESA4) +110,97%

Operação de compra em Locamerica (LCAM3) +80,78%

Operação de compra em Direcional (DIRR3) +42,82%

Operação de compra em Via Varejo (VVAR3) +56,15%

E você, que aproveitar as tendência de médio prazo das ações? Conte com as recomendações da Capitalizo.

Conheça o Full Trader e receba análises e recomendações de curto e médio prazos na Bolsa de Valores

Full Trader é o produto mais completo do mercado para suas operações na Bolsa de Valores. Adquirindo, você recebe:

  • Recomendações de compra e venda de ativos acompanhadas pelo nosso time de analistas via app, WhatsApp e Painel do Trader;
  • Acesso ao nosso pregão ao vivo;
  • Contato direto com nossos analistas via WhatsApp;
  • Recomendações e análises em tempo real de operações Day Trade, Swing Trade e Position Trade em Ações, Rastreador de Tendências (Estratégia Exclusiva), Índice Futuro e Dólar, Opções, Long&Short, Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro;
  • Acesso ao produto Invista em Ações.

 

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Fonte: Valor, InfoMoney, Quantum, Estadão, Broadcast, Folha, Exame, B3, MoneyTimes.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo análises e recomendações de investimentos.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis