Compartilhe

Ferbasa FESA4 – Radar de Empresas

Ontem tivemos um bate papo com Carlos Henrique Temporal, Gerente de Relações com os investidores da Ferbasa FESA4. Para quem ainda não conhece, a Companhia de Ferro Ligas da Bahia ou Ferbasa (FESA3/FESA4) é uma empresa fundada em 1961.  A companhia é principal fornecedora de ferroligas do Brasil e única produtora de Ferrocromo das Américas.

Ferbasa é o que chamamos de uma small cap com forte potencial de crescimento. Além claro, de ser uma ótima pagadora de dividendos.

FESA4 é um ativo que acompanhamos há um bom tanto para recomendações de médio, quanto de longo prazo. E, em 2017, chamou muita atenção do mercado por subir mais de 180% em bolsa.

Abaixo seguem as perguntas que fizemos para a empresa e o vídeo com o bate-papo. Vale a pena conferir:

Perguntas

- Carlos, iniciando nosso bate papo, poderia passar alguns diferenciais da empresa em relação ao posicionamento no mercado, reservas e a estrutura da empresa?

- Muitos investidores procuram empresas com receita em dólar para diversificação de carteira. A Ferbasa é uma a empresa que tem 100% das receitas em dólar. Como a empresa enxerga/projeta o câmbio?

- Hoje não existe nenhuma oferta de compra da empresa (ou pelo menos que nós saibamos), mas sabemos que diversas empresas, especialmente as médias, são alvos potenciais de aquisição. Recentemente vimos o caso da Fibria, onde uma oferta da Paper Excelence foi feita e ignorada. Acabou vencendo a oferta da Suzano, mais baixa, em relação ao valor de mercado de Fibria. Isso acabou prejudicando os acionistas minoritários da empresa. Pergunto: como a Ferbasa trata dessa questão da governança, em especial em relação a tag along?

- Em 2017, o ROE de Ferbasa fechou em quase 18%, os indicadores P/L e P/VP são relativamente baixos. A margem EBITDA da empresa segue em alta, assim como a margem líquida - mesmo com receita liquida estável de 2016 para 2017 e dólar mais baixo em 2017. Sabemos que no ano passado a empresa conseguiu repassar preços. Como a empresa projeta o volume de vendas e o mercado para esse 2018?

- Os custos dos produtos vendidos caíram muito em função da queda do volume de vendas (ambos em torno de 19%), mas as despesas comerciais e administrativas subiram. Em termos de diminuição de custos e despesas, especialmente os custos fixos, qual o posicionamento da empresa?

- Possível guerra comercial China x EUA, presidente Trump querendo taxar aço, indústria siderúrgica se recuperando aqui no Brasil. O que a Ferbasa espera do mercado em 2018?

Quer receber as melhores análises e recomendações de ações negociadas na Bolsa de Valores?

Para análises e recomendações de longo prazo, para montagem da sua carteira de ações, conheça nosso produto Invista em Ações. Caso você queira receber análises e recomendações de médio e curto prazos, confira o Full Trader.

 

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

 

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo consultoria, análises e recomendações de investimentos.

Compartilhe

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis