Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você tem buscado novas formas de diluir os prejuízos na carteira e ter melhores resultados? O que acha de investir em fundos imobiliários para 2021?

É importante que as estratégias de cada investidor mudem conforme o cenário que se apresenta, sendo que, assim como no livro A arte da Guerra, de Sun Tzu, as posições táticas e análises de pontos fortes podem fazer a diferença. 

Para facilitar a sua tomada de decisão, acompanhe a leitura e confira como os fundos imobiliários de tijolo e papel podem vir a ser boas oportunidades!

Quais são as vantagens de investir em Fundos Imobiliários?

Só o fato de poder investir em grandiosos empreendimentos de qualidade, sem sombra de dúvidas já é uma excelente vantagem dos fundos imobiliários. 

Os FIIs permitem que, com poucos recursos, você invista não somente em imóveis residenciais, mas shoppings, hotéis, hospitais, galpões logísticos etc.

O fator liquidez é um aspecto preponderante, pois é possível negociar as cotas diretamente no home broker e não precisar levar meses para comprar um imóvel.

Vale salientar que é mais fácil para os investidores em termos de decisão, pois há uma gestão profissional que cuida da alocação de recursos para ter uma boa rentabilidade.

A dor de cabeça de resolver burocracias com documentações, manutenção de imóveis, bem como lidar com inquilinos problemáticos também não será sua.

Além disso, o investimento em FIIs te protege das oscilações da inflação e os rendimentos são isentos de tributação, o que é um baita benefício para pessoas físicas.

Qual é a diferença entre FIIs de tijolo e FIIs de papel?

Antes de você procurar os códigos dos ativos e negociar na bolsa, não podemos deixar de esclarecer qual é a diferença entre os dois principais tipos de FIIs disponíveis.

Os fundos de tijolo tem o propósito de colocar recursos em imóveis já construídos, permitindo a exploração comercial desses empreendimentos para receber aluguéis.

Uma boa dica para escolher ótimos fundos de tijolo, além de observar a rentabilidade, é verificar se a taxa de vacância está alta e qual é o tempo de duração dos contratos.

Já em relação aos fundos imobiliários de papel, o investimento consiste em aportar o seu dinheiro em títulos, geralmente de renda fixa, atrelados ao mercado imobiliário.

Com isso, você pode receber rendimentos de LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários) ou mesmo Letras Hipotecárias.

Como está o atual cenário para esses fundos?

Apesar do IFIX, o índice de fundos imobiliários, apresentar uma queda de 12,5% em 2020, desde o momento crítico da pandemia já se vê uma alta de 29%.

Dentro desse panorama, os índices IFI-E e IFI-D, que reúnem os principais fundos de tijolo e papel respectivamente, obtiveram retornos de 30% e 24% desde março.

Olhando de ângulos diferentes, muito do resultado positivo dos FIIs de tijolo se deve aos fundos de logística, que obtiveram um excelente desempenho em 2020.

Enquanto os fundos de papel performaram um pouco menos por conta da baixa performance dos FIIs de recebíveis da Kinea, que estão bem expostos à Taxa Selic.

Todavia, muitos fundos de papel vêm apresentando ótimos rendimentos mensais e preços que poderíamos considerar como “descontados” diante da sua relevância.

Em contrapartida, a esperada vacina pode significar boas notícias para os FIIs de tijolo, pois as restrições para a abertura de estabelecimentos tendem a diminuir.

Quais são os fundos que talvez sejam boas escolhas para 2021?

Nessa dualidade quase que filosófica, colocaremos mais um temperinho para que compreenda melhor a situação dos fundos de tijolo e fundos de papel.

A seguir, a fim de ajudar você a escolher os melhores fundos para investir, visando o cenário do ano que virá, conheça um pouco mais a respeito do XPML11 e IRDM11.

XPML11

O XP Malls, que é administrado pelo BTG Pactual, é um fundo de tijolo com segmentação em shoppings, cujo patrimônio alcança o valor de 2 bilhões de reais.

São mais de 240 mil cotistas desfrutando de um portfólio diversificado de shoppings em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amazonas e Bahia

Cerca de 88% do seu patrimônio está alocado em imóveis já construídos, enquanto o resto corresponde aos CRIs, cotas de outros FIIs e fundos de renda fixa.

Em relatório apresentado pela XP Asset Management, gestora do fundo, a estratégia é trabalhar em torno de uma reciclagem de portfólio para melhorar os resultados.

Com a pandemia e o fechamento de shoppings consequentemente, o valor de suas cotas e a distribuição de rendimentos periódicos sofreram sérios impactos.

Porém, tendo em vista a projeção de retomada da normalidade, esse pode ser um dos fundos imobiliários para 2021 com grande potencial, visando o médio e longo prazo.

Inclusive, se compararmos com a performance do IFIX, o XPML11 apresenta uma ótima recuperação e já se posiciona a frente do índice no gráfico de retorno acumulado.

As cotas de XPML11 apresentaram retorno de -9,88% nos últimos doze meses, frente a -6,05% do Índice de Fundos Imobiliários (IFIX). Desde o início das negociações do fundo, em 27/12/2017, as cotas mantêm uma valorização de 36,70%, enquanto o IFIX marca 24,83% no mesmo período.

IRDM11

Quando se trata dos fundos de papel, a alternativa mais interessante no momento é o FII Iridium Recebíveis Imobiliários, que conta com quase 100 mil cotistas.

Sua gestão ativa tem foco maior em títulos de renda fixa como os CRIs, além de um LCI no Banco ABC Brasil e um vasto portfólio de FIIs de tijolo e papéis.

Esse fundo também é administrado pela BTG Pactual e pode ser uma ótima escolha em se tratando de rendimentos, cujo índice de dividend yield bateu 10,06% em 10/12.

Para se ter uma ideia do potencial do IRDM11, só este ano foram distribuídos mais de 11 reais em rendimentos por cota, sendo o maior nos últimos 3 anos.

Recentemente, anunciado em Fato Relevante, foram subscritas quase 3,6 milhões de novas cotas desse fundo de papel, totalizando assim cerca de 352,5 milhões de reais.

Nos últimos doze meses, as cotas de IRDM11 apresentaram um retorno positivo de 37,7% em relação ao desempenho do IFIX, que retraiu algo em torno de 6,05%.

No gráfico de retorno acumulado, o fundo Iridium demonstra um resultado muito satisfatório, demonstrando que sempre teve ótimos retornos em relação ao IFIX.

As cotas de IRDM11 apresentaram retorno de 37,70% nos últimos doze meses, frente a -6,05% do Índice de Fundos Imobiliários (IFIX). Desde o início das negociações do fundo, em 07/03/2018, as cotas mantêm uma valorização de 150,70%, enquanto o IFIX marca 20,51% no mesmo período.

Qual é a importância de diversificar?

Há de se ressaltar que investir em fundos imobiliários para 2021 também é uma forma de diversificar o seu dinheiro, melhorando assim a relação entre risco e retorno.

O ato de montar uma carteira diversificada é uma forma de diluir os impactos auferidos em determinados ativos, até mesmo observando o cenário macroeconômico.

É a oportunidade de equilibrar os seus aportes e ter a possibilidade de aumentar os ganhos, independentemente se o horizonte é de curto, médio ou longo prazo.

Contudo, jamais se esqueça de analisar o desempenho obtido com os ativos e balancear periodicamente os investimentos, a fim de obter melhores resultados.

Para finalizarmos, perceba que tanto os FIIs de tijolo quanto os de papel podem ser boas escolhas de fundos imobiliários para 2021, dependendo é claro da estratégia que pretende adotar.

Se o seu propósito é diversificar os aportes você precisa conhecer o quanto antes as  melhores recomendações do produto Carteiras Capitalizo. Com ele você terá acesso ao produto Top Fundos, Invista em Ações e recomendações de Renda Fixa (Títulos e Tesouro Direto.) Mensalmente você receberá atualização de carteira para diferentes perfis (Conservadora, Moderada e Agressiva). Além disso, você conta com nosso suporte para montar uma carteira personalizada.
Inclusive, se quiser uma experiência ainda mais incrível, aproveite a oportunidade para adquirir todos os produtos com o Capitalizo Completo e, com isso, aumentar as suas chances de obter bons retornos ao decorrer do tempo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Atendimento

E-mail

contato@capitalizo.com.br

Telefone

4003-9127 (para todo Brasil)
em dias úteis, das 9h às 19h

Redes Sociais

Pagamento

Segurança

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis