Compartilhe

Guia do Tesouro Direto e os Títulos para investir

O Tesouro Direto é uma plataforma criada pelo governo federal para negociar títulos de dívida pública. O nome tesouro direito, ou TD para os íntimos, acabou virando sinônimo do investimento em si. Por isso que as pessoas falam ''investir no Tesouro Direto''. Mas, na verdade, os papeis que são negociados na plataforma são: Tesouro Selic, Tesouro Pré-fixado e Tesouro IPCA+. Os títulos podem ser com ou sem cupom de juros semestrais. Ou seja, podem pagar ou não os juros na conta. Nesse artigo traremos um Guia do Tesouro Direto e os principais Títulos para você investir.

A popularização do Tesouro Direto

Esse investimento de renda fixa vem se tornando um dos mais populares do Brasil. Isso porque, apesar da incidência do imposto de renda, tem um rendimento maior do que a poupança. No longo prazo, a diferença é muito grande. Confira o artigo Vale a pena poupar, investindo no Tesouro Direto, para saber mais.

Além disso, o risco de crédito desse investimento é soberano. Isso significa que é o menor risco de crédito do mercado entre todos os outros emissores de dívida (CDBs, LCs, LCIs e LCAs, CRIs e CRAs e debêntures).

Não é só risco soberano que tem atraído o investidor brasileiro ao Tesouro Direto, mas também o pequeno valor de aporte inicial. Esse valor gira em torno de R$30,00 reais. Entenda como funciona cada dos títulos emitidos pelo Tesouro Direto e comece a investir também:

Tesouro Selic 2023 (LFT)

Esse é o papel certo para o investidor iniciante, que pretenda formar uma reserva de emergência e precise de liquidez diária. Por ser um investimento de renda fixa pós-fixado, as antigas Letras Financeiras do Tesouro são corrigidas todos os dias, de acordo com a variação da taxa SELIC. Isso significa que o seu papel não terá variação negativa e que você não corre risco de mercado.

A liquidação de resgaste do Tesouro Selic é em D+1, ou seja, o investidor pede o resgaste hoje e recebe o dinheiro em sua conta no dia seguinte. Trata-se, portanto, de um investimento de curto prazo.

Tesouro Pré-fixado 2020 e 2023 (LTN)

Esse é um título de renda fixa com uma taxa previamente acordada, ou seja, é possível saber exatamente quanto será o rendimento na data de vencimento. Mas aqui também reside um problema porque, apesar de também contar com liquidez diária, podendo ser resgatados todos os dias, as LTNs variam de acordo com as oscilações da curva de juros futuros.

Assim, se o investidor se precipitar, e precisar pedir o resgaste antecipado, corre o risco de receber um valor menor do que o investido. Nesse caso é bom que o investidor tenha um bom grau de certeza que não utilizará os recursos antes do vencimento. Ao mesmo tempo, o investidor pode usar essa variação a seu favor, quando, por exemplo, acordou uma boa taxa pré-fixada e os juros futuros recuaram. Dessa forma, o valor de mercado do seu título será maior do que aquele que havia sido acordado.

O Tesouro Pré-fixado é um investimento de médio e longo prazo. O perfil desse investimento é moderado.

Tesouro IPCA+, com ou sem cupom de juros semestrais (NTNB principal e NTNBs)

Esse é o título ideal para quem está pensando na aposentadoria por conta de seu vencimento longo (2024, 2035 e 2045 para as principais). Além disso, o componente de inflação, o IPCA, protege o investidor de ver seu dinheiro desvalorizado com o passar dos anos. Trata-se, portanto, de um investimento de longo prazo.

O funcionamento desse título é similar ao pré-fixado. Ou seja, ele também é marcado a mercado de acordo com a curva de juros futuros.

O papel com cupom semestral paga uma parte do rendimento a cada seis meses. Esse é mais indicado para quem precisa dessa renda.

Como investir no Tesouro Direto?

Para investir no Tesouro Direto, você deve ter uma conta numa corretora de valores. A maioria delas tem taxa zero de custódia. Contudo, o investidor deve pagar, nos meses de janeiro e julho, a taxa de custódia de 0,3% a.a para a B3. Quando o valor devido for inferior a R$10,00 no semestre, a cobrança fica para o próximo semestre.

Onde pesquisar as taxas e títulos?

No site do Tesouro Direto, temos, diariamente, todos os títulos para negociação e suas taxas. Confira:

Quer receber as melhores análises e recomendações para investir no Tesouro Direto?

Com o nosso produto TOP RENDA FIXA, você conta com as melhores recomendações e análises de Títulos de Renda Fixa (CDBs, LCIs, LCAs, Debêntures, LCs, FIDCs, CRAs, CRIs, e LFs) e Tesouro Direto. Incluindo também, a Carteira Recomendada de Tesouro Direto.

Você conta ainda com todo o nosso suporte e consultoria para ver qual o melhor momento para cada tipo de título de Renda Fixa. Caso o seu interesse seja o de montar uma carteira diversificada de investimentos, conheça também o nosso produto CARTEIRAS CAPITALIZO.

 

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

 

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo consultoria, análises e recomendações de investimentos.

Compartilhe

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 | Avenida Rio Branco, 115, 20º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20040-004
© 2017 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvidor por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis