Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Compass é a nova subsidiária da Cosan, que tem participação na Comgás, criada para oferecer soluções de gás e energia. De acordo com o site da empresa, seu negócio irá se basear em quatro pilares: captação de gás natural do pré-sal e do mercado internacional; distribuição que já conta com a maior companhia de gás encanado do país; geração de energia a partir do gás natural; comercialização destes dois produtos para a indústria e negócios. 

Fundada ainda este ano, a empresa já vê oportunidades no novo mercado e registrou uma oferta pública inicial (IPO) de ações, que movimentou o mercado. Agora, para entender o grande potencial apresentado pela empresa de ser uma das maiores pagadoras de dividendos da B3, precisamos compreender a Comgás. 

Agora, se quiser informação de outras grandes empresas da Bolsa de Valores, conheça o Invista em Ações. Nosso produto oferece para você recomendações de análise fundamentalista de diversas empresas, seguindo uma estratégia de Buy&Hold de baixo giro de carteira e orientação para aportes periódicos.

Comgás: maior rede de gás do Brasil

 A Comgás iniciou suas atividades em 1872 quando a companhia inglesa San Paulo Gas Company recebeu autorização para a exploração da concessão dos serviços públicos de iluminação de São Paulo. Atualmente, a Comgás é a maior distribuidora de gás natural canalizado do país, com uma rede de mais de 16 mil quilômetros, levando gás natural para mais de 2 milhões em 99 municípios.

Essa é um dos grandes diferenciais que colabora para a Compass, que é essa base diversificada de clientes da Comgás. Atualmente, os negócios da Comgás estão distribuídos pelos seguintes mercados: residencial, comercial, industrial, cogeração, termogeração e veicular. 

Até o momento, a maior parte do gás natural comercializada e distribuído pela Comgás vem da Bolívia (60%), por meio de gasoduto. No entanto, nos últimos anos, diversas reservas foram descobertas no território brasileiro junto com a descoberta do pré-sal, e nos próximos 5 a 7 estima-se que essas reservas comecem a operar efetivamente. 

O mercado de gás

O gás natural é um produto ambientalmente mais amigável quanto em comparação a outros combustíveis fósseis. Além disso, o gás natural é o combustível que mais tem aumentado sua participação na matriz energética brasileira, em 2010 foi de 10,3%, e a projeção para 2030 é que esta participação chegue a 15,5%. A taxa média de crescimento da participação do energético é de 20% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

De modo geral o segmento é um setor resiliente e com boa previsibilidade, o que acaba por chamar mais investidores, além do bom pagamento de dividendos. Por exemplo, a Comgás apresenta Dividend Yield em CGAS3 de 14,6% e em CGAS5 de 15,8%, tornando a empresa a maior pagadora de dividendos dos últimos 5 anos. 

Resultados da Comgás  

Abaixo podemos conferir os resultados do 2T20 em comparação ao 2T19:

A Comgás conseguiu resultados inferiores ao de 2019, apesar do aumento de clientes. Estes resultados foram influenciados pela pandemia, que afetou diversos setores da economia. Apesar das pessoas ficarem em casa, o setor hoteleiro, gastronômico e industrial pressionaram os resultados da Comgás.

A alavancagem líquida normalizada foi de 0,39x no 2T19 para 1,40x 2T20. Em relação ao histórico de dívidas, a Comgás tem 83% dos financiamentos com vencimentos no longo prazo, mas como um negócio com altas margens e forte gerador de caixa, sua capacidade de pagamento das prestações está dentro do esperado. Mesmo assim, é sempre importante monitorar. 

A Cosan na história da Comgás

 A Comgás foi privatizada em abril de 1999, seus principais acionistas com capital votante da companhia eram o Grupo BG (antiga British Gas) e o Grupo Shell. Foi apenas em 2012 que a Cosan adquiriu 60,1% do capital da empresa do Grupo BG, e em 2017 conseguiu a totalidade das ações da Shell, 16,1%, totalizando 79,88% do capital a Cosan passou a ter o maior controle sobre a Comgás. 

Em 18 de janeiro de 2019 a Cosan, então Controladora da Companhia, publicou Fato Relevante informando a realização de uma Oferta Pública Voluntária para aquisição (OPA) de ações preferenciais classe A, que teve seu leilão realizado no dia 08 de março de 2019.

Em 30 de abril de 2019 a Controladora da Companhia divulgou Fato Relevante com proposta para aquisição de ações ordinárias da Comgás através, também, de uma Oferta Pública Voluntária. O leilão ocorreu no dia 04 de junho de 2019 e, na ocasião, a Cosan S.A. adquiriu 2.479.066 ações ordinárias, representando então 1,88% do capital social da Comgás.

Após as operações descritas, o total detido pela Cosan S.A. era de 131.381.377 ações da Comgás, um total de 99,14%, sendo dessas 103.699.333 ações ordinárias (99,84%) e 27.682.044 ações preferenciais (96,60%).

Esse ano eles criaram a Compass

Compass Gás e Energia é a nova empresa da Cosan, criada para oferecer novas soluções na distribuição de gás e utilização dessa matéria-prima na geração de energia, alcançando novos mercados. 

Além de ser um mercado promissor, a Compass, subsidiária da Comgás, é parte da reestruturação da Cosan. Mencionamos em um vídeo do nosso canal como as mudanças na Cosan irão impactar seus negócios e empresas, além do seu potencial de se tornar a próxima grande empresa da B3.

Portanto, a Compass tem ao seu lado grande empresas, que alcançam uma enorme base de cliente e com negócios consolidados. Por isso, quando o IPO da empresa ser aceito é possível que, além da grande arrecadação pela venda das cotas, a Compass torne-se uma das maiores pagadoras de dividendos da B3.

Agora, se quer saber quais são as outras empresas grande pagadoras de dividendos da B3, conheça o Invista em Ações. Temos uma carteira especial com as melhores empresas para investir e ganhar com proventos. Além disso, você recebe notificações e atualizações de outras carteiras e relatórios empresariais completos para montar sua estratégia de longo prazo,! 

Acesse agora e receba as recomendações para carteiras de Dividendos, Crescimento, Top Recomendadas, Small Caps, Buy & Hold Raíz, Ações Internacionais e recomendações de Fundos de Ações.

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2022 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis