Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma das grandes dificuldades dos investidores é saber o quando comprar e, especialmente, o momento de vender ações.

Nos últimos meses, vimos diversos investidores que viram suas ações desvalorizar, 40%, 50% 60% ou mais em poucos meses e gostariam de atuar de forma mais ativa, de maneira que pudessem se defender dessas grandes baixas.

O momento de vender ações segundo a Análise Fundamentalista

Utilizando a Análise Fundamentalista, um investidor pode vender as suas ações por considerá-las ‘’caras’’ ou então caso a empresa ‘’perca seus fundamentos’’. Sabemos que existem diferentes modelos que podem apontar uma ação como ‘’cara’’, assim como é possível, através de um estudo detalhado da empresa, entender quando ela perdeu ou está prestes a perder os seus fundamentos.

A grande questão é que os modelos fundamentalistas são um tanto quanto complexos. Além disso, o tempo de resposta que conseguimos com esses modelos é mais lento. Ou seja, é bem possível que no momento que tenhamos entendido que alguma empresa que temos em carteira tenha perdido fundamentos, a ação da companhia já tenha caído bastante, Isso não inválida a Análise Fundamentalista, mas mostra um dos pontos fracos desse tipo de estratégia.

O momento de vender ações segundo a Análise Técnica

Por outro lado, quando utilizamos os gráficos para monitorar os preços, o tempo de resposta é bem rápido e pode nos ajudar a encontrar o momento de vender ações quando a queda tiver recém iniciada. E, nesse sentido, a Análise Técnica (como é chamada a análise dos gráficos) é imbatível: ela aponta de maneira clara e objetiva quando comprar e principalmente, quando vender uma ação.

Como identificamos o momento de venda das ações

Abaixo, segue um exemplo de uma operação que fizemos nas ações da Natura (NTCO3). Depois de algumas semanas, subindo e operando dentro do que chamamos de canal de alta, os preços romperam para baixo esse canal, configurando, perfeitamente, o momento de vender as ações:

Como podemos ver no gráfico acima, o ponto de venda foi 59 e, depois da nossa recomendação, as ações caíram até a casa dos 50. Nesse caso, além da operação ter nos gerado ganho (em torno de 20%), após a recomendação da venda, ainda nos protegemos da queda que se seguiu nos dias posteriores.

É importante ressaltar que não sabíamos que as ações iam cair quando a venda foi recomendada. Da mesma forma que não sabíamos que a ação ia subir quando a compra foi recomendada. O que fazemos aqui é, simplesmente, seguir padrões gráficos.

Gostamos de fazer essa ressalva, pois muitos investidores fazem mau uso da Análise Técnica, achando que é um exercício de ‘’futurologia’’. A nossa intenção não é adivinhar, nem prever nada, mas apenas seguir as tendências gráficas. E, claro nos aproveitarmos do melhor da Análise Técnica: saber de maneira objetiva o momento de comprar e de vender ações.

No exemplo acima, vimos uma recomendação que a ação caiu após o acionamento da venda. Porém, em alguns casos, poderemos recomendar a venda das ações e, após algum tempo elas voltarem a subir. Isso faz parte do jogo e poderemos até voltar para a mesma ação caso o gráfico indique compra novamente.

Contudo, a grande vantagem da utilização dessa estratégia é que, mesmo que tenhamos prejuízo em uma operação, caso ela perca alguma tendência gráfica importante, poderemos nos proteger de grandes quedas se acertarmos o momento de vender as ações.

Agindo dessa forma, conseguimos minimizar as perdas e ficamos de fora das grandes tendências de baixa. Justamente as tendências que fazem tantos investidores sofrerem.

Abaixo, separamos algumas das nossas recomendações da Estratégia do Rastreador de Tendências, que utiliza o gráfico para apontar os momentos de compra e de venda.

🔴 O PREÇO DE VENDA foi o preço que recomendamos a venda das ações

🔵 O PREÇO ATUAL é a cotação recente da ação

📉 A QUEDA é o quanto cada ação caiu após a nossa recomendação de venda. Ela indica o quanto conseguimos proteger os investidores, utilizando a estratégia gráfica.

Apenas pegando como exemplo, na operação em Via Varejo (VIIA3), além de termos saído com ganho, ainda protegemos os nossos clientes de uma queda de mais de 44%, desde que foi recomendada a venda das ações.

AÇÃO PREÇO DE VENDA PREÇO ATUAL QUEDA
BBSE3 24,03 18,83 -21,64%
MOSI3 18,48 11,69 -36,74%
PLPL3 5,82 3,67 -36,94%
VIIA3 14,24 7,95 -44,17%
ENJU3 8,8 4,87 -44,66%
CVCB3 56,43 20,05 -64,47%
COGN3 11,62 2,88 -75,22%
LAME4 24,12 5,19 -78,48%
IRBR3 39,06 4,92 -87,40%
CIEL3 24,24 2,34 -90,35%

Gostou de saber que existem estratégias que podem te ajudar a não sofrer, investindo na Bolsa de Valores? Esse é o objetivo da nossa Estratégia do Rastreador de Tendências: minizar as perdas e maximizar os ganhos.

Vantagens do Rastreador de Tendências

▶️ Voltado para buscar rentabilidade no médio prazo, em operações que duram, geralmente, entre 2 e 6 meses;
▶️ Estratégia focada em proteção, visando o maior ganho com o menor risco possível;
▶️ Opção para quem não quer ou não tem disponibilidade para operar muito.

Como são enviadas as recomendações do Rastreador de Tendências?

Todas as recomendações são enviadas pelo nosso Aplicativo, pelo nosso sistema (para quem estiver no computador) ou pelo Telegram (onde você pode interagir com nossa equipe de atendimento caso tenha alguma dúvida). Igualmente, você sempre será avisado quando houver uma recomendação de compra e quando for preciso encerrar a operação.

Qual a duração das operações?

Nessa estratégia, as operações duram, em média, de 2 semanas (normalmente operações com prejuízo) até 6 meses (normalmente operações com forte ganho). Já que as operações são mais "lentas" e têm o intuito de pegar tendências em médio prazo, o investidor que decidir seguir essa estratégia não precisa ficar o dia todo "grudado" na tela do computador e do celular. 10 minutos por dia são mais que suficientes para seguir as recomendações.

Quanto eu posso perder?

Em média, 70% das recomendações terminam com ganho. Dessa forma, em torno de 30% das operações geram prejuízo. O prejuízo médio costuma ficar entre 5% e 10%, mas em alguns casos pode ser maior.

Quanto eu posso ganhar?

Por tratar-se de um investimento de Renda Variável, não é possível prometermos nenhum ganho. Considerando os resultados passados, em uma operação ''ruim'' os ganhos ficam entre 10% e 20%. Já em boas operações, os ganhos costumam ficar entre 20% e 60%. Em operações consideradas excelentes, o resultado depende do tempo e da intensidade da alta. Ou seja, os ganhos podem ser de 60%, 70% ou mesmo acima de 100%.

Resultados acumulados da estratégia (somente operações encerradas):

Desde Janeiro de 2020:

  • Total acumulado: + 81%
  • Percentual de recomendações com ganho: 70,27%
  • Ibovespa no mesmo período: - 6,51%

Desde Agosto de 2017:

  • Total acumulado: + 1.875%
  • Percentual de recomendações com ganho: 77,37%
  • Ibovespa no mesmo período: + 64%

Importante lembrar ainda que, mantendo nossa política de transparência, os resultados de todas as recomendações estão disponíveis para os clientes Full Trader em nosso sistema.

Conheça o Full Trader e receba as melhores recomendações de curto, médio e longo prazos na Bolsa de Valores

Full Trader é o produto mais completo do mercado para suas operações na Bolsa de Valores. Adquirindo, você recebe:

  • Recomendações de compra e venda de ativos acompanhadas pelo nosso time de analistas via App, Telegram e Painel do Trader;
  • Acesso ao nosso pregão ao vivo exclusivo para operações Day Trade;
  • Contato direto com nossa equipe via  WhatsApp, Telegram, Telefone e E-mail;
  • Recomendações e análises em tempo real de operações Day Trade (Índice, Dólar e Ações), Swing Trade (Ações, Milho e Boi), Position Trade em Ações, Rastreador de Tendências (Estratégia Exclusiva), Opções, Long&Short, Termo e Aluguel de Ações.
  • Acesso ao produto Invista em Ações e as nossas recomendações de Longo Prazo (Carteiras Recomendadas, Ações no Exterior e Fundos de Ações).

Clique no link ao lado para saber mais ou adquirir o Full Trader agora mesmo.

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

Roberto Martins de Castro Neto, CNPI EM-2423

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no YouTube e inscreva-se.

As rentabilidades dos instrumentos financeiros podem apresentar variações em seu preço ou valor. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos e taxas. O analista se exime da responsabilidade de qualquer prejuízo, direto ou indireto, que venham a ocorrer da utilização deste relatório ou conteúdo. Os descritivos das recomendações feitas, objeto de minuciosas análises de ativos para investimento, foram periodicamente publicados e estão devidamente registrados junto ao órgão regulador Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). O investimento em ações é indicado para investidores com o perfil moderado e agressivo. Operações alavancadas em ações, em mercados de derivativos e opções podem gerar perdas superiores ao patrimônio do investidor. Pedimos atenção e cuidado com as operações alavancadas em ações (termo, aluguel, long&short, day-trade), opções e mercados futuros (Índice, Dólar, Boi Gordo, Milho, etc).

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2022 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis