Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Muitas vezes, comentamos na Capitalizo que além de sabermos sobre investimentos, conhecemos e buscamos saber o perfil e o maior erro dos investidores. A partir disso, procuramos reconhecer a estratégia que mais se adeque para os objetivos de determinado investidor e pretensões naquele momento da sua vida.

Assim, com um time que possui experiência no mercado, que já atendeu e conversou com milhares de investidores, vamos falar hoje de qual é o pior erro dos investidores e porque a grande maioria acaba, infelizmente, perdendo dinheiro.

Temos uma notícia boa e uma ruim. Em primeiro lugar, a ruim, é que para muitos investidores, depois de lerem este artigo, não vão conseguir, da melhor forma, se organizar ou simplesmente não querem, continuando a repetir o maior erro dos investidores.

Por outro lado, a notícia boa é que, para muitas pessoas, pode vir a ocorrer uma mudança de mentalidade e surgir uma nova percepção, a de que sem organização e estratégia, as chances de elas ganharem dinheiro com a bolsa de valores se torna bastante pequena. E, para reverter esse quadro, precisarão mudar os seus objetivos, adotando as suas estratégias ou podem seguir as nossas, visando trilhar um caminho de sucesso no longo prazo.

Vamos retratar dois casos reais. Em primeiro, mostramos abaixo uma mensagem recebida há algumas semanas:

O maior erro dos investidores

Neste caso, fizemos cerca de 5 ou 6 vídeos sobre a empresa Pão de Açúcar, e recomendamos a compra, por se tratar de um bom momento da companhia. Assim, como comentamos que o projeto da empresa visava ganhos no médio e longo prazo, e que para realizar a operação de compra era importante entender o contexto da empresa e seus planos, como o setor de varejo vinha caminhando, entre outros aspectos.

Ou seja, a estratégia que está por trás da compra, é neste caso o preço (a ação estava descontada), e mesmo no caso de queda da ação da empresa, os fundamentos continuam sólidos. Além disso, comentamos que seguindo o gráfico e dada a possibilidade de venda de ativos da empresa (que, de fato, aconteceu), se tratava de um bom momento para a realização da compra dos papéis da empresa. Mas, após a disparada da ação, com ganho de cerca de 12% em um dia (15/10), recomendamos a venda, por o gráfico, não apresentar mais a oportunidade de alta de antes.

Indo para o segundo caso que vamos comentar, ele é bastante emblemático e foi recebido há mais de 3 anos. Cabe destacar que temos uma postagem sobre o assunto.

O maior erro dos investidores

No caso da Kroton (atual Cogna, a Kroton ficou responsável apenas pelo ensino superior), nós recomendamos sim a compra das ações. Mas, a partir do momento em que se confirmou que haveriam modificações no FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), passamos a recomendar a venda das ações no dia 14/08/2017, exatos 170 dias após a nossa recomendação de compra. Sendo considerados os preços de compra (15,53) e de venda (16,25), o lucro ficou em pouco mais de 4%.

A nossa mudança de perspectiva, nesse caso, decorre das alterações nos fundamentos da empresa (análise fundamentalista e não grafista como no primeiro exemplo acima discutido). Fica claro aqui, a importância, de se analisar todo o contexto da empresa e do setor, analisar a solidez de seus fundamentos, a estratégia que adotamos, entre outras questões.

A partir disso, é conveniente definir, o que é uma estratégia pessoal? É saber claramente porque comprar, porque vender, quando realizar a compra e em que momento fazer a venda. Ou seja, não significa saber o que vai acontecer, mas estar preparado, dada a estratégia adotada, para agir em qualquer situação.

Em resumo, não estamos falando em não perder, mas sim, buscar minimizar as perdas e maximizar os ganhos. Não há caminho de sucesso para quem fica no meio termo, sem saber como ganhar dinheiro de uma forma consistente.

Assim, se você estiver lendo e tiver dificuldade para responder claramente porque comprar, vender e quando realizar as compras e as vendas, você está presente no mercado, mas sem uma estratégia clara e bem definida.

Nós aqui na Capitalizo levamos as coisas a sério, e sabemos que os nossos clientes são pessoas reais com dinheiro de verdade. Isso significa que sabemos tudo e acertamos sempre? Claro que não, mas sempre sabemos agir em todas as situações.

Em resumo, ou as pessoas entendem isso e facilitem a sua vida no mercado ou estejam preparados para perder dinheiro e continuarem cometendo o maior erro dos investidores. Mas convenhamos pessoal, não tem a menor necessidade de sofrer. Quem quiser pode seguir as nossas estratégias, temos diversas para os mais diferentes perfis e fazemos questão que, estando dentro do perfil de cada um, que as pessoas sigam e podem seguir integralmente, sem problemas.

Como acompanhar quais ações devo comprar e vender?

Aqui na Capitalizo, fazemos a cobertura em tempo real do mercado e sempre estamos de olho nos cases das nossas recomendações, afinal, queremos trazer a melhor experiência para o cliente e claro, proteger seus investimentos. 

Nele, você encontra carteiras estruturadas para qualquer perfil de investidor, seja você conservador, moderado ou agressivo. Além disso, você também conta com a nossa carteira campeã em rentabilidade:

Se você busca encontrar boas oportunidades em ativos para o longo prazo, então você precisa conhecer a nossa assinatura Carteiras Capitalizo!

Sendo cliente Capitalizo, você também tem acesso à:

✅ Canais de atendimento exclusivos para dúvidas via WhatsApp e Telegram.
✅ Análise gratuita dos seus investimentos.
✅ Mentorias exclusivas para clientes direto com nossos especialistas.

Além da possibilidade de diversificação de carteira, você terá acesso total a nossa equipe de atendimento via telefone, e-mail, WhatsApp e Telegram, sempre que precisar. 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2022 – Todos os Direitos Reservados.