Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os fundos imobiliários estão entrando cada vez mais no radar de quem quer começar a investir seu patrimônio. Com a taxa de juros a patamares mínimos históricos, muitos investidores da “antiga” renda fixa, que pagava mais de 12% ao ano, estão sendo obrigados a partir para a renda variável. E os FIIs são, em muitos dos casos, a primeira parada. Agora, por que investir em fundos imobiliários?

Os fundos imobiliários são chamados de “A renda fixa dentro da renda variável”. Por mais que esta frase seja bastante utilizada, temos que deixar claro que os FIIs são classificados como ativos de renda variável, junto com as ações, derivativos, dentre outros. Porém, os fundos imobiliários possuem algumas características que os fazem ser considerados de menor risco que os demais ativos citados.

Baixa volatilidade média e relação ao mercado de ações

A primeira peculiaridade refere-se a baixa volatilidade que os fundos imobiliários possuem em relação as ações, por exemplo. As variações nos preços das cotas tendem a ser pequenas, salvo algumas exceções pontuais ou do mercado como um todo. O gráfico abaixo mostra o comparativo entre o IFIX e o IBOV em um período de um ano. Percebe-se claramente que o índice dos FIIs apresenta menores oscilações que o índice Bovespa.

Podemos, também, justificar o investimento em fundos imobiliários em relação a outros modelos mais clássicos de alocação de patrimônio, como por exemplo os imóveis. Abaixo, listamos algumas destas vantagens dos FIIs.

Liquidez

Os fundos imobiliários são negociados em bolsa. Portanto, se houver necessidade de se desfazer do investimento, o processo de venda ocorre geralmente em segundos. E o dinheiro estará disponível na corretora após o prazo de liquidação (que atualmente é de dois dias úteis). Já a venda de um imóvel pode levar meses... Ou até mesmo anos!

Gestão Profissional

Cada FII conta com uma equipe especializada para realizar o gerenciamento de seus ativos. O investidor não se preocupa com burocracias, negociações e relacionamento com os inquilinos. A equipe de administração e gestão realiza estes trabalhos, além de estarem sempre atentos às boas oportunidades do mercado.

Rendimentos sem IR

Os fundos imobiliários pagam, aos seus cotistas, rendimentos mensais. Esta renda se assemelha aos aluguéis dos investimentos diretos em imóveis, porém com uma vantagem: os rendimentos dos FIIs são isentos de imposto de renda.

Os Fundos Imobiliários são obrigado a distribuir 95% dos seus rendimento de forma semestral. Apesar disso, a maioria paga proventos de forma mensal. Dessa forma, o FII se torna um interessante ''gerador de renda passiva mensal''.

Baixo Valor para Aplicação

Para comprar cotas de fundos imobiliários é necessário despender de um montante muito menor que o necessário na compra de um imóvel. Atualmente, existem cotas de FIIs negociadas por menos de 10 reais. E não existe mercado fracionário. Pode-se adquirir uma única cota por vez.

Diversificação

A maioria dos fundos imobiliários possuem uma gama de produtos em seu portfólio, que podem ser alguns imóveis, CRIs, LCIs e demais ativos. Ao se investir em FIIs, o investidor estará adquirindo uma parcela de cada umas destas aplicações. Não são raros os exemplos de FIIs com 10, 15 ou 30 imóveis na carteira.

Possibilidade de alto retorno no longo prazo

No longo prazo, os FIIs também pode ter um forte rendimento. Um imóvel com bons locatários e bem localizado, por exemplo, costuma atrair a atenção dos investidores. Esse movimento pode impulsionar as cotas para cima ao longo do tempo.

Abaixo, temos o gráfico do Fundo Grand Plaza Shopping (ABCP11), um dos mais antigos do mercado, com imóvel localizado em Santo André, SP.

Apesar da volatilidade, o Fundo ABCP11 (linha verde) subiu mais de 1.400% desde 2004. Já o CDI (linha preta), rendeu pouco mais de 417%:

retorno

Como vimos, para todos que gostam de investir em imoveis, aplicar em Fundos Imobiliários pode ser muito lucrativo. Conte com a Capitalizo para montar a sua carteira de FIIs.

Receba as Melhores Recomendações de Fundos Imobiliários

O plano ideal para você que busca as melhores recomendações e acompanhamento do mercado de Fundos Imobiliários!

Com o nosso produto Top Fundos você terá acesso aos Fundos Imobiliários cuidadosamente analisados e recomendados pela equipe de analistas da Capitalizo.

O investimento em Fundos Imobiliários é uma das formas mais inteligentes de se investir em imóveis. Além do fato dos rendimentos mensais serem isentos de Imposto de Renda, é possível que você invista nos principais empreendimentos (logísticos, corporativos, shoppings, entre outros) e títulos de renda fixa (atrelados ao mercado imobiliário) do Brasil.

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Fonte: Valor, InfoMoney, Quantum, Estadão, Broadcast, Folha, Exame. B3, MoneyTimes.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo análises e recomendações de investimentos.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis