Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Qual taxa de administração pagar em um Fundo de Renda Fixa?

O portal InfoMoney publicou uma interessante reportagem com o título ‘’1,2 milhão de brasileiros investem em fundos em que quem mais lucra é o banco’’. Nessa reportagem, são selecionados alguns Fundos de Renda Fixa de grandes bancos, onde a rentabilidade projetada do cotista (investidor) seria mais baixa que a taxa de administração cobrada pelo Fundo.

Como nessa semana, tivemos alguns clientes fazendo perguntas a respeito de taxas de administração, resolvemos ''republicar'' esse post, originalmente pulicado em março/2018.

O Fundo Banrisul Automático FI RF CP

Em um dos Fundos citados, o Banrisul Automático FI RF CP, a rentabilidade líquida para 12 meses, já descontadas taxas, impostos e considerando a Selic em 6,75%, seria de 1%. Enquanto isso, o Fundo cobra uma taxa de administração de 5,5%. Isso mesmo, 5,5%!

Exemplos como esse do Banrisul ou de outros Fundos que cobram taxas de 3% ou até 5,5% ao ano, são poucos esdrúxulos, mas não incomuns. Ou seja, o mesmo acontece em outros grandes Bancos como Itaú, Caixa, Banco do Brasil, Santander ou Bradesco.

O mais triste dessa reportagem é ver que existem mais de 1,2 milhão de pessoas que vão deixar de ganhar muito dinheiro, tendo seus recursos aplicados nesses Fundos. E, quanto maior o tempo da aplicação, maior será essa perda.

Qual taxa de administração devo pagar?

Não queremos entrar no mérito de quanto um Fundo de Renda Fixa deveria cobrar. Isso porque que acreditamos que todos devem (ou pelo menos deveriam) ser livres para cobrar o valor que ‘’bem entenderem’’. A questão proposta aqui é recomendar o que NÓS entendemos que seja o ideal para se pagar em taxas nesse tipo de Fundo.

Primeiramente, é preciso pontuar que NADA justifica cobrar uma taxa de 5,5% para esse tipo de Fundo. E não se deixe enganar, seja lá qual for a justificativa.

Em segundo lugar, vamos reiterar o que já falamos diversas vezes: banco não é lugar de bons investimentos. Diariamente, atendemos diversos investidores que nos passam as suas posições e, em 99% dos casos, o resultado é o mesmo: o melhor retorno possível que o cliente consegue no banco não é melhor do que a ‘’pior’’ aplicação que ele conseguiria em uma corretora, por exemplo.

O próprio Banrisul não tem produtos bons o suficiente para a montagem de uma carteira para um investidor de Renda Fixa.

Taxa de administração e rentabilidade

Levando em conta o tipo de Fundo que aparece nessa reportagem, que é conservador, com resgate de curto prazo e podendo servir como alternativa à poupança, o ideal é que a rentabilidade dele seja superior a do CDI (já descontadas as taxas). Dificilmente um Fundo distribuído pelos grandes bancos, com esse perfil, consegue bater o CDI. Na verdade, poucos chegam perto de retornar o que paga o CDI.

Abaixo segue o gráfico comparativo do Fundo Banrisul Automático em relação ao CDI, em 12 meses:

Isso mesmo: em 12 meses esse Fundo rendeu apenas 3,51%, enquanto o CDI rendeu 9,29%. Sem entrarmos também no mérito da composição da carteira do Fundo, podemos perceber que sua alta taxa de administração inviabiliza qualquer tipo de recomendação nesse Fundo.

Fundo Porto Seguro FI Renda Fixa

Já em relação às taxas dos Fundos que recomendamos como alternativa, não só para compor uma carteira de Fundos, mas também para quem busca segurança em aplicações de curto prazo, as taxas de administração variam de 0,40% a 0,75% ao ano. Porém, dependendo do Fundo, podemos aceitar uma taxa de administração de até 1% ao ano.

Abaixo segue novamente o comparativo. Contudo, agora utilizaremos o Fundo Porto Seguro FI Renda Fixa na análise Aumentamos também, o prazo para 36 meses:

No caso acima, em 36 meses, o Fundo Porto Seguro rendeu 43,08%.  Esse valor foi mais do que o dobro do Fundo Banrisul Automático, que rendeu apenas 19,98%.

O Fundo da Porto Seguro é um dos que recomendamos para aplicações conservadoras, com o objetivo de acompanhar o CDI. Além disso, ele possibilita resgate diário, facilitando a liquidez.

E os seus investimentos, como estão?

Caso você não saiba como estão seus investimentos, estejam eles em bancos ou corretoras, e quer, além de uma análise comparativa, ter acesso às melhores recomendações de investimentos do mercado, conheça um de nossos Produtos e mude sua forma de investir.

Sobre a Capitalizo

A Capitalizo é uma casa independente de consultoria, análises e recomendações de Renda Fixa, Fundos de Investimentos e Bolsas de Valores. Nossa missão é fornecer a vocês as melhores recomendações, com o melhor atendimento, através dos produtos mais completos do mercado.

 

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

 

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Fontes das Informações: Valor. InfoMoney. Quantum. Estadão/Broadcast. Folha. Exame. B3, MoneyTimes.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo consultoria, análises e recomendações de investimentos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis