Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um dos principais aprendizados que eu tive, desde que comecei a investir em 2004, eu aprendi no livro Axiomas de Zurique: “O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfie de quem afirmar que conhece o que acontecerá no do futuro”.

Infelizmente, em pleno ano de 2022, boa parte dos investidores ainda acha que alguém sabe para onde os preços irão e quando eles poderão subir ou cair.

Como já comentei algumas vezes, a grande “libertação” do investidor é quando ele entende que o futuro é imprevisível e para de se preocupar se os preços vão subir ou cair. Se ninguém sabe o que vai acontecer, ficar aflito como o mercado vai abrir amanhã só fará mal a saúde e não vai te ajudar a ganhar dinheiro.

Reiterando: ninguém sabe para onde o mercado vai. E você não precisa saber disso para ganhar dinheiro.

Na minha opinião, que vai na linha do livro, o que é importa é somente uma coisa: me manter vivo no mercado. Ou seja, só terei a chance de ganhar dinheiro, se eu conseguir “sobreviver” a toda a volatilidade do mercado, sem ter uma perda permanente de capital.

E, justamente, por isso que eu acredito que só sobrevive, quem tem uma boa Estratégia. Uma Estratégia não garante ganhos – não existe nenhum investidor que vai ganhar sempre. Porém, ter um plano pode sim garantir a minha sobrevivência e a possibilidade de ganhar muito dinheiro no futuro. Seja ela uma Estratégia Fundamentalista, como as nossas Carteira de Longo Prazo, quanto uma de curto ou médio prazos.

Quando eu penso dessa forma, eu afasto qualquer possibilidade de me frustrar, caso os resultados não apareçam no curto prazo. E não se engane, em algum momento os resultados não vão aparecer.

Um exemplo atual, é a nossa Estratégia de Médio Prazo, o Rastreador de Tendências, que eu sigo fielmente, desde 2017. Em 2022, o retorno está negativo em torno de 2%. E o pior: quando olho o gráfico de retorno histórico, o meu valor atual está um pouco acima do de julho de 2021, ou seja, estou “empatando”.

Muitas pessoas, no meu lugar, podem ficar irritadas ou frustradas, mas eu não. Como comentei a minha preocupação é só uma: sobreviver. E mesmo nesse período ruim da Estratégia eu estou sobrevivendo. Sendo assim, eu sigo em frente e feliz por ter a chance de ganhar dinheiro novamente seja daqui a 1 mês ou daqui 1 ano.

Sei disso pois, em todos os anos, eu peguei períodos parecidos com o atual ou ainda mais complicados. Na verdade, entre 2017 até agora, em algum momento de cada ano eu tive períodos de perdas consideráveis, mas nunca aconteceu nenhuma tragédia.

Já o investidor que não entende isso, se frustra por qualquer coisa, e acaba deixando o lado emocional “falar mais alto” - e não tem nada mais danoso do que investir sendo guiado por emoções como ganância ou medo, por exemplo.

Pelo texto acima tenho certeza que você deve achar que eu não ganhei dinheiro nesse período, pois praticamente falei somente em perdas. Porém, como eu costumo dizer: “só está preparado para ganhar, quem sabe perder”. Abaixo, segue o retorno do Rastreador desde 2017. Lembrando que, as operações realizadas por mim, inclusive com um bom capital da minha própria família, são compartilhadas, diariamente com os nossos clientes:

Com o retorno acima, transformamos uma aplicação de R$111 mil em pouco mais de R$2,2 milhões. E o que essa Estratégia tem de especial? Ela simplesmente aponta os momentos de compra e venda das ações, sem nunca ter deixado acontecer qualquer tragédia na minha Carteira.

Caso você queira saber mais sobre essa fantástica Estratégia, confira o nosso material explicativo especial.

Um abraço e bons investimentos

Tiago

Está com dúvidas sobre qual produto da Capitalizo é ideal para você? Clique no botão abaixo e fale com nosso time de atendimento via WhatsApp:

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2022 – Todos os Direitos Reservados.