Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

SUZB3 - Conheça a Suzano Papel e Celulose

A Suzano foi fundada em 1924 na cidade de São Paulo, iniciando suas atividades com a revenda de papéis nacionais e importados. A primeira fábrica foi instalada em 1939 e ao longo das décadas seguintes adquiriu o edifício industrial de Suzano, entrou no segmento de celulose e passou a controlar a Indústria de Papel Rio Verde. Abriu capital em 1979 e mais recentemente migrou para o Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da B3. Realizou uma fusão com a Fibria há pouco tempo, se tornando uma gigante com capacidade de produção bem acima de seus concorrentes nacionais.

Dentro das vantagens competitivas da Suzano, destaque para a elevada produtividade florestal e a proximidade entre fábricas e florestas. Nesse último caso, vale ressaltar que a distância média até a unidade de Mucuri, na Bahia, é de aproximadamente 74 quilômetros, e os plantios que abastecem a unidade de Imperatriz estão a 184 quilômetros da fábrica. Outro ponto importante é o alto nível de produção de energia própria, garantindo autossuficiência das unidades produtivas.

A subsidiária FuturaGene, empresa de biotecnologia adquirida em 2010, auxilia no aumento da produtividade nas florestas através de suas competências em pesquisa e desenvolvimento genético de plantas. Os benefícios para a controladora são observados na plantação de eucalipto geneticamente modificado, que acarreta a menor utilização de insumos, encurtamento na distância entre fábricas e florestas e maior disponibilidade de terras.

Atuação

Com mais de noventa anos de atuação, a companhia é referência nacional no desenvolvimento de produtos derivados do eucalipto. Seu portfólio inclui celulose, papel tissue, papel cartão e papel de imprimir e escrever. Conta com uma cadeia de suprimentos totalmente integrada, incluindo mais de um milhão de hectares de área plantada, fábricas de papel e celulose, sistemas de cogeração de energia e participação em terminais portuários.

Possui participação superior a 40% no mercado brasileiro de papel, atende mais de oitenta países e a capacidade instalada é de 11 milhões de toneladas de celulose e 1,4 milhão de toneladas de papel por ano. De acordo com o resultado de 2018, 57% da receita líquida foi auferida com a venda de celulose, que possui alta correlação com o mercado chinês. A comercialização de papel de imprimir e escrever continuou como o segundo produto mais relevante, com uma fatia de 31% da receita e totalmente direcionado para o consumo interno.

Controle Acionário

A holding possui participação de 27,0% sobre o capital social da Suzano, seguida do BNDES com 11,0% e do grupo Votorantim com 5,5%. Mesmo com percentuais individuais menores, os membros da família do fundador possuem em conjunto uma fatia de 14,2% das ações ordinárias da empresa. O free float chega a 41,2%, englobando acionistas menores, configurando um capital relativamente pulverizado.

Ações na B3

As ações negociadas na B3 apresentaram valorização de 104,7% em 2018, enquanto o Ibovespa desenvolveu 15,0%. Nos últimos dez anos, as ações ordinárias registraram variação positiva de 260,3%, frente a 94,3% do benchmark.

Vídeo - Conheça a Suzano (SUZB3)

____

Você precisa dar seus primeiros passos para investir na bolsa? Conte com os relatórios do nosso invista em ações!

Com o invista em ações você terá acesso as análises e recomendações para montagem de uma carteira de ações de longo prazo.

Acesse mensalmente às atualizações de 3 Carteiras recomendadas com diferentes

Carteira Dividendos

Carteira Crescimento

Carteira Top Recomendadas

*Importante: O produto Invista em ações é indicado para todos os perfis de investidor!

Tenha acesso completo e imediato a todas as nossas recomendações com o Invista em ações por apenas 12X15,00

 

Você tem interesse em receber análises e recomendações de médio e curto prazos na bolsa de valores?

Mesmo que você tenha conhecimento básico ou avançado em operações de curto e médio prazo na bolsa, o Full Trader atende sua necessidade e trará as melhores estratégias.

Day Trade

Swing Trade e Position Trade em Ações

Índice Futuro e Dólar

Opções

Long&Short

Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo, Milho e S&P Futuro.

___

Conheça o WhatsApp da Capitalizo, receba o melhor conteúdo gratuito do mercado e tire suas dúvidas com a nossa equipe. E, para receber recomendações de investimentos conheça nossos produtos.

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Fontes das Informações: Valor. InfoMoney. Quantum. Estadão. Broadcast. Folha. Exame. B3. MoneyTimes.

Capitalizo análises e recomendações de investimentos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis