Compartilhe

Tipos de Fundos de Investimentos

Saiba quais são os tipos de Fundos de Investimentos disponíveis no mercado e diversifique seus investimentos.

Vantagens do Investimento através de Fundos

Quer começar a investir, mas ainda se sente inseguro sobre como fazer isso? Já está investindo, mas acredita que poderia ter melhores retornos caso tivesse um pouco mais de conhecimento? Falta tempo para acompanhar os movimentos do mercado porque seu trabalho demanda muito de você?

Se você se encaixa em qualquer uma das alternativas, ou se está buscando mais informações apara melhorar a rentabilidade da sua carteira, saiba que os fundos de investimentos são uma boa opção. Isso é verdade tanto para investidores iniciantes, quanto para veteranos de mercado financeiro.

Funcionamento de um Fundo e Investimento

Por meio de um fundo investimento, é possível diversificar seus investimentos e contar com gestão profissional. Os fundos de investimento funcionam como se fossem um condomínio em que o investidor adquire cotas por um determinado preço inicial. Todos os dias, o valor dessas cotas é atualizado de acordo com o desempenho do fundo.

O investidor também deve estar atento para o tipo de gestão do fundo, se ativa ou passiva.

Na gestão ativa, o fundo realiza uma seleção e análise dos ativos que irão compor a carteira do fundo, seguindo um indicador econômico com o objetivo de superá-lo. No caso da gestão passiva, o objetivo é apenas acompanhar o indicador.

Conheça os principais tipos de fundos de investimento e escolha aquele que mais se adapta ao seu perfil e seus objetivos.

1) Fundos de Renda Fixa

Trabalham com ativos de renda fixa pré-fixados ou pós-fixados, devendo ter 80% do patrimônio investido sob essas formas. Nesses fundos, o gestor preocupa-se com negociar ativos para tirar vantagem do movimento da taxa de juros.

Referenciado DI

Nesse fundo de renda fixa, o gestor investe primordialmente em títulos públicos federais. Contudo, pode ter também na carteira uma pequena parcela de crédito privado de baixo risco.

Esse tipo de fundo é chamado de referenciado DI porque o seu benchmark (indicador de referência), é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Esse tipo de Fundo é considerado bastante seguro e conservador.

Crédito Privado

Investem 50% do patrimônio líquido em crédito privado, ou seja, o emissor da dívida é uma empresa. Para saber se é um fundo seguro, consulte a lâmina de informações e verifique a classificação de risco.

Esse tipo de fundo pode investir, por exemplo, em debêntures, operações compromissadas, depósitos a prazo, cotas de outros fundos e outros ativos.

Para saber mais, busque se informar sobre a composição da carteira do fundo no site da CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

2) Fundos Multimercado

São um misto de renda fixa com renda variável. Portanto, podem alocar ativos de diferentes classes como títulos públicos federais, ações, derivativos e câmbio.

Os multimercados podem adotar diferentes estratégias, sendo classificados como Multimercado Macro, Long&Short, Juros e Moedas, entre outros. Por isso, quando for escolher um multimercado busque saber a qual estratégia aquele fundo corresponde e se você está disposto a correr os riscos que ela oferece.

Além disso, multimercados são geralmente fundos para investimentos de longo prazo porque os gestores fazem uma leitura do cenário econômico e a partir dela assumem determinadas posições. Dessa forma, se o investidor pedir o resgaste antes da realização daquela posição pode acabar saindo no prejuízo.

3) Fundos de Ação

Devem contar com um mínimo de 67% do patrimônio líquido como ações em bolsa de valores. Esse é um tipo de fundo para o investidor que está disposto a correr o risco associado à alta volatilidade. Ao mesmo tempo, pode ser uma boa alternativa para quem quer diversificar a carteira comprando ações, mas não sabe como fazer uma análise adequada. Por isso, nunca olhe apenas rentabilidade passado de um fundo.

Sempre fique atento para a possibilidade do fundo de ações trabalhar alavancado (trabalhar com um patrimônio que não tem). Esse pode ser um risco que o investidor pode não estar disposto a correr.

Quer investir nos melhores Fundos de Investimentos?

Adquira o TOP FUNDOS e tenha acesso às melhores análises e recomendações, do produto mais completo do mercado. Saiba mais, clicando aqui.

Invista em Fundos e diversifique seus investimentos

O investimento em Fundos é uma das formas mais inteligentes de se investir. Além da possibilidade de diversificação de carteira, aplicando em diferentes Fundos (com diferentes estratégias), você pode ter o seu dinheiro gerido pelos melhores gestores do Brasil e do mundo.

Adquira o nosso Produto TOP FUNDOS DE INVESTIMENTOS e receba as melhores recomendações e análises dos principais Fundos de Investimentos do mercado. Além disso, tenha acesso às nossas Carteiras Recomendadas de Fundos.

Mais Sobre o Top Fundos de Investimentos

Receba as melhores análises e recomendações de Fundos de Investimentos, através do produto mais completo do mercado. Conheça os melhores gestores do Brasil e do Mundo, e saiba como investir nos mais rentáveis Fundos de Renda Fixa, Fundos de Previdência, Fundos Internacionais, Fundos Multimercados, Fundos de Ações e Fundos Imobiliários. Para saber mais, clique aqui. 

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

 

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo consultoria, análises e recomendações de investimentos

Compartilhe

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis