Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A especulação na bolsa de valores é uma atividade que pode ser lucrativa, a depender do seu nível de conhecimento e experiência. Contudo, ela envolve maior grau de risco. Por isso, o primeiro passo para ter cuidado nessa jornada é saber o que é um trader.

Encontrar oportunidades na renda variável no curto prazo não é fazer uma aposta ou apenas seguir sua intuição. Existem técnicas e habilidades específicas. Assim, é necessário ter uma atuação estratégica na hora de operar.

Que tal entender mais? Continue a leitura para saber o que é o trader na bolsa e veja como obter resultados com a especulação!

O que é um trader?

O trader é um especulador. Ou seja, alguém que busca rentabilidade em negociações de curto prazo na bolsa de valores. O foco dele está em aproveitar oscilações nos preços para obter lucro. Podem ser usados, por exemplo, ativos ou derivativos (Ações, contratos do mercado futuro etc.).

Como as operações são encerradas em pouco tempo, é a volatilidade de preços a grande responsável por permitir que o trader ganhe dinheiro. Assim, ele se diferencia de um investidor — que está, normalmente, focado no longo prazo.

Quais as estratégias de operação mais utilizadas?

Para realmente entender o que é trader, é essencial saber que ele pode atuar com diversas estratégias e metodologias.

A seguir, veja quais são as alternativas principais e compreenda como cada uma funciona:

Day trade

O day trade é uma operação que começa e termina no mesmo dia. Portanto, é uma escolha de curtíssimo prazo e que explora a volatilidade mais rápida do mercado. A operação pode durar horas ou apenas alguns minutos.

Scalper trade

O scalper trade se destaca das demais por ser uma operação de prazo ainda mais curto do que o trade diário. Em geral, a duração é de apenas alguns segundos ou minutos. O objetivo é obter ganhos, ainda que menores, ao longo de várias operações durante o dia.

Swing trade

No swing trade, o tempo de operação é um pouco maior. Em média, ele varia de alguns dias a semanas. Nesse período, o trader mantém a posição — ou seja, fica com a posse dos ativos e derivativos ou se mantém vendido (no caso da venda descoberta, por exemplo), esperando um movimento acontecer.

Position trade

O position trade tem um prazo ainda maior — que pode ir de algumas semanas a meses, dependendo da análise feita pelo especulador. É válido destacar que ele não se confunde com investimento de longo prazo, pois o foco continua na oscilação de preços.

O que é preciso para ser trader?

Teoricamente, qualquer pessoa pode ser um trader. Não é preciso ter formação específica e nem autorização especial para especular na bolsa e ser um trader de sucesso. No entanto, isso não significa que seja fácil.

É necessário ter certo nível de preparo e reunir algumas características importantes. Primeiramente, é crucial apresentar um perfil de investimento arrojado. Afinal, estamos falando de uma alternativa com um nível de risco maior. 

Além disso, é preciso ter conhecimento de mercado para saber como as operações funcionam. Saber sobre as técnicas de análise gráfica também se faz importante. Desse modo, você pode realizar avaliações mais precisas das operações.

É possível viver de trade?

Muitas pessoas se perguntam se é possível viver de trade. Ou seja, fazer da especulação sua renda principal. A atividade pode sim ser viável, mas, como você viu, demanda preparo. Sabendo o que é trader e o que necessário para ser um, tem-se as informações que precisa para começar.

Entretanto, os resultados consistentes dependem do nível de disciplina e da capacidade de fazer boas análises — além do controle emocional necessário. Ter um manejo de risco é outro cuidado essencial, principalmente quando se usa alavancagem (operações com mais dinheiro do que se tem em caixa).

Como ser trader e ganhar dinheiro com especulação?

Na verdade, não existe uma fórmula única e infalível para ter sucesso na especulação. O caminho é se desenvolver, de modo a aperfeiçoar sua tomada de decisão no mercado. 

Tendo isso em mente, veja algumas dicas para ganhar dinheiro com especulação!

Estude com frequência

Apesar de não ser necessário ser um especialista no assunto para começar, ter conhecimento faz toda a diferença. Não esqueça que os seus resultados estão ligados à sua capacidade de ler o mercado e de aproveitar oportunidades que possam surgir.

Treine

Ter o conhecimento teórico é importante, mas também é necessário saber como colocar o repertório em prática. Nesse sentido, o ideal é realizar alguns treinos para refinar a sua estratégia e melhorar a sua capacidade de atuar no mercado.

É possível começar a especular com pouco dinheiro, para se acostumar. Outra possibilidade é realizar operações simuladas na própria plataforma da instituição financeira que você utiliza. Assim, você consegue ver o que funciona melhor para o seu caso.

Mantenha o controle psicológico

Um trader de sucesso sabe que se expor a riscos e perder dinheiro em algum momento é inevitável. Ou seja, não é possível obter apenas lucro o tempo inteiro. Seus resultados serão a diferença entre as operações que deram certo e as que deram errado. 

De modo geral, é preciso saber manter o controle das emoções. Assim, você evita atitudes impulsivas e consegue manejar melhor o risco — mantendo o saldo final positivo.

Tenha manejo de risco

Na hora de montar a sua carteira de investimentos, é necessário considerar o seu perfil de risco e os seus interesses. Para ser trader, os cuidados são ainda mais importantes. Afinal, há exposição maior à volatilidade e o mercado pode se comportar de maneira inesperada.

Então, entenda quais são os potenciais de ganhos e perdas e procure fazer escolhas racionais. Tenha uma base sólida na análise técnica e utiliza também os mecanismos de stop loss ou gain para lhe ajudar a controlar o risco.

Conte com ajuda especializada

Como você viu até aqui, ser um trader com bons resultados é uma tarefa complexa. Assim, vale a pena contar com ajuda profissional. Esse movimento pode tornar o processo muito mais simples.

Na Capitalizo, por exemplo, os traders têm acesso a análises completas de mercado, com um acompanhamento das informações mais relevantes. Desse modo, fica mais fácil entender o cenário e montar posições de especulação.

Para melhor potencializar os ganhos, no Full Trader optamos por uma sala ao vivo com nossos analistas, na qual são indicados recomendações de compra e venda de ativo em tempo real. Assim, maximizamos as oportunidades de ganho! Ficou interessado? Acesse agora e saiba mais.

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Atendimento

E-mail

contato@capitalizo.com.br

Telefone

4003-9127 (para todo Brasil)
em dias úteis, das 9h às 19h

Redes Sociais

Pagamento

Segurança

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis