Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

UGPA3 - Conheça a Ultrapar

Confira o nosso artigo exclusivo e o vídeo explicativo a respeito das ações da Ultrapar - UGPA3.

A empresa

A companhia iniciou suas atividades em 1937 através da Ultragaz, distribuindo gás na região Sudeste do Brasil. Nos anos sessenta, passou a prestar serviços de transporte e armazenamento de produtos químicos, petroquímicos e gás liquefeito de petróleo com a fundação da Transultra, que viria a se chamar Ultracargo. Na década seguinte, o conglomerado foi expandido com a criação da Oxiteno, focando no desenvolvimento da indústria petroquímica no Brasil. Nessa época, a companhia já contava com mais de um milhão de clientes no segmento de distribuição de gás e duas unidades industriais.

A Ultrapar abriu capital na B3 e na Bolsa de Nova York em 1999 com oferta pública inicial de ações. A partir desse momento, ocorreu uma série de aquisições, incluindo ativos de especialidades químicas no México, na Venezuela e nos Estados Unidos e terminais para armazenagem de granéis líquidos nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Mas a maior movimentação societária veio a ocorrer em 2007, quando parte das operações do Grupo Ipiranga foi adquirida, garantindo a presença no segmento de distribuição de combustíveis.

Atualmente, a Ultrapar atua com distribuição de combustíveis e gás, varejo farmacêutico através da Extrafarma, produção de especialidades químicas e serviços de armazenagem para granéis líquidos. Possui mais de oitenta anos de história e grande participação de mercado em todas suas unidades de negócio.

Atuação

A Ultragaz é a líder em distribuição de gás liquefeito de petróleo no Brasil, com participação de mercado próxima a 24%. São atendidos 11 milhões de domicílios através de 5,4 mil revendedores no segmento envasado e 54 mil clientes no segmento granel.

A Ipiranga é a terceira maior distribuidora de combustíveis, com market share de 20%, ficando atrás da BR Distribuidora e da Raízen.

A Oxiteno é uma das maiores produtoras de óxido eteno e álcoois graxos na América Latina, contando com doze unidades industriais distribuídas no continente americano.

A Ultracargo é a maior provedora de armazenagem para granéis líquidos do país.

De acordo com os resultados de 2018, 84% da receita auferida vem da distribuição de combustíveis, sendo o principal negócio do conglomerado. Embora a Oxiteno tenha contribuído com montante acima da Ultragaz no resultado operacional, a distribuição de gás ainda é a segunda principal atividade da companhia. Além das unidades de negócio mencionadas, a Ultrapar também possui a quinta maior rede de farmácias do Brasil, com 433 drogarias e 2 centros de distribuição da Extrafarma.

Controle acionário

O grupo controlador, formado pela família fundadora e parte da alta administração, possui fatia de 30% sobre o capital social através da Ultra Participações e da Parth do Brasil. A BlackRock, uma das maiores gestoras de recursos do mundo, detém aproximadamente 5% das ações ordinárias. O free float chega a 63%, englobando acionistas menores, configurando um capital bem pulverizado.

AÇÕES NA B3

As ações negociadas na B3 apresentaram desvalorização de 27,3% em 2018, enquanto o Ibovespa desenvolveu 15,0%. Nos últimos dez anos, as ações ordinárias registraram variação positiva de 317,8%, frente a 65,3% do benchmark.

Nosso posicionamento

O principal setor de atuação da companhia é o de distribuição de combustíveis, onde a concorrência é muito acirrada e as margens são reduzidas. Como a Petrobras fornece a maior parte de produtos derivados de petróleo, as participantes do mercado acabam operando praticamente com o mesmo custo, tendo que expandir os resultados através do aumento de volumes e market share. Além disso, o setor possui característica cíclica, uma vez que o consumo de combustíveis depende de condições econômicas.

Consideramos os indicadores de liquidez da empresa adequados, uma vez que suas obrigações de curto prazo são facilmente cobertas pelo ativo circulante. Em contrapartida, para o longo prazo deverão ser realizados alguns ajustes na estrutura de capital, pois a proporção de empréstimos e financiamentos sobre o patrimônio dos sócios é muito elevado, podendo acarretar problemas de solvência.

Existe também a possibilidade da empresa participar dos leilões de refinarias da Petrobras. Nesse caso, entendemos que a Ultrapar possa se desfazer de operações menos rentáveis, como a Extrafarma ou Oxiteno – o que seria positivo.

De qualquer forma, entendemos que, nesse momento, existem alternativas mais interessantes que UGPA3 no setor. Quer saber quais são essas ações? Conheça nossas recomendações.

Quer receber as melhores recomendações de ações para montar sua carteira de longo prazo?

Conheça o Invista em Ações. O guia que vai te ajudar a construir e diversificar seu patrimônio. Receba análises e recomendações para a montagem da sua carteira de ações e conheça os ativos que podem trazer altos retornos em longo prazo. Acompanhe a nossa recomendação de diferentes Carteiras e invista com o suporte e acompanhamento da melhor equipe de analistas do mercado.

Acesse agora nossas recomendações de diferentes Carteiras 

Carteira Dividendos

Carteira Crescimento

Carteira Top Recomendadas

Carteira Small Caps

Conheça o Full Trader e receba análises e recomendações de curto e médio prazos na Bolsa de Valores

Full Trader é o produto mais completo do mercado para suas operações na Bolsa de Valores. Adquirindo, você recebe:

  • Recomendações de compra e venda de ativos acompanhadas pelo nosso time de analistas via app, WhatsApp e Painel do Trader;
  • Acesso ao nosso pregão ao vivo;
  • Contato direto com nossos analistas via WhatsApp;
  • Recomendações e análises em tempo real de operações Day Trade, Swing Trade e Position Trade em Ações, Rastreador de Tendências (Estratégia Exclusiva), Índice Futuro e Dólar, Opções, Long&Short, Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro;
  • Acesso ao produto Invista em Ações.

Acesse agora as mais diferentes recomendações

Day Trade

Swing Trade e Position Trade em Ações

Rastreador de Tendências (estratégia exclusiva)

Índice Futuro e Dólar

Opções

Long&Short

Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

___

Fonte: Valor, InfoMoney, Quantum, Estadão, Broadcast, Folha, Exame, B3, MoneyTimes.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Capitalizo análises e recomendações de investimentos.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Consultoria Financeira – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis