Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

 

Você com certeza já deve ter visto no mercado financeiro algumas pessoas ganhando dinheiro com a queda dos preços das ações. Sim, ganhar com a queda também é possível em estratégias de Trading. 

Mas, você já parou para pensar que mesmo nas abordagens de longo prazo, periodicamente também é necessário reavaliar suas posições e em casos extremos, vendê-las?

Em que situações a venda é necessária?

No mundo de trade, os operadores definem motivos lógicos para vender suas posições, afinal trabalham com uma gestão de risco mais afiada para operar no curto e médio prazo. Já nos investimentos de longo prazo, você precisa avaliar periodicamente seus ativos e em alguns momentos a venda das ações se torna quase que uma obrigação.

Claro que assim como não existe uma fórmula mágica para comprar ações, também não existe uma para vender. Mas, separamos algumas situações em que não faria mais sentido manter as ações em carteira e em seguida explicamos alguns exemplos. Confira!

Perda de fundamentos

Todo investimento deve ser feito em cima de uma tese ou um objetivo, desde a compra de títulos atrelados à Selic até as operações à seco com opções.

No trade, os operadores vendem suas posições compradas sempre que o preço chega em determinado nível previamente estipulado. Seja no alvo, saindo com ganhos, ou no “stop”, realizando prejuízos.

Já no longo prazo, quando temos uma ação em carteira que não possui mais os fundamentos que nos fizeram abrir a posição, percebemos que não faz mais sentido mantê-la em carteira.

Perda de previsibilidade

É fato que não conseguimos prever o que vai acontecer com um setor em específico e muito menos com o mercado em geral. Mas, quando acompanhamos as empresas que fazem parte da nossa carteira, é possível ter uma certa previsibilidade dos resultados que elas vão entregar.

Alguns fatores podem contribuir, como um setor previsível, excelentes planos de negócio da empresa ou até um rápido crescimento do mercado que ela está inserida.

Por isso, a partir do momento em que essa previsibilidade deixa de existir, é importante manter o alerta ligado, pois empresas menores podem perder os fundamentos rapidamente. Nesses casos, a venda é quase que uma obrigação.

Mudanças estruturais no setor

O mercado está sempre mudando, isso é um fato.

Os setores estão sempre dando sinais de melhora e de mudanças, mas quando um setor tem mudanças estruturais muito fortes e as empresas não estão preparadas para isso, é fácil perder a previsibilidade de resultados.

Por isso, é importante sempre ficar de olho em suas posições para ver se alguma empresa teve mudanças no setor e não está dando sinais de que vai acompanhar essas mudanças.

Alguns exemplos de venda

Para facilitar o entendimento, vamos para alguns exemplos de venda de ações usando os conceitos acima:

IRBR3

grafico diario irbr3

A Capitalizo já havia recomendado venda da IRBR3 na casa dos 40, 34 e depois 22 reais. Mas, o pior aconteceu quando mentiram sobre a participação do Warren Buffet na empresa, e quando alguém de cargo importante mente sobre algum fato, isso caracteriza uma perda de previsibilidade total.

Então, recomendamos a venda de IRBR3, sendo ela um dos melhores casos de perda de previsibilidade.

GGBR4

grafico diario ggbr4

Após a crise de 2008, a maioria das empresas se recuperaram do crash tanto em fundamento quanto em cotação na bolsa.

Mas, o setor de aço, na época, não conseguiu acompanhar a média do mercado e a Gerdau havia recuperado os preços, mas em fundamento estava deixando a desejar, o que não explicava a alta das cotações

Ou seja, de uma empresa sem dívidas e com uma ótima perspectiva de crescimento para uma empresa super alavancada, com o faturamento caindo pela metade e sem perspectiva de recuperação desse crescimento, perda de previsibilidade ameaçando perder o fundamento.

CIEL3

grafico diario ciel3

Haviam sinais de mudanças muito drásticas e estruturais no setor e com a chegada de novos concorrentes, a margem da empresa seria reduzida, causando uma perda de previsibilidade.

Além de todos esses sinais, na época, o Itaú fechou o capital da Redecard para concorrer no mercado, ou seja, perda de previsibilidade total na ação.

COGN3

grafico diario cogn3

setor dependia 100% do FIES. Após os números do FIES aparecerem com inadimplência em 50% sem garantia. Em 2018, o FIES veio com inadimplência dobrada, então não faz mais sentido participar de uma empresa que depende totalmente do FIES. Perda de fundamentos.

A Cogna pertencia a um setor que era 100% dependente do FIES que à princípio era interessante, mas após alguns dados do FIES serem divulgados, o setor se tornou perigoso.

Ou seja, após os números do FIES aparecerem com a inadimplência em 50% sem garantia, em 2018, eles vieram com a inadimplência dobrada, então não fazia mais sentido participar de uma empresa que dependia totalmente de um sistema que estava para ser reestruturado.

Como acompanhar quais ações devo vender?

Aqui na Capitalizo, fazemos a cobertura em tempo real do mercado e sempre estamos de olho nos cases das nossas recomendações, afinal, queremos trazer a melhor experiência para o cliente! Veja abaixo o rendimento da nossa carteira de Crescimento, focada em rentabilidade no longo prazo:

rentabilidade carteira crescimento

Se você quer saber quais recomendações são essas e ficar sabendo quando for hora de comprar ou vender uma posição, conheça nosso produto Invista em Ações.

O Invista em Ações traz as análises e recomendações de boas empresas e é dividido em seis carteiras recomendadas de longo prazo, cada uma visando um objetivo específico:

  • Dividendos
  • Crescimento
  • Top Recomendadas
  • Small Caps
  • Buy and Hold Raiz
  • Internacionais.

Com ele, você fica por dentro ainda dos avisos de pagamentos de dividendos, fatos relevantes, análises setoriais e análises de relatórios trimestrais e anuais.

Lembre-se: sendo cliente Capitalizo, você também

✅ Tem acesso total a nossa equipe de atendimento por diversos canais
✅ Recebe materiais, e-books e relatórios exclusivos
✅ Pode solicitar uma análise de seus investimentos já existentes
Assiste às mentorias fechadas para clientes e tira suas dúvidas direto com o Tiago Prux

Não perca mais tempo, oportunidades e muito menos dinheiro. Clique aqui e torne-se cliente agora mesmo!

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

Roberto Martins de Castro Neto, CNPI EM-2423

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Atendimento

E-mail

contato@capitalizo.com.br

Telefone

4003-9127 (para todo Brasil)
em dias úteis, das 8:30 às 17:30

Redes Sociais

Pagamento

Segurança

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2019 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis