A Capitalizo é uma casa de análise que também oferece um serviço de Consultoria, e, por isso, chegam até nós diversas histórias de clientes que vamos acumulando ao longo dos anos…
Entre essas histórias, notei a presença de 2 grandes erros que fazem muitos investidores perderem dinheiro, e, hoje, vou compartilhá-los com você.
Vou fazer isso porque uma coisa que aprendemos ao longo dos anos no mercado é a importância de minimizar erros, especialmente aprendendo com os erros dos outros. Os erros dos outros são baratos, e nos poupam de sentir seus efeitos na própria pele (e no próprio dinheiro).
Vale lembrar também que o grande problema não é tomar decisões ruins e errar, porque isso é normal, tanto na Bolsa quanto fora dela.
O problema é cometer sempre os mesmos erros, porque isso é teimosia.
Quem é teimoso vai “queimar dinheiro”, vai deixar de ganhar dinheiro e não vai ter sucesso no mercado financeiro.
Então acompanhe esses 2 erros que podem estar fazendo você perder dinheiro na Bolsa:
ERRO #1 – Não gostar de recomendações “antigas”
O primeiro erro é o que eu chamo de “temporalidade das recomendações”.
Muitas vezes, investidores chegam ao nosso serviço de Consultoria ou que assinam nossas carteiras recomendadas e, vendo uma recomendação que está na nossa carteira de longo prazo há muito tempo, pensam:
“Ah, não vou entrar porque essa recomendação já tem um tempo.”
Provavelmente o pensamento é de que “não tem como essa ação estar valendo a pena há tanto tempo” ou algo na linha de “se eles recomendaram há muito tempo e ela ainda não chegou no preço-alvo, é porque a recomendação estava errada”.
Mas isso não faz sentido.
Warren Buffett tem ações da Coca-Cola há 40 anos. Isso significa que alguém não pode entrar hoje na empresa?
A data da compra original não importa. O que importa são as perspectivas para o futuro.
Se a empresa ainda apresenta boas oportunidades, não importa se a recomendação foi feita há um mês ou há dez anos. Várias ações são bons investimentos por longos períodos de tempo. Nem toda porta de entrada é “estreita”.
Infelizmente, esse é um viés comum, pois o investidor, por não entender profundamente a empresa, se apega a fatores secundários, como a data da recomendação.
Isso é normal, faz parte do comportamento humano. Tanto que, nas nossas carteiras, há vídeos explicando esse conceito. Porém, é algo que você precisa combater para ter resultados.
Lembre-se de que o que importa é a perspectiva da empresa, e para entender isso é preciso atuar como um profissional.
ERRO #2 – Se apegar ao histórico recente da empresa
O segundo erro que vejo muito é quando o investidor foca sua análise no histórico recente de uma ação.
Muitas vezes, uma empresa apresenta bons resultados e pode continuar valorizando, mas o investidor hesita em comprar porque a ação já subiu bastante. Ou ele vê uma queda recente e pode achar que tudo está “desmoronando”.
Assim ele foca na cotação da empresa sem entender que o que realmente importa é o crescimento do negócio e sua perspectiva futura.
Recentemente, tivemos um caso na consultoria com a Aura (AURA33).
Durante cinco meses, aumentamos a posição, pois os fundamentos da empresa eram sólidos. Alguns clientes achavam que a ação já tinha subido demais e que não valia a pena continuar comprando.
Mas, com a alta do ouro e do dólar, as perspectivas da empresa melhoraram ainda mais, e o preço da ação continuou subindo.
O investidor precisa entender que a valorização do preço da ação é uma consequência do crescimento da empresa. Quando ele foca no negócio e não apenas no preço da ação, ele para de tentar adivinhar o mercado e passa a tomar decisões mais estratégicas.
Esses dois erros que acabo de explicar são muito comuns e fazem com que investidores percam oportunidades ou tomem decisões equivocadas.
Por isso, recomendo que você fique atento a esses pontos, pois eles podem fazer toda a diferença nos seus investimentos!
VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM SEUS INVESTIMENTOS?
O objetivo da Capitalizo Consultoria é que nosso cliente tenha acesso às melhores recomendações do mercado, adequadas ao seu perfil, de forma independente e transparente.
Na prática, isso significa alinhamento de interesses e que você tenha ao seu lado alguém em que possa confiar.
Se você investe acima de R$ 300 mil através de Bancos e Corretoras e quer ir além nos seus investimentos, clique no botão abaixo para conhecer mais sobre a Capitalizo Consultoria. Fale conosco pelo WhatsApp e agende uma conversa para saber como podemos te ajudar.