É um fenômeno comum aqui na Capitalizo: muitos clientes que vêm de bancos e corretoras chegam aqui com investimentos que não fazem nenhum sentido para o perfil deles.
E isso acontece por uma série de fatores…
Primeiramente, porque essas instituições, visando atender o maior número possível de pessoas com suas recomendações, fazem carteiras pré-prontas que nada têm a ver com o perfil individual do cliente.
Isso, naturalmente, causa problemas, mas não é nem a pior situação em que o cliente pode se encontrar ao investir com essas empresas.
A pior seria o conflito de interesses.
O conflito de interesses ocorre quando o profissional de investimentos tem razões para recomendar ativos que não são necessariamente do interesse de quem investe, mas sim de quem está vendendo.
Esse é o caso de profissionais que têm metas de venda de produtos, por exemplo.
Assim, eles “empurram” para seus clientes investimentos com baixa rentabilidade e que podem até fazer você perder dinheiro – mas que geram boas comissões para suas empresas.
Dê uma olhada nos 3 investimentos muito comuns e que podem acabar com sua rentabilidade:
1.INVESTIMENTOS SEM LIQUIDEZ
Com a quantidade de opções de hoje em dia, não faz sentido estar preso a investimentos sem liquidez.
Esse tipo de investimento deve ser visto como uma bola de ferro nos seus pés – porque, basicamente, é isso que ele é.
Investimentos sem liquidez “prendem” seu capital e impedem que você movimente seu dinheiro para as oportunidades reais que aparecem.
Assim, se você precisar do dinheiro antes do vencimento, ou não vai conseguir, ou vai receber menos do que deveria.
Não é uma boa escolha.
2.TÍTULOS DE EMISSORES RUINS
Títulos privados e bancários com emissores ruins também são investimentos que você deve evitar sempre.
E sim, mesmo que tenha cobertura do Fundo Garantidor de Crédito.
Apesar dessa cobertura deixar muitos investidores mais tranquilos para investir em títulos de emissores mais duvidosos, pois eles sabem que seu dinheiro está “garantido”, o FGC está longe de ser uma maravilha…
Quem já precisou dele, sabe: é complexo, e pode demorar um bom tempo para você ter seu dinheiro de volta.
Renda Fixa não é para ser uma dor de cabeça, e o Brasil tem a melhor Renda Fixa do mundo com seus Títulos Públicos… fazendo o simples, você já está bem!
3.INVESTIMENTOS COM RENTABILIDADE RUIM
Investimentos que já apresentam um retorno historicamente ruim também devem ser evitados.
Esse é o caso de 99% dos COEs, que “iludem” o investidor com valores altos aparecendo em sua conta, mas, quando você olha o valor real que seu investimento tem no momento, ele é bem mais baixo.
Além disso, existem os fundos de investimento. Muitos deles cobram taxas de administração e performance altas e ainda não entregam resultados satisfatórios.
Nós ainda recomendamos alguns fundos de ações e de previdência bons, mas a maioria dos fundos não vale a pena por causa dos conflitos de interesse e da falta de transparência.
Mas o que vale a pena ter, Tiago?
É claro que depende muito do perfil do investidor, mas, para a maioria das pessoas, uma boa carteira de ações e bons títulos de renda fixa é o que realmente fará diferença no longo prazo. Manter as coisas simples e fáceis de acompanhar costuma render mais do que ter investimentos complexos e sem liquidez.
E, é claro, tudo deve ser montado conforme o seu perfil de investidor pessoal – não em moldes de investimento já criados para tentar “incluir todo mundo”.
VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM SEUS INVESTIMENTOS?
O objetivo da Capitalizo Consultoria é que nosso cliente tenha acesso às melhores recomendações do mercado, adequadas ao seu perfil, de forma independente e transparente.
Por isso, quero fazer um convite!