Semana passada, eu, Tiago Prux, CEO da Capitalizo, estava conversando com um cliente quando ele disse uma frase que já ouvi algumas vezes “só maluco investe em Bolsa no Brasil”.
E, apesar de ele ser um cliente novo, recém migrado para a consultoria da Capitalizo, tive que falar a verdade: que a culpa era dele.
Nesse vídeo, eu falei mais sobre isso, mas venho compartilhar neste artigo também a minha opinião sincera sobre esse tema tão polêmico.
Por que as pessoas acham que investir no Brasil é arriscado?
Quando a Bolsa de Valores do Brasil cai, especialmente em momentos de instabilidade política ou econômica, as desculpas vêm rapidamente.
Todos começam a dizer que o Brasil tem:
- Muita instabilidade política
- Inflação e juros muito altos
- Excesso de impostos e burocracia
- Insegurança jurídica
- Histórico de crises
Tudo isso é verdade, mas será que essa é toda a história?
Esses fatores sempre existiram no Brasil, praticamente desde o início do país. Então, por que esses argumentos só aparecem quando a Bolsa cai e muitas pessoas perdem dinheiro?
Além disso, por que os mesmos gestores e influenciadores que criticam o mercado brasileiro ficam eufóricos em momentos de alta, incentivando você a investir?
A verdadeira questão
A verdade é que a Bolsa brasileira não é “ruim”. Ela – assim como praticamente todas as Bolsas do mundo – é um excelente instrumento para fazer dinheiro.
O problema é que muitas vezes investidores se deixam levar por vieses e notícias e depois culpam as circunstâncias por seus fracassos.
Um exemplo disso é o do investidor que viu a Bolsa começar a subir e decidiu investir nela uma quantia que ele precisaria em curto prazo, como oito meses.
Apesar de ser alertada que não era uma boa ideia, muitas vezes, a pessoa acha que sabe o que está fazendo, ignora o conselho, coloca o dinheiro em ações.
O pior é quando, no início, tudo parece dar certo. O valor investido sobe, e a pessoa se sente confiante.
Porém, na primeira virada do mercado, ela acaba retirando menos do que investiu inicialmente.
E, em vez de reconhecer o erro, é mais fácil culpar a bolsa, o governo, ou até mesmo o consultor financeiro que disse para ela não fazer o investimento dessa forma.
É claro que existem problemas políticos e econômicos, mas isso não é algo novo no Brasil.
Inflação, juros altos e dólar caro sempre foram características do mercado brasileiro, e esse já deixou muita gente rica mesmo assim.
E adivinhe: não foi sorte dessas pessoas. O que importa para ter sucesso aqui e em qualquer outro lugar é estratégia, disciplina e paciência para lidar com essas adversidades.
No Brasil, temos muitos setores interessantes e uma das melhores Rendas Fixas do mundo.
Não podemos depender 100% da economia interna, mas também não faz sentido mandar dinheiro para fora só por medo do cenário local, como eu vejo cada vez mais gente fazendo…
Investir apenas nos Estados Unidos é seguro?
Está cada vez mais na moda mandar seu dinheiro para fora e investir no S&P e na Nasdaq, por exemplo (as Bolsas dos EUA)…
E sim: as Bolsas americanas são fantásticas.
Elas contam com grandes empresas globais, uma liquidez gigantesca, muitas opções de investimentos, e todas as empresas mais revolucionárias do mundo estão nelas.
Mas, apesar de uma estabilidade maior, o mercado americano também não é isento de riscos.
Assim como investir só no Brasil não é ideal, pois expõe você totalmente aos riscos de um país, fazer o mesmo nos EUA também não é uma grande ideia.
No começo do século vimos, por exemplo, o S&P 500 levar mais de 10 anos para se recuperar da bolha das .com.
Mas então, o que fazer para construir uma carteira de sucesso?
Qual o segredo para investir com sucesso?
Por tudo isso que eu disse hoje, acho que ficou claro que, para ter sucesso na Bolsa de Valores, é fundamental ter equilíbrio, estratégia e um pensamento global, sem cair em narrativas simplistas de que o Brasil ou o exterior é sempre melhor.
O investidor precisa estar atento às melhores oportunidades, onde quer que elas estejam.
Isso inclui pensar globalmente, buscar alternativas de investimento diversificadas e ter um plano que você segue com disciplina e paciência.
Não existe mercado ruim quando temos uma boa estratégia.
Um exemplo disso é minha carteira Tiago Prux, disponível para assinantes da Capitalizo, que, desde 2017, passando por Covid e várias adversidades, vem dando um bom desempenho:
Mais de 90% das receitas das empresas desta carteira são globais. E esse é o segredo para ela vencer tanto o S&P 500 quanto o Ibovespa. Equilíbrio e pensamento global.
E você, está satisfeito com seus investimentos?
O objetivo da Capitalizo Consultoria é que nosso cliente tenha acesso às melhores recomendações do mercado, adequadas ao seu perfil, de forma independente e transparente.
Na prática, isso significa alinhamento de interesses e que você tenha ao seu lado alguém em que possa confiar.
Se você investe acima de R$ 300 mil através de Bancos e Corretoras e quer ir além nos seus investimentos, clique no botão abaixo para conhecer mais sobre a Capitalizo Consultoria. Fale conosco pelo WhatsApp e agende uma conversa para saber como podemos te ajudar.
Bons investimentos!