Esse é o momento para comprar ações, e vou explicar o porquê.
Na última semana, quando a bolsa caiu forte, nós encaminhamos uma recomendação de aumento de posição para os clientes do nosso serviço de Consultoria aqui na Capitalizo.
Basicamente, nós dissemos que, para quem quisesse aumentar de 10% a 15% o total da carteira, utilizando alguma reserva de oportunidade, aquele era um momento interessante.
E não, nós não sabemos se a Bolsa vai cair ou subir.
Não é disso que eu estou falando. Porém, nós baseamos essa decisão em uma visão clara que temos dos investimentos, e, hoje, quero compartilhá-la com você para ajudar a guiar suas escolhas daqui para frente! Confira!
A visão errada dos investimentos
Antes de qualquer coisa, você precisa entender que não dá para investir com preocupações de curto prazo.
“Ah, Thiago, eu tenho que vender minhas ações por causa do ‘tarifaço’ do Trump”
Alguém vendeu sua empresa na semana passada porque Donald Trump instituiu o “tarifaço”?
É claro que essas notícias vão impactar os negócios — especialmente os preços — mas temos que entender o tamanho desse impacto.
E, para isso, não é inteligente ter uma visão imediatista, reativa e pautada em notícias para movimentar sua carteira. Isso é amadorismo.
É preciso ter uma visão estratégica, baseada na realidade e voltada para longo prazo.
Da mesma forma que você tem sua profissão e entende bem dela, no nosso entendimento é preciso profissionalizar os nossos investimentos.
Por que é um bom momento para comprar?
Mas então, por que estamos recomendando compra para nossos clientes?
O que vemos hoje é que existem duas questões que nos preocupam no contexto atual: inflação e o aumento do protecionismo.
É o que aconteceu na zona do euro no passado. O protecionismo aumentou, e a inflação também.
Mas, mesmo estando cientes disso, o que observamos ao decidir investir ou não é a mudança de hábitos de consumo.
Por que estou falando disso? Porque a maioria das pessoas esquece o que é uma ação.
Uma ação representa um pedaço de uma empresa. Eu sou sócio de uma empresa. O que afeta o negócio de uma empresa no longo prazo? O consumidor.
Gostar ou não gostar, comprar ou não comprar. É isso que afeta o resultado.
Ou seja, se a empresa estiver alinhada com o que o consumidor quer, ela vai crescer e gerar caixa, ter lucro e pagar dividendos — fazendo dela um bom investimento.
Quando olhamos para tudo o que está acontecendo agora, qual é o impacto real disso na mudança do comportamento do consumidor? Quase nenhum.
Não dá para acreditar que o Trump, sozinho, vai conseguir afetar o hábito de consumo do americano. No Brasil isso já é quase impossível, agora imagine em uma economia como a dos Estados Unidos, onde o povo é extremamente consumista?
Então, reitero o que falei na última semana. Quando lemos as notícias, parece que o mundo vai acabar. Mas o mundo não vai acabar. E esse é sim um momento de oportunidade — para quem sabe o que está fazendo.
VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM SEUS INVESTIMENTOS?
O objetivo da Capitalizo Consultoria é que nosso cliente tenha acesso às melhores recomendações do mercado, adequadas ao seu perfil, de forma independente e transparente.
Na prática, isso significa alinhamento de interesses e que você tenha ao seu lado alguém em que possa confiar.
Se você investe acima de R$ 300 mil através de Bancos e Corretoras e quer ir além nos seus investimentos, clique no botão abaixo para conhecer mais sobre a Capitalizo Consultoria. Fale conosco pelo WhatsApp e agende uma conversa para saber como podemos te ajudar.