Olá, tudo bem?
Confira as notícias do mercado financeiro no Brasil e no mundo:
Principais Bolsas
No primeiro pregão da semana, as principais bolsas fecharam em queda.
No Brasil, o Ibovespa recuou 1,26%, aos 139.489 pontos. Já nos Estados Unidos, o S&P 500 apresentou uma baixa de 0,79%, fechando o dia em 6.229 pontos.
Mercado em queda com novas tarifas anunciadas por Trump
O mercado começou a semana no vermelho com o noticiário sendo dominado pelas declarações e novas medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Logo cedo, Trump foi pras redes sociais e anunciou que países alinhados ao Brics vão sofrer tarifas adicionais de 10% sobre produtos exportados pros EUA. Sem exceção.
Obviamente, isso pegou mal. A notícia repercutiu forte porque atinge diretamente alguns dos principais parceiros comerciais dos americanos.
Mas não parou por aí…
Algumas horas depois, Trump foi além e soltou mais uma: tarifas gerais de 25% sobre as importações do Japão e da Coreia do Sul, que devem começar a valer já a partir de 1º de agosto.
A ideia, segundo ele, é tentar conter o rombo bilionário no comércio com esses países.
Ah… e ele ainda avisou que novas tarifas podem ser divulgadas até quarta-feira (09/07).
Como era de se esperar, os mercados reagiram mal. Investidores ficaram de olho no risco de uma nova escalada nas tensões comerciais e nos impactos que isso pode ter na cadeia global de suprimentos.
Resultado: o Ibovespa e o S&P 500 fecharam o dia em queda.
Falando das empresas:
A Azevedo & Travassos (AZEV4) anunciou um novo contrato com a Sabesp pra fazer contrato para execução de serviços comuns de engenharia para atendimento a crescimento vegetativo e à manutenção das redes de água e esgoto, incluindo a reposição de pavimentos.
O contrato tem prazo de execução de 780 dias e valor global de R$ 384 milhões.
Isso reforça o bom momento da empresa, que vem aumentando seu portfólio de projetos e fortalecendo sua posição no setor de infraestrutura.
Outro destaque foi lá fora: as ações da Tesla caíram mais de 7% depois que o Elon Musk resolveu criar um novo partido político, o tal do “America Party”.
O partido tem uma pegada liberal, com foco em corte de impostos e gastos públicos.
Mas o problema é que o mercado começou a questionar se Musk vai conseguir manter o foco na Tesla, ainda mais com tantos desafios pela frente.
Lembrando que a Tesla já acumula queda de mais de 25% no ano… e agora os investidores ainda temem retaliações políticas por conta das críticas que o Musk fez ao plano econômico do próprio Trump.
Um grande abraço e ótima semana,
Tiago
Conteúdos Exclusivos do dia
📊 Nossos Resultados (atualizados diariamente): Relatório de Performance
📰 Notícia do Dia:
Focus: mercado reduziu projeção de inflação para 2025 pela sexta semana seguida e elevou a estimativa do PIB. Saiba mais.
Apple (AAPL34): vendas de iPhones na China cresceram 8% no 2T25, marcando o primeiro avanço trimestral em dois anos. Saiba mais.
📹 Vídeo do Dia: AS AÇÕES PARA FICAR DE OLHO ESSA SEMANA | BBSE3, BMOB3, KLBN4, MILS3, NATU3, LWSA3, CRGP5, COCE5
📑 Artigo do Dia: Conheça as melhores Carteiras de Ações da B3
Agenda de Dividendos
Confira as ações que pagarão proventos nos próximos dias. Os valores levam em conta Dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP):
Conheça Nossas Assinaturas
E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?
Faça como mais de 30 mil investidores, escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!