Copom mantém Selic em 15% e reforça necessidade de juros altos por mais tempo

banco central copom 848x477 (1)

Compartilhe este artigo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (17/09) manter a taxa Selic em 15% ao ano, em linha com as expectativas do mercado.

A decisão já havia sido sinalizada na reunião de julho, quando a autoridade monetária destacou a necessidade de manter uma política contracionista por um período prolongado para conter a inflação.

No comunicado, o Copom afirmou que o cenário segue marcado por expectativas de inflação desancoradas, projeções elevadas, atividade econômica resiliente e pressões no mercado de trabalho.

O colegiado avaliou que, para assegurar a convergência da inflação à meta, é necessário manter os juros em patamar significativamente contracionista por mais tempo.

A nota também apontou que as expectativas de inflação para 2025 e 2026 seguem acima da meta, em 4,8% e 4,3%, respectivamente.

O Comitê declarou que seguirá avaliando se a manutenção da Selic em 15% por um período prolongado será suficiente para garantir a convergência da inflação à meta, e não descarta retomar o ciclo de altas caso julgue necessário.

Conheça Nossas Assinaturas

E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?

Faça como mais de 30 mil investidores escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!

Veja alguns depoimentos de assinantes:

Fale conosco pelo Whatsapp!

Quer alcançar seus objetivos financeiros com confiança e segurança?

Descubra como podemos ajudar a traçar o caminho para o seu sucesso financeiro!