Diariamente, recebemos contatos de investidores que buscam estratégias capazes de evitar perder na Bolsa Valores.
Ou então, comentários como esse acima, nos questionando em relação a divulgar as recomendações que não deram certo.
Obviamente, sempre deixamos claro que existem perdas. Seja em nossos materiais, redes sociais, vídeos, entre tantos outros conteúdos.
Não temos problema algum em falar sobre perdas. O que me impressiona é que alguém ache que existam pessoas que só acertam na Bolsa ou qualquer outro tipo de investimento.
Só não erra quem não investe!
Perder na Bolsa de Valores faz parte. Só não pode acostumar.
Se eu tenho um restaurante, padaria, loja ou qualquer outra atividade, eu vou errar. Por que no mercado financeiro isso seria diferente?
O que diferencia um bom de um mau investidor (ou empresa) não é o fato de não errar, mas sim a capacidade de minimizar perdas, reduzir danos e evitar tragédias.
No Japão, por exemplo, todos sabem que acontecerão terremotos. É impossível evitá-los, mas os japoneses buscam minimizar ao máximo os estragos, se preparando para esse tipo de evento.
Não à toa, o efeito de um terremoto no Japão é centenas de vezes menos devastador do que no Haiti.
É isso que eu sempre fiz como investidor. Não tenho aquelas histórias trágicas de perda de todo capital ou de valores que me tirariam do mercado.
E é exatamente isso que a Capitalizo faz. Tanto é verdade que, entre perdas e ganhos, todas as nossas estratégias estão no azul.
Aprender a lidar com as pequenas perdas, enquanto espera pelos grandes ganhos, é uma das grandes virtudes dos investidores vencedores.
DESEMPENHO HISTÓRICO DA CARTEIRA TIAGO PRUX
Confira abaixo o retorno da Carteira Recomendada Tiago Prux em diferentes períodos. Conheça o ganho médio ao ano e o desempenho histórico em relação ao Ibovespa e o S&P500 (em R$):