Após as Eleições brasileiras do ano passado, a opinião era quase unânime: “Em 2023 a Bolsa despenca”.
No entanto, o que se viu foi exatamente o contrário: ações recuperando e alta do Ibovespa neste ano.
Durante os últimos meses, foram publicados milhares de relatórios e textos justificando o movimento de recuperação e, como num “passe mágica”, surgiram os comentários dando a entender que era óbvio que isso iria acontecer.
Ou seja, os mesmos que falavam em baixa, se valendo da quantidade de informações que são publicadas todos os dias e da memória um pouco “falha” dos leitores, querem convencer o grande público de que eles sabiam o que estava por vir.
Nesse texto, não vamos falar sobre Eleições, pois aqui elas não são importantes. E sim sobre fazer investimentos baseados em notícias, em o que os outros disseram ou simplesmente em achismos.
“VOCÊS NÃO SABEM O QUE VAI ACONTECER”
Muitas pessoas ao ler o início desse texto devem ter pensado: “Eles estão falando mal dos outros, mas eles também não sabiam o que iria acontecer”.
Se você pensou isso, saiba que concordamos 100% com você. A verdade é que não somente nós não sabíamos o que iria acontecer.
Ninguém sabia! E ninguém saberá!
Se você achava que quem ganha dinheiro no mercado são os investidores que sabem os movimentos futuros, é possível que você tenha ficado um pouco frustrado ao saber disso.
Como é possível, então, tantas pessoas tentarem adivinhar quando os preços das ações irão subir ou cair? Por que a maior parte dos analistas e especialistas do mercado trabalham dessa forma?
Justamente porque essa verdade costuma ser inconveniente, pois as pessoas não se sentem confortáveis com o “não sei”. E isso é normal, à medida que o desconhecido pode assustar um pouco.
Porém, quem tenta investir acreditando que é possível saber o que acontecerá, está fadado a nunca ganhar dinheiro na bolsa.
Você pode aprender com os erros dos outros desde o início da jornada no mundo dos investimentos, ou pode simplesmente “se render” ao “não sei o que vai acontecer”.
QUANTO MENOS TENTAMOS ADIVINHAR, MAIS PREPARADOS ESTAREMOS
Se você, ao descobrir que ninguém sabe o que acontecerá, achou que essa era uma notícia ruim, saiba que é exatamente ao contrário.
A grande notícia é que você não precisa tentar adivinhar nada para ganhar dinheiro na bolsa.
Afinal, isso nos coloca em “pé de igualdade” com qualquer grande investidor. Seja ele um mega bilionário brasileiro ou um Warren Buffett “da vida”.
E melhor, poderemos agir exatamente como esses investidores agem: tendo uma Estratégia, seguindo ela fielmente, e nos preparando para o futuro.
Parece contraditório, mas quanto menos tempo perdemos com adivinhações e quanto mais entendemos que o futuro é um grande “ponto de interrogação”, mais vamos nos preparar de maneira eficiente para qualquer cenário que irá se apresentar.
Como no exemplo que usamos nesses casos, você vai preparar a sua casa para uma tempestade somente quando ela vier ou já terá se preocupado com isso durante a construção?
Na bolsa, funciona exatamente da mesma maneira. Se os eventos que irão ocorrer te deixam confusos quanto ao que fazer, é sinal que você não se preparou bem.
COMPRAR E VENDER SEM SABER O MOTIVO VAI TE TIRAR DO MERCADO
Imagine quantas pessoas venderam todos os seus investimentos na bolsa após as Eleições e, ao verem a alta recente, compraram tudo novamente?
Você pode achar que isso não ocorre mas, durante 20 anos atendendo investidores, posso afirmar que, enquanto eu escrevo essa linha, centenas de investidores, infelizmente, estão fazendo isso.
Agora, imagine como esses mesmos investidores que venderam em 2022 e compraram novamente esse ano, irão se sentir se o mercado cair forte nos próximos dias?
Eu respondo: extremamente frustrados, com grandes chances de vender tudo novamente e abandonar a Bolsa.
Como desculpa, eles vão dizer que “bolsa é ruim” ou que “é coisa de especulador”, perdendo uma grande chance de ganhar dinheiro em um mercado fantástico como esse.
FAÇA A COISA CERTA
A Bolsa de Valores não é lugar para torcida, emoções, paixões ou partido político. Quem se tornar torcedor ou agir de forma passional estará fadado a perder dinheiro.
Sendo assim, só existe um caminho: seguir racionalmente um plano, uma Estratégia. Quem age dessa forma não vai ganhar em 100% do tempo, mas estará preparado para a maioria dos percalços e contratempos que virão no futuro – sejam eles quais forem.
Dessa forma, é muito importante que você:
- Saiba exatamente o quanto quer disponibilizar do seu capital total para investir em ações. Importante: não invista valores que você já tem destino certo;
- Tenha uma Estratégia que aponte o que fazer, quando comprar, quando vender, o que comprar e o que não comprar. Se você não sabe disso, significa que você não tem Estratégia;
- Siga o que foi planejado de forma paciente e com disciplina.
A receita acima é o que chamamos de “fazer a coisa certa”. Essa receita não é mágica, mas vai fazer com que você seja investidor profissional, se afastando dos amadores.
RESULTADOS SUPERIORES
Agir de forma profissional costuma gerar resultados acima da média, seja como dono de uma indústria, de uma padaria ou investindo em ações.
Abaixo, seguem os resultados de todas as nossas Estratégias e Carteiras. Caso queira saber mais informações sobre elas, basta clicar no nome de cada uma.
Você verá, na prática, o excelente desempenho que tivemos até agora em praticamente todas elas sem, em nenhum momento, tentar adivinhar o que iria acontecer.
Desconheço qualquer outra Casa de Análise ou mesmo Gestoras que tenham resultados tão positivos, com tantas Estratégias diferentes, como a Capitalizo alcançou nesses anos. Tudo de forma transparente e independente.
Não sabemos do futuro, mas acreditamos que fazendo o que foi feito até agora, poderemos entregar resultados tão bons quanto esses nos próximos anos.