Estamos recebendo vários questionamentos sobre o momento atual da Bolsa.
Afinal, ela está barata?
Veja, quando falamos em “Bolsa”, estamos querendo dizer o “Ibovespa”, que é o principal índice do nosso mercado de ações. Ele nada mais é do que uma carteira teórica das 88 empresas mais líquidas da bolsa…
Ou seja, se elas sobem, o Ibovespa deve subir. Se elas caem, naturalmente, o Ibovespa tende a cair também.
E sobre ela estar “barata”, estamos nos referindo a um fato um pouco raro na história do mercado. Para que fique mais claro, veja este gráfico:
Ele representa o P/L (Preço / Lucro) histórico da Bovespa. Esse indicador mostra, em teoria, em quantos anos o nosso investimento feito no ativo seria recuperado.
Hoje, o P/L do Ibovespa gira em torno de 4,43x e, se você reparar bem, verá que estamos num patamar mais barato que o do fundo da crise do ano passado e também da crise de 2008!
Isso significa que a nossa Bolsa está, sim, muito barata!
Logicamente, não recomendamos ninguém utilizar esse indicador de maneira isolada, mas, atualmente, ele é um ótimo indicativo do quão barata a nossa Bolsa está. Veja, por exemplo, as principais empresas que compõem o Ibovespa:
VALE3 (12,51%), PETR4 (6,07%), ITUB4 (5,5%), BBDC4 (4,69%), PETR3 (4,68%), B3SA3 (3,75%), ABEV3 (3,20%), WEGE3 (2,82%), JBSS3 (2,46%), ITSA4 (2,32%) e BBAS3 (2,01%).
Olhando para essas empresas e aquelas que acompanhamos ou recomendamos, enxergamos a maioria delas divulgando resultados positivos nesse 2º trimestre. Tendência que deve se manter para 2023.
Além disso, ainda existe uma série de boas oportunidades em Ações Internacionais e em diversas Small Caps brasileiras que sequer fazem parte do Ibovespa e estão fora do radar da maioria dos investidores. Existem diversas empresas boas que tiveram suas ações caindo nos últimos trimestres mesmo tendo melhorado seus resultados.
Ou seja, temos muitas oportunidades para fazer excelentes negócios e comprarmos ótimas empresas bastante descontadas.
A hora é de filtrar essas ações e aproveitar.
E, você, quer receber as melhores recomendações de Ações para o Longo Prazo?
Atualmente, temos 5 carteiras de ações com foco no Longo Prazo, utilizando a estratégia fundamentalista Buy & Hold: Carteira Dividendos +, Micro e Small Caps, Top Crescimento, Internacional (criada em 2020) e Tiago Prux. Em todas elas, o nosso investidor é avisado de qualquer passo que precisa ser feito e os momentos de compra e de venda das ações.
Ou seja, essa é a sua chance de aproveitar esse ótimo momento do mercado com orientação profissional da Capitalizo. Abaixo, trago o desempenho das três mais procuradas pelos nossos clientes, a Tiago Prux, Dividendos+ e Micro e Small Caps:
Importante: todas as Carteiras são de baixo giro, ou seja, com apenas 10 minutos por mês você conseguirá acompanhá-las e mantê-las atualizadas. Dessa forma, também são ideais para investidores que compram ações periodicamente.
Se você busca encontrar boas oportunidades em Ações para o longo prazo, então, você precisa conhecer e assinar o nosso produto Carteiras Capitalizo!
Sendo cliente Capitalizo, você também tem acesso a:
✅ Canais de atendimento exclusivos para dúvidas via WhatsApp e Telegram
✅ Análise gratuita dos seus investimentos
✅ Mentorias exclusivas para clientes direto com nossos especialistas
Clique no botão abaixo para saber mais ou assinar agora mesmo o Carteiras Capitalizo!
___
Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.
Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no YouTube e inscreva-se.