Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sabemos que, operando no curto prazo, é praticamente impossível comprar na mínima e vender na máxima. Na verdade, não é nossa pretensão achar que poderemos sempre ganhar ou que venderemos no melhor ponto. Porém, muitos investidores até conseguem comprar ações em bons preços, mas não tem muita ideia de quando vendê-las. Quando isso acontece, normalmente o resultado é que as pessoas encerram as operações muito cedo e deixam de ganhar dinheiro.

A melhor forma de não encerrar uma operação muito cedo é identificar se a ação está em uma tendência de alta e "surfar" ao máximo essa tendência. A nossa principal Estratégia capaz de identificar esses movimentos é o Rastreador de Tendências, que utiliza estudos gráficos para identificar claramente se uma ação está em tendência de alta.

Como exemplo de tendência de alta, temos as ações do BTG Pactual (BPAC11) que estavam um belo canal de alta, iniciado em março de 2020:

Como podemos perceber, apesar do claro movimento de alta das ações, tivemos também dias de baixa, o que pode ter levado muito investidores a sair das ações antes da perda do canal e, consequentemente, terem deixado de ganhar um bom dinheiro. Na nossa Estratégia, depois de configurado esse canal de alta, o ponto de saída estava claro: somente quando os preços rompessem o canal - o que poderia indicar o final da tendência altista.

A perda do canal de alta acabou acontecendo em setembro desse mesmo ano, quando recomendamos o encerramento da operação:

No caso da operação acima, o ganho foi superior aos 100%.

Importante: Obviamente não sabíamos se os preços de BPAC11 continuariam caindo ou se poderiam voltar a subir e, na verdade, isso não faz a menor diferença. Dizemos isso porque as pessoas insistem em achar que fazer operações em bolsa é um exercício de futurologia, onde para se ganhar dinheiro é preciso adivinhar o que irá acontecer. O que precisamos ter é uma Estratégia Operacional clara e objetiva, com proteção (para minimizar as perdas) e que nos dê a possibilidade de ganhar muito dinheiro - exatamente como o Rastreador de Tendências faz.

O aspecto psicológico

Conforme observamos acima, mesmo para quem nunca viu um gráfico, foi fácil perceber o canal de alta e que não haveria motivos para vender enquanto as ações BPAC11 continuassem dentro dessa tendência. Porém, se é tão fácil, porque a maioria das pessoas não segue esse tipo de estratégia?

Primeiramente, vale comentar que não são todos os investidores que conhecem ou tem perfil para operar utilizando gráficos. Dessa forma, enquanto você pode estar preocupado com o canal de alta, outros investidores sequer estão olhando para esse gráfico. Porém, o que mais atrapalha o investidor a não usar ou respeitar essa as tendências dos gráficos é a falta de paciência e/ou de disciplina. Isso mesmo, na maior parte das vezes os investidores ficam impacientes e, na pressa de garantir ganhos, acabam saindo cedo demais. Outros ainda, não vendem as ações ''achando'' que voltarão a subir.

Vale ressaltar, que avisamos aos nossos clientes a hora de comprar e de vender. Porém, de nada vale nosso trabalho, se o investidor deixar o ''psicológico'' atrapalhar e não respeitar a Estratégia proposta.

Exemplos de recomendações

Abaixo, seguem alguns exemplos de recomendações bem sucedidas nas quais conseguimos surfar boas tendências, pela Estratégia do Rastreador. Colocamos também algumas recomendações que deram prejuízo - já que nem sempre vamos conseguir ter lucro nas operações:

É importante que tenhamos bons lucros em algumas operações, claro. Porém, o que faz do Rastreador uma Estratégia vencedora é a consistência. Ou seja, a capacidade de entregar resultados positivos ao longo dos anos, sem deixar com que nenhum "tragédia" tenha acontecido. Dessa forma, para quem busca fazer operações de médio prazo, o Rastreador pode ser uma ótima alternativa.

Lembrando que, por médio prazo, entende-se operações que costumam durar de 3 até 6 meses. Assim sebdo, a Estratégia do Rastreador não é de muito giro, ou seja, com apenas 10 minutos disponíveis por dia é possível seguir, tranquilamente, as recomendações enviadas. Tanto é verdade que, em 2022, encerramos apenas 3 operações - até agora.

Para se ter uma ideia da qualidade do Rastreador, abaixo segue o retorno da Estratégia, em comparação ao Ibovespa, desde 2017:

Esse retorno acima foi capaz de transformar cada R$10.000 investidos em pouco mais de R$190.000. 

Perceba que, mesmo em um cenário de grandes quedas como o de Março de 2020, o Rastreador além de continuar entregando ganhos, protegeu os clientes da Capitalizo de uma das maiores baixas da história das bolsas pelo mundo.

Vale relembrar que, desde 2017, o Rastreador nunca fechou um ano no negativo. Abaixo, seguem os retornos dos últimos anos e o ganho médio anual: 

E você, o que está esperando para receber as recomendações do Rastreador de Tendências?

Faça como mais de 15 mil investidores, assine o Full Trader e saiba exatamente quando comprar e vender ações no médio prazo:

E mais! Sendo cliente Capitalizo, você também tem acesso à:

✅ Canais de atendimento exclusivos para dúvidas via WhatsApp e Telegram
✅ Análise gratuita dos seus investimentos
✅ Mentorias exclusivas para clientes direto com nossos especialistas

Adquira o Full Trader

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no YouTube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2022 – Todos os Direitos Reservados.