Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Importância da Diversificação no Exterior

Sempre que ocorre alguma instabilidade no Brasil, como ruídos políticos ou crises econômicas, os investidores recordam que podem investir em outros países, assim como em outras moedas. Devido a isso, pode-se perceber que o brasileiro tem o que chamamos de home bias, que nada mais é do que a tendência de realizar os seus investimentos apenas no próprio país de residência.

O brasileiro, infelizmente, é um dos povos onde os investidores menos aloca no exterior. Muito disso vem da falta de alternativas que, até um passado não muito distante, não dava opções para que as pessoas investissem lá fora. Atualmente, alternativas não faltam: Fundos, abrir conta lá fora, ETFs, BDRs, etc.

Porém, a maior parte dos investidores que não tem aplicações lá fora, ainda não entendeu a importância desse movimento. Na verdade, o nosso trabalho tem sido no sentido de mostrar que, se o investidor não pensar de forma global, ou seja, buscar as melhores oportunidades onde quer que elas estejam, ele corre o risco de perder ou de deixar de ganhar muito dinheiro.

Isso não quer dizer não investir em ações brasileiras. Pelo contrário, existem ótimas empresas no Brasil que inclusive são verdadeiras gigantes mundiais. Como nos casos de companhias como Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3). Porém, dois fatores mostram essa necessidade de ''pensar globalmente'', quando o assunto é montar uma carteira de ações:

1 - Infelizmente, o Brasil vem perdendo relevância no mercado global. Além do nosso lento crescimento, existem regiões que crescem de maneira acelerada e tiram participação brasileira no cenário mundial. Um exemplo são os países asiáticos, como a Coreia do Sul ou a China. Além disso, mesmo países mais evoluídos como o Japão estão experimentando a volta do ritmo de crescimento. Sinceramente, você vai querer ficar de fora das oportunidades fantásticas que existem nesses países?

2- A crise gerada pela pandemia de Covid-19, em 2020, fez com que diversas companhias acelerassem seus planos de investir em outros países. Um exemplo são as empresas de e-commerce estrangeiras que vieram atuar no Brasil e em outros países da América Latina, como Amazon, Shopee ou AliExpress. Essas empresas tem grandes vantagens competitivas de não depender apenas dos seus mercados locais e de ter mais acesso a capital (em função dessa atuação global que atrai mais investidores). Muitos investidores ainda não se atentaram, por exemplo, que aqui no Brasil, companhias como a Via (VIIA3), podem perder muito mercado para as estrangeiras e literalmente serem jogadas para forma do mercado. 

Aproveitar essas oportunidades e investir lá fora não é “modinha”, mas sim uma questão que pode definir o quanto você pode ganhar ou perder, ao longo dos próximos anos. É nisso que acreditamos e que tem feito as Carteiras Tiago Prux ter um desempenho tão acima da média do mercado.

Junte-se a nós. 

Alterações nas Carteiras

Não promovemos nenhuma alteração na Carteira no mês de Dezembro/21.

Lembrando que, mensalmente, fazemos aportes para reforçar duas posições que já estão nas Carteiras. O intuito é mostrar na prática a importância dos aportes periódicos na nossa Estratégia de Longo Prazo. Os próximos aportes serão anunciados, para os nossos clientes, dia 03/01/2022.

Desempenho (Mês, Ano, 12 meses, 24 meses)

Confira, na tabela abaixo, o desempenho em rentabilidade das Carteiras Tiago Prux no mês, no ano e nos últimos 12 meses frente ao Ibovespa, S&P500 e CDI:

Indicador Dez/21 Em 2021 12 meses
Carteira Tiago Prux Alavancada +1,2% +32% +41%
Carteira Tiago Prux Longo Prazo +0,8% +26% +34%
S&P500 3,5% 25% 27%
Ibovespa 2,9% -11% -11%
CDI 0,6% 4,2% 4,3%

Desempenho desde Abril de 2017:

E você, quer ir em busca de rentabilidades como essas?

Se você possui um perfil buy and holder, pode seguir a Carteira Tiago Prux Longo Prazo assinando o Carteiras Capitalizo. Ela é montada pelo nosso time de analistas e é composta por Ações, Fundos de Ações, Criptoativos, Renda Fixa e demais ativos que possam agregar à rentabilidade ao portfólio. Assim, se preferir, pode simplesmente replicar as estratégias do Prux em sua própria carteira de investimentos.

Já os Clientes Capitalizo Completo têm acesso as mais variadas recomendações de investimentos, incluindo a Carteira Tiago Prux Alavancada, que utiliza como base a Carteira Tiago Prux Longo Prazo, uma Carteira buy and hold, fundamentalista. Além disso, são efetuadas operações com opções, venda alugada de ações e long&short visando trazer ganhos extras à Carteira de Longo Prazo.

Junte-se a nós!

Temos recebido muitas mensagens dos nossos clientes satisfeitos com o nossos produtos de análises e recomendações de investimentos. Separamos abaixo alguns deles. Confira:

elogio cliente capitalizo elogio cliente capitalizo

elogio cliente capitalizo

Lembre-se: sendo cliente Capitalizo, você também:

✅ Tem acesso total a nossa equipe de atendimento por e-mail, WhatsApp e Telegram
✅ Recebe materiais, e-books e relatórios exclusivos
✅ Pode solicitar análise de gráficos ou de seus investimentos já existentes
✅ Assiste às mentorias exclusivas para clientes e tira suas dúvidas direto com o nosso time de analistas.

Quer receber as melhores análises e recomendações de investimentos do mercado?

Botão Carteiras Capitalizo

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795
Roberto Martins de Castro Neto, CNPI EM-2423

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2022 – Todos os Direitos Reservados.