Destaques da Economia e do Mercado Hoje – 05/03/2024
Olá, tudo bem?
Seguem as principais notícias dessa terça-feira:
Preços da indústria brasileira
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) no Brasil apresentou a terceira queda consecutiva, registrando uma retração de -0,31% em janeiro de 2024 em comparação com dezembro de 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa queda levou o indicador a uma retração acumulada de -5,56% nos últimos 12 meses, comparado a janeiro de 2023, quando a taxa era de +0,29%.
No mês de janeiro, oito das 24 atividades industriais pesquisadas mostraram variações negativas de preço em relação ao mês anterior, refletindo a tendência de queda no índice geral da indústria. Em dezembro de 2023, 12 atividades já haviam registrado preços médios menores em relação ao mês anterior.
Vale lembrar que em relação a economia brasileira, seguimos confiantes em nossa tese de acomodação na inflação. Isso deve permitir que o banco central continue imprimindo seu ritmo de corte nas taxas de juros.
Resumo do Mercado
Nos Estados Unidos, o S&P500 encerrou o dia com uma baixa de -1,02%.
Enquanto isso, o IBOVESPA, principal Índice do mercado brasileiro, caiu -0,19%.
Na coluna “Giro do Mercado”, o nosso analista Sergio Neto comenta a respeito de notícias e fatos relevantes de Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e GPA (PCAR3).
Já no artigo “IRB (IRBR3 ) DAY | O pior dia na história da Capitalizo”, explicamos o pior dia da história da Capitalizo, por recomendarmos a venda das ações do IRB (IRBR3).
A melhor SMALL CAP da Bolsa caiu -40%
No vídeo de hoje, vamos analisar a recente queda de 40% na Small Cap, Ferbasa (FESA3 FESA4), e discutir estratégias para avaliação de curto prazo e longo prazo.
Fechamento do Mercado
🗓️ Agenda de Dividendos
Confira as ações que pagarão proventos nos próximos dias. Os valores levam em conta Dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP):
📊 IRB (IRBR3 ) DAY | O pior dia na história da Capitalizo
O dia 05/03/2020 marcou o pior dia da história da Capitalizo.
Aquela com certeza foi a pior semana da nossa empresa em termos de negócio.
Nunca tivemos tantos cancelamentos em apenas um dia.
O motivo? Recomendamos a venda das ações do IRB (IRBR3).
Saiba o que aconteceu naquele dia e entenda a importância de sempre seguir o que foi planejado:
📌 Artigo | IRB (IRBR3 ) DAY | O pior dia na história da Capitalizo
Aproveite para conferir o desempenho histórico da Carteira Tiago Prux, desde 2017:
Um abraço e ótimos investimentos
Tiago Prux
↪️ Giro do Mercado: a análise e notícias das principais empresas da bolsa
📌 Azul (AZUL4) avalia oferta pela Gol (GOLL4) com apoio do Citigroup e Guggenheim Partners
A Azul (AZUL4) está atualmente em parceria com o Citigroup e o Guggenheim Partners para explorar uma possível oferta de aquisição da Gol (GOLL4), de acordo com fontes informadas à Bloomberg News.
A companhia aérea está considerando diversas opções estratégicas, incluindo a potencial aquisição completa de sua concorrente Gol. As discussões ainda estão em estágio privado, e a Azul pode decidir não prosseguir com a oferta.
Lembrando que a conclusão de qualquer transação dependerá de diversos fatores, incluindo a aprovação regulatória, notadamente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Até o momento, a Azul, o Citigroup e o Guggenheim Partners não comentaram oficialmente sobre o assunto.
A aquisição, em nossa visão, é um movimento extremamente complexo, uma vez que a situação financeira de ambas as empresas é bastante delicada.
Como não foram fornecidos detalhes adicionais, preferimos aguardar algum pronunciamento por parte das empresas a respeito do possível negócio antes de tirarmos conclusões mais definitivas.
📌 GPA (PCAR3) Protocola oferta pública de ações
O GPA (PCAR3) anunciou nesta segunda-feira (04/03) que protocolou na CVM um pedido de registro para uma oferta pública de ações.
A oferta inicial compreende 140 milhões de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, podendo ser acrescida de mais 140 milhões de ações adicionais, totalizando 280 milhões.
Considerando o valor da ação no fechamento do dia, a operação poderá movimentar até R$ 1 bilhão. A oferta terá esforços de colocação inclusive no exterior e será direcionada apenas a investidores profissionais, com direito de preferência dos acionistas.
Os recursos líquidos captados serão utilizados para a redução da alavancagem financeira, por meio do pré-pagamento de contratos mantidos com instituições financeiras.
A operação será coordenada pelo Banco Itaú BBA (líder), BTG Pactual, Bradesco BBI, JPMorgan e Santander.
Em relação ao movimento da oferta, era algo que o mercado já aguardava. Acreditamos que, em relação ao balanço, é algo positivo, com a redução de alavancagem.
No entanto, os papéis hoje devem enfrentar bastante volatilidade, principalmente devido à diluição, com a entrada significativa de novas ações.
Um abraço e bons investimentos
Sérgio
Conheça Nossas Assinaturas
E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?
Faça como mais de 27 mil investidores, escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!