IBOVESPA caiu -0,38%; Petrobras (PETR4), CEO Jean Paul Prates é demitido, ação desaba -6%

CAPA
Numa rápida leitura de 5 minutos, confira os destaques do dia e saiba tudo que é notícia no mercado financeiro no Brasil e no mundo.

Compartilhe este artigo

Destaques da Economia e do Mercado Hoje – 15/05/2024

Olá, tudo bem?

Seguem as principais notícias dessa quarta-feira:

Inflação nos EUA desacelera para +0,3% em abril  

índice de preços ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos avançou +0,3% em abril, desacelerando em relação à alta de +0,4% em março, de acordo com dados ajustados sazonalmente divulgados pelo Departamento do Trabalho americano nesta quarta-feira (15/05).

Na comparação anual, a inflação ficou em +3,4%, reduzindo-se ligeiramente em relação aos +3,5% do mês anterior.

Os dados de abril vieram abaixo do esperado, uma vez que o consenso de analistas projetava uma variação de +0,4% na leitura mensal e uma inflação de +3,4% na base anual.

O núcleo da inflação, que desconsidera as variações de preços de alimentos e energia, teve um aumento mensal de +0,3%, após uma alta de +0,4% nos últimos três meses. Enquanto isso, o avanço anual nessa leitura foi de +3,6%, comparado a uma alta de +3,8% no mês anterior.

Vale ressaltar que em relação à economia norte-americana, continuamos confiantes em nossa tese de acomodação da economia e desaceleração da inflação, o que pode levar o Banco Central Americano (FED) a indicar um corte nas taxas de juros no ano de 2024.

Resumo do Mercado 

Nos Estados Unidos, o S&P500 encerrou o dia com uma alta de +1,17%.

Enquanto isso, o IBOVESPA, principal Índice do mercado brasileiro, caiu -0,38%.

Na coluna “Giro do Mercado”, o nosso analista Sergio Neto comenta a respeito de notícias e fatos relevantes de Petrobras (PETR4) e Taurus (TASA4).

Já no artigo “Estou perdendo dinheiro na Bolsa. O que Mike Tyson faria?”, explicamos como um dos maiores lutadores da história do boxe, Mike Tyson, transformava o medo do seu oponente em vantagem e entenda como agir quando você perde dinheiro no mercado.

A Melhor Ação de Curto Prazo da Bolsa já Subiu +50%, mas Continua BARATA

No vídeo de hoje,  trazemos a análise dos nossos profissionais sobre a performance recente da ação CBAV3, que subiu mais de 50% nos últimos meses, mas ainda se mantém barata.

🗓️ Agenda de Dividendos

Confira as ações que pagarão proventos nos próximos dias. Os valores levam em conta Dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP):

📊 Estou perdendo dinheiro na Bolsa. O que Mike Tyson faria?

Saiba como um dos maiores lutadores da história do boxe, Mike Tyson, transformava o medo do seu oponente em vantagem e entenda como agir quando você perde dinheiro no mercado.

Aproveite também para conferir os resultados de todas as nossas Estratégias e Carteiras Recomendadas:

📌 Artigo | Estou perdendo dinheiro na Bolsa. O que Mike Tyson faria?

Um abraço e ótimos investimentos

Tiago Prux

Material Site (3)

↪️ Giro do Mercado: a análise e notícias das principais empresas da bolsa

📌 Mudança de liderança na Petrobras (PETR4): CEO Jean Paul Prates é demitido

O CEO da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva logo após a divulgação dos resultados trimestrais da empresa. O governo federal, acionista majoritário, tem poder de escolha para o cargo de presidente da Petrobras.

De acordo com o jornal O Globo, Prates se despediu de seus diretores e anunciou que Magda Chambriard será a nova presidente da Petrobras. Chambriard, ex-diretora-geral da ANP no governo Dilma Rousseff, possui formação em Engenharia Química e Civil pela UFRJ, com especialização em engenharia de reservatórios e produção de petróleo e gás.

A Petrobras confirmou a saída de Prates após as primeiras informações publicadas. Magda Chambriard, que ingressou na Petrobras em 1980, acumula vasta experiência na área de produção de petróleo e gás no Brasil.

A notícia, em nossa visão, é negativa. Embora a nova CEO tenha um currículo que demonstra competências técnicas na área, o principal fator está na interferência política dentro da companhia, que fica mais evidente após a demissão de Jean Paul Prates, que vinha realizando um ótimo trabalho a mando da Petrobras.

📌 Taurus (TASA4) registra leve contração na receita no 1T24, mas sinaliza melhora

Taurus (TASA4) divulgou seus resultados referentes ao 1T24, registrando uma receita líquida de R$ 448,9 milhões, uma leve contração de -0,9% em relação ao 1T23, embora já demonstre sinais de melhora em comparação ao trimestre anterior (4T23), com alta de +7,1%.

A queda na comparação anual se deu devido a uma menor receita no mercado interno, de -24,4%, ainda impactado pelas mudanças nas regras para aquisição e registro de armas. Por outro lado, as vendas no mercado externo apresentam tendência de recuperação, com alta de +3,6%.

Destacamos também o excelente controle de despesas realizado pela companhia, com uma redução de -25,2% nas despesas operacionais. No entanto, o menor faturamento, juntamente com o aumento dos custos de produção, gerou impactos negativos nas margens da empresa.

O lucro líquido foi de R$ 18,9 milhões, uma queda de -46,6% na comparação anual.

No geral, acreditamos que os resultados deste trimestre, embora ainda fracos, sinalizaram um ponto de inflexão para a companhia, demonstrado pela recuperação das receitas nos EUA. Quanto ao Brasil, continua sendo o principal obstáculo, mas acreditamos em uma tendência de melhora no segundo semestre, com o retorno da demanda.

Resultado Neutro.

Um abraço e bons investimentos

Sérgio

Conheça Nossas Assinaturas

E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?

Faça como mais de 27 mil investidores, escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!

Veja os depoimentos
de alguns assinantes

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha seus dados e Receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de entrada

Mais para explorar

Seus investimentos com Resultados Profissionais

Você quer dar um gás nos seus investimentos? Saiba que temos Assinaturas de Análises e Recomendações que podem te ajudar.

Clique no botão abaixo e conheça as nossas assinaturas:

prux
×
Oportunidade única Oportunidade única