Após mais de 20 anos trabalhando no mercado financeiro, posso dizer que conheço muito mais sobre investidores do que sobre análise de investimentos.
Conhecer a “cabeça” do investidor — seus medos, anseios, dúvidas e sentimentos — me ajudou a ser um profissional e investidor melhor.
Digo isso porque sempre vi, na prática, onde as pessoas erravam e tive a chance de não repetir esses erros.
Aprendi cedo que “o erro mais barato é o do outro”.
Uma das características que sempre me intrigaram nos investidores é a capacidade de se auto sabotar. Ou seja, o investidor tem todas as condições de investir bem, mas não o faz.
Obviamente, existem vários motivos que levam à autossabotagem, mas o principal deles é a teimosia.
No dia a dia, lidamos com pessoas teimosas — e nós mesmos, muitas vezes, deixamos boas oportunidades passarem simplesmente por não querermos fazer as coisas de forma diferente.
UM EXEMPLO REAL
Deixo claro que meu intuito não é expor ninguém, mas quero mostrar na prática o quanto ser “teimoso” pode ser prejudicial para o investidor:
Basicamente, o que ocorreu no diálogo acima é que o cliente não quis renovar a assinatura por considerar nossos resultados ruins — chegando a dizer que foi um “desperdício” ter sido nosso cliente.
Ao ser questionado sobre qual Carteira ele seguia, respondeu: “Dividendos”. Explicamos que não era possível ter resultados ruins seguindo essa Carteira, pois, desde o início, ela sempre entregou bons resultados.
Foi explicado também que essa Carteira tem anos bons e outros nem tanto, mas que ela entrega o que mais importa: consistência.
Inclusive, desconheço uma Carteira com foco em dividendos melhor do que a nossa.
Mencionei ainda que realizamos mentorias mensais sobre a Carteira e que, em caso de dúvidas, o cliente poderia ter nos procurado — ou seja, não existem desculpas para não ter uma ótima Carteira de Dividendos.
Pela reclamação, ficou claro que o cliente jamais seguiu a Carteira da forma recomendada e, obviamente, precisava encontrar um culpado que não fosse ele.
O motivo de não ter feito o que deveria? Simplesmente a teimosia.
REFLEXÃO FINAL
A notícia ruim é que muita gente vai continuar preferindo “teimar” do que ganhar dinheiro. A boa notícia é que é possível mudar e investir melhor.
O que você escolhe?
Um abraço e ótimos investimentos,
Tiago
RESULTADO DA CARTEIRA DIVIDENDOS+
Aproveitando que mencionei a Carteira, confira abaixo o desempenho da Carteira Dividendos+, que segue se destacando por sua consistência e geração de renda ao longo dos anos:
COMO TER ACESSO À CARTEIRA DIVIDENDOS+
A Carteira Dividendos+ faz parte da assinatura Capitalizo Invest, criada para quem busca renda recorrente, estabilidade e crescimento no longo prazo.
Com ela, você tem acesso a análises completas, atualizações mensais e acompanhamento direto da nossa equipe de especialistas — tudo de forma prática e acessível.
Clique no botão abaixo.