Muitas vezes, os investidores acabam cometendo erros influenciados pelo mercado financeiro (assessor de investimentos, gerentes de bancos ou aquele Youtuber favorito.
E a principal razão para isso é o desejo do investidor de fazer alguma grande mudança em seus investimentos para responder aos acontecimentos políticos e/ou econômicos, por exemplo.
Porém, o que a maioria dos investidores não sabe é que, raramente, grandes mudanças são necessárias. Montando uma boa carteira, pequenos ajustes bastam.
Gosto de usar o exemplo do dono de uma padaria: se ele vende pão, não importa quem ganha a eleição, ele continua vendendo pão.
Dependendo das condições econômicas, talvez valha a pena mudar um fornecedor de insumos, ou testar uma receita diferente, mas é quase impossível que a melhor escolha seja largar o negócio de padarias…
Por isso, senti a necessidade de escrever este artigo. Para explicar para você a forma certa de responder às mudanças na economia global, e para que você não cometa erros que podem custar caro.
Acompanhe!
1- ACOMPANHE O QUE IMPORTA
Nem tudo que acontece importa para seus investimentos, e não temos como acompanhar tudo o que acontece em todos os países do mundo.
Isso, na verdade, nem faria sentido.
Quando se trata de investimentos, devemos focar nossos estudos nas regiões e nos indicadores mais importantes para fazermos projeções de longo prazo.
Entender as tendências da China, Índia, Europa, e principalmente dos Estados Unidos já é o suficiente para nos posicionarmos melhor.
O que acontece na Colômbia, Hungria, e Mongólia provavelmente não é tão relevante para a economia global ou para a construção de uma carteira de investimentos.
Por isso, foque em entender o que está acontecendo nas economias que de fato afetam seus investimentos!
2 – ALONGUE OS PRAZOS DE SUAS ANÁLISES
É muito mais fácil acertar uma projeção do que deve acontecer em 50 anos do que em 2.
O curto prazo é muito imprevisível, enquanto o longo prazo segue uma lógica mais clara.
Aqui na Capitalizo, desde 2017 fazemos projeções de longo prazo, e dificilmente erramos porque não estamos preocupados com o que vai acontecer na semana seguinte.
Lá atrás, quando víamos o juro nos Estados Unidos muito baixo, sabíamos que, devido ao contexto econômico, ele tenderia a subir – e acertamos.
Da mesma forma, sempre projetamos um dólar mais valorizado no longo prazo em relação a outras moedas, especialmente o real, por isso recomendamos exportadoras que se beneficiariam desse cenário. Acertamos de novo.
Vale mencionar que não tentamos adivinhar o valor exato dos juros e do câmbio, mas sim como podemos aproveitar as variações fiscais e cambiais para beneficiar a carteira.
É isso que importa: fazer projeções realistas, em prazos mais fáceis de visualizar, e montar sua carteira de acordo.
3 – SEJA REATIVO
Existe um mito de que ser reativo em relação ao mercado é errado.
Na verdade, é uma boa estratégia.
Um exemplo é o que aconteceu nos últimos anos, com a pandemia.
Tivemos que nos adaptar rapidamente, pois muitas tendências foram antecipadas, como o crescimento do e-commerce e da inteligência artificial – e essa adaptação rendeu muitos frutos.
Nós aproveitamos o momento para nos vender parte das posições em empresas locais e alocar em ativos internacionais.
Quem é cliente nosso sabe que a maior parte das recomendações de empresas internacionais ocorreu entre abril e maio de 2020.
Nós criamos uma carteira internacional que nos permitiu aproveitar a valorização de empresas lá de fora que conseguiram repassar preços durante a crise. Isso gerou proteção e ganhos.
Tudo isso foi apenas uma reação certeira ao novo cenário. Precisamos derrubar o mito de que o investidor precisa adivinhar o que vai acontecer. Nós não fazemos isso.
Quando pensamos em estruturar uma carteira com diferentes cenários, estamos sendo reativos de forma inteligente, o que é mais barato do que tentar adivinhar o futuro.
Por isso, não “compre a ideia’ de que girar a carteira a todo momento é bom ou fazer te fazer ganhar dinheiro. Nada rende mais do que uma boa alocação e diversificação.
valorize o seu dinheiro, assim como valorizamos o dos nossos clientes
VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM SEUS INVESTIMENTOS?
O objetivo da Capitalizo Consultoria é que nosso cliente tenha acesso às melhores recomendações do mercado, adequadas ao seu perfil, de forma independente e transparente.
Por isso, quero fazer um convite!