Um dos principais motivos da excelente rentabilidade da Carteira de Ações Tiago Prux é o que chamamos de “pensamento global”.
Ser um investidor global nada mais é do que procurar as melhores ações onde quer que elas estejam.
Apesar de parecer óbvia, essa forma de investir não é seguida pela maioria dos investidores brasileiros.
São pessoas que possuem baixa exposição a ações de empresas estrangeiras ou de companhias que possuem receita relevante fora do país (exportadoras).
Justamente na categoria das exportadoras, existem empresas brasileiras que têm fortíssimas vantagens competitivas.
Especialmente aquelas que possuem muitos custos em moeda local (R$) e que conseguem se diferenciar pelos baixos custos de produção.
Os exemplos mais comuns são as empresas do agronegócio e de commodities.
Esse é o tipo de ação que considero de fundamental importância para a construção de ganhos consistentes, e que não pode faltar na Carteira Tiago Prux.
QUAIS AS VANTAGENS DE POSSUIR RECEITAS DOLARIZADAS?
Como primeira vantagem, merece destaque a diversificação.
O fato de uma empresa brasileira possuir parte de suas receitas atreladas ao dólar indica que ela detém mercados localizados ao redor do mundo.
Isso pode ser encarado como um grande aliado para que a companhia busque expandir ainda mais seus horizontes de atuação, conquistando novos mercados e, consequentemente, agregando valor ao seu fluxo de receitas.
A diversificação também pode ser benéfica em momentos de crise, principalmente quando estas forem pontuais em determinadas regiões ou países.
Por exemplo: muitas empresas que possuem parte de seus mercados localizados fora do Brasil sofreram menos os impactos da nossa recessão entre 2015 e 2017, dado que a demanda externa não foi afetada.
Outra vantagem da dolarização está ligada ao próprio dólar. Como comentado, o dólar americano é a principal moeda de referência nas negociações internacionais.
E, quando comparado ao nosso Real, fica evidente o quão forte ele se mostra, sofrendo menores efeitos de desvalorização.
Por fim — e ainda na linha da desvalorização —, podemos destacar a importância de se ter receitas dolarizadas em meio às variações do câmbio. Em momentos de enfraquecimento do Real, essas empresas podem ser beneficiadas.
Na Capitalizo, a nossa visão sobre o dólar é a mesma desde 2017: ele é, e continuará sendo, forte durante muitos anos.
DESCORRELAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DE RISCOS
Outro fator que mostra a importância de se ter ações de exportadoras — e que a maioria dos investidores pouco percebe — é o que chamamos de descorrelação e diversificação de riscos.
Para entender na prática como isso funciona, responda a esta pergunta:
Será que faz sentido, além de viver e trabalhar no Brasil, ainda ter todos os investimentos correlacionados somente à economia local?
Assim como os nossos analistas, meu entendimento é que não faz sentido.
Por isso, se você ainda não tem uma boa parte da sua Carteira em Ações de Exportadoras, talvez seja hora de repensar sua Estratégia.
CONHEÇA A CARTEIRA DE AÇÕES ” TIAGO PRUX”
A Carteira Tiago Prux segue exatamente esse princípio: visão global, foco no longo prazo e diversificação estratégica.
Com ela, você investe em empresas brasileiras e internacionais de forma prática, mantendo sua carteira sempre atualizada em apenas 10 minutos por mês.
Abaixo, você confere o gráfico de rentabilidade da Carteira Tiago Prux e um vídeo explicativo, mostrando em detalhes como ela funciona na prática:
Essa carteira faz parte da assinatura Capitalizo Invest, onde você tem acesso a todas as nossas recomendações exclusivas.
Clique no botão abaixo e comece a investir com quem já entrega resultados consistentes desde 2017.