Os preços dos contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira (24/09), alcançando o maior ganho intradiário em mais de um ano. O aumento foi impulsionado por um pacote de novos estímulos monetários da China e pelo reabastecimento de estoques antes dos feriados chineses.
O contrato de janeiro de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou o dia com alta de 4,64%, a 699,5 iuanes (99,38 dólares) por tonelada, marcando o maior aumento diário desde 29 de maio de 2023.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para outubro subiu 5,8%, alcançando 94,65 dólares por tonelada.
O banco central da China anunciou o maior pacote de estímulo desde a pandemia, visando tirar a economia de seu estado deflacionário e alcançar as metas de crescimento do governo. No entanto, analistas destacam que mais medidas fiscais são essenciais para atingir esses objetivos.
O pacote, que inclui mais financiamento e cortes nas taxas, representa a mais recente tentativa de Pequim de restaurar a confiança após uma série de dados decepcionantes que levantaram preocupações sobre uma desaceleração estrutural prolongada.