Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os FIIs, Fundos de Investimento Imobiliário, são excelentes aplicações para aquela pessoal de perfil mais conservador, mas que quer colocar um pé na renda variável. Por oscilarem menos que as ações por exemplo, eles são conhecidos como a renda fixa da bolsa. Porém, mesmo sendo ativos que envolvem menos riscos, ainda assim podem ser alvos de venda, entenda a seguir!

Pode não ser um hábito muito aceito entre os investidores de longo prazo, uma vez que visam comprar nas crises e carregar as posições para a vida inteira. Mas, como as operações de venda não são exclusividade dos traders, toda posição em renda variável deve ser revisada e, caso necessário, vendida.

Nesse post, veremos os principais motivos que levam os investidores a fecharem suas posições e, por fim, no que você precisa ficar de olho para saber quando vender um fundo imobiliário. Vamos lá:

Antes de tudo, temos que observar algumas características básicas dos fundos imobiliários.

Digamos que um investidor comprou um fundo imobiliário pois ele estava:

  • Com um preço atrativo;
  • Pagando bons dividendos;
  • Taxa de vacância sempre baixa.

Para esse investidor, esses foram os motivos que o levaram a comprar as cotas. Até aqui está tudo dentro do plano, mas é depois disso que a maioria dos investidores cometem o erro de não acompanhar e nem revisar suas posições no mercado.

Acompanhe seus fundos

É muito importante para o investidor criar o hábito de acompanhar suas posições com o passar do tempo. Pois, muitas vezes uma aplicação está indo mal e, por não acompanhar, ele pode perder uma parcela muito maior do investimento. 

Por isso, deve-se estar por dentro do que está acontecendo com os fundos imobiliários que você tem em carteira. E não se iluda achando que vai precisar de 4 telas e um computador potente para passar o dia vigiando o sobe e desce das cotas. Algo como seu próprio celular já pode resolver todos os problemas.

Basta ficar de olho nos relatórios mensais que os fundos disponibilizam. Além disso, nosso time pode te ajudar a ficar por dentro de todas essas atualizações do mercado de FII’s e ainda te entregar as melhores recomendações de carteiras diversificadas.

Tudo isso, adquirindo o Carteiras Capitalizo, nosso produto recomendado para quem deseja diversificar seus investimentos de acordo com seu perfil. Com ele, você conta com o nosso suporte para montar sua carteira personalizada e, em seguida, acompanhar sua performance.

Então, pegando nosso investidor do exemplo acima, ele compra as cotas depois de analisar e concluir que, por conta daqueles motivos, estaria fazendo um bom negócio. Então, após a compra, ele deve incluir essa posição em algum tipo de controle a fim de acompanhar se aqueles atrativos que ele observou ainda estarão presentes com o passar do tempo.

Existem várias formas de controlar suas posições. Seja por planilha eletrônica, aplicativo, ou até mesmo papel e caneta, não importa. Tendo esse controle em mãos, fica mais fácil de revisar suas posições.

Agora, vamos entender o que deve ser observado enquanto você estiver revisando sua carteira para saber se, de fato, é hora de vender ou não suas cotas de fundos imobiliários.

Quando o fundo fica em segundo plano

É fácil de observar quando um fundo começa a ser deixado de lado pelos gestores.

Por exemplo, imagine um fundo que paga ótimos dividendos ao longo dos meses, é um fundo bem gerido com vários imóveis de shopping espalhados por todo o território nacional. Temos, então, um excelente fundo imobiliário que pode compor a carteira do nosso investidor hipotético, correto?

Claro que sim! Visto que ele busca investimentos para longo prazo e essa aplicação se encaixa perfeitamente em seu perfil.

Mas, como nem tudo são flores, a liderança do fundo pode perder o interesse em tocar a gestão com a mesma qualidade que outrora. Nesse quesito, várias coisas podem acontecer como, por exemplo, uma troca de gestores ou a saída de pessoas importantes para a excelente administração do fundo.

Partindo desse princípio, você consegue, rapidamente, notar esse desinteresse por parte dos gestores avaliando os relatórios mensais que os FIIs disponibilizam para seus investidores. 

Basta um acompanhamento superficial para perceber quando os relatórios passam a ficar cada vez mais pobres de informações em relação aos prévios. Isso demonstra uma certa dificuldade em manter o fundo atrativo para novos investidores.

Quando há dificuldade em manter os imóveis alugados 

Todo e qualquer imóvel alugado passa por períodos de vacância, que é quando não há inquilino alugando o espaço. Mas, um bom fundo imobiliário consegue manter essa taxa de vacância sempre baixa, pois utiliza algumas estratégias que colaboram com isso, como por exemplo ter vários imóveis sob gestão, não dependendo de apenas um ou outro cliente.

Usando nosso exemplo, o investidor comprou um fundo que consegue manter as taxas de vacância em baixa, o que é ótimo. Porém, caso ele perceba uma certa alta nessa vacância já é um sinal de alerta, pois um fundo bem administrado tende a manter esse resultado ao longo do tempo. 

Então, não conseguir manter os imóveis sob gestão alugados é um forte sinal de que o fundo não está mais atrativo para o investidor, principalmente, se, anteriormente, ele vinha entregando um ótimo resultado.

Quando a gestão do FII não passa mais confiança

Confiar no time de gestão do fundo que você investe é o pilar central a ser avaliado, afinal eles estão cuidando do seu patrimônio!

Então, caso aconteça alguma mudança no time que gerencia algum fundo em que você investe, busque saber quem é a pessoa que está assumindo, se ela tem um bom histórico com gestão de fundos e se é capacitada para exercer tal função.

Logo, caso você não acredite ou duvide do potencial da pessoa, não faz mais sentido confiar uma parte do seu patrimônio no respectivo fundo.

Considerações finais

É fato que são muitas variáveis para prestar atenção. Mas, o investimento em imóveis é uma das formas mais antigas, e mais inteligentes, de gerar excelentes ganhos de capital. 

Já o investimento em fundos imobiliários é ainda mais inteligente, pois além dos dividendos serem isentos de imposto de renda, você conta com um time inteiro de gestão que cuida de toda a parte estrutural do imóvel e ainda lida com os inquilinos.

Se você já investe ou deseja começar a investir em fundos imobiliários, conheça nossos resultados e faça parte agora mesmo do time Capitalizo:

Esse é resultado acumulado da nossa Carteira de FII’s do produto Top Fundos desde agosto de 2017, onde nossa carteira batendo de longe a rentabilidade do IFIX (Índice de desempenho dos principais FII’s da bolsa) e do CDI. Ah, e isso sem contar com os alugueis recebidos ao longo de todos esses meses!

Lembre-se: sendo cliente Capitalizo, você também:

 Tem acesso total a nossa equipe de atendimento por e-mail, WhatsApp e Telegram;
 Recebe materiais, e-books e relatórios exclusivos;
 Pode solicitar uma análise de seus investimentos já existentes;
 Assiste às mentorias fechadas para clientes e tira suas dúvidas direto com o Tiago Prux.

Tem alguma dúvida sobre o produto? Então entre em contato conosco e fale com a gente!

Conheça o Top Fundos e receba as melhores recomendações e acompanhamento do mercado de Fundos de Investimentos

Top Fundos de Investimentos é o produto mais completo do mercado. Com ele, você receberá recomendações para investir nos mais diferentes Fundos:

  • Fundos de Renda Fixa
  • Fundos de Previdência
  • Fundos Internacionais
  • Fundos Multimercados
  • Fundos de Ações 
  • Fundos Imobiliários
  • Três Carteiras Recomendadas de Fundos de Investimentos e a nossa Carteira de Fundos Imobiliários

Além da possibilidade de diversificação de carteira, você terá acesso total a nossa equipe de atendimento via telefone, e-mail, WhatsApp e Telegram, sempre que precisar.

--

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795

Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

Roberto Martins de Castro Neto, CNPI EM-2423

--

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2022 – Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Vezy

Receba nossos relatórios Grátis