Analistas consultados pelo Banco Central elevaram pela terceira semana consecutiva a previsão para a taxa Selic ao final de 2026, passando de 12,25% para 12,50%.
Essa alteração reflete as preocupações com a inflação, impulsionadas pelo aumento dos preços do petróleo devido à guerra entre os Estados Unidos e Israel contra o Irã, que afetou o fluxo da commodity pelo Estreito de Ormuz.
Na semana anterior, o Banco Central reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, fixando-a em 14,75% ao ano, mas ressaltou a necessidade de cautela nas próximas decisões em razão do aumento da incerteza decorrente dos conflitos no Oriente Médio.
Os economistas consultados continuam prevendo um corte de 0,5 ponto percentual na Selic em abril, para 14,25%. Para 2027, a expectativa de taxa de juros se mantém em 10,50%.
Além disso, a projeção para o IPCA em 2026 subiu de 4,10% para 4,17%, enquanto a expectativa para o PIB deste ano passou de 1,83% para 1,84%.