Se você investe em ações, você pode lucrar com dividendos e gerar uma renda extra sem esforço!
Entre as diversas estratégias no mercado de capitais, focar em dividendos é uma das mais populares. Essa abordagem pode proporcionar retornos relevantes e consistentes, desde que o investidor entenda como investir para esse fim.
Neste artigo, você entenderá o conceito de dividendos, bem como as características de boas pagadoras e a importância de recomendações profissionais. Confira!
O que são os dividendos?
Dividendos são a parte do lucro líquido das empresas que é distribuído aos acionistas, conforme estabelecido no Art. 202 da Lei 6.404/76.
Cada companhia define o percentual mínimo de distribuição de proventos em seu estatuto, mas muitas adotam a margem mínima de 25% do lucro líquido.
Os juros sobre capital próprio também são uma forma de distribuição de capital pelas empresas. Eles ocorrem quando a empresa investe parte do lucro e redireciona os juros das aplicações aos acionistas.
E os dividendos, aliados ao crescimento das empresas, podem gerar um efeito “bola de neve” no crescimento do seu patrimônio.
Como funciona o sistema de datas e recebimentos?
Prestar atenção nas datas referentes aos proventos é um fator importante para se organizar.
A data de “declaração” ou “aprovação”, por exemplo, é quando o conselho de administração da companhia revela a quantia e a data na qual será feito o pagamento.
Você acompanha essas informações através dos “fatos relevantes” que a empresa comunica.
A data “com” é basicamente a data na qual você deve ter uma ação para receber os seus dividendos. O dia seguinte, no qual ter a ação não proporciona os dividendos, é considerado como data “ex”.
Os proventos são pagos por ação, portanto, quanto mais ações você tiver de uma companhia, maior o valor a receber na sua conta corrente.
Por se tratar de parte do lucro, os dividendos não são tributados com IR. Já os juros sobre capital próprio são tributados em 15%.
Sendo assim, vamos imaginar que uma empresa divulgue que o pagamento de R$ 0,50 por ação será feito em 31/03, tendo como base a data “com” em 30/12.
Ao possuir 500 ações daquela empresa em 30/12, você receberá R$ 250,00 de dividendos em março.
Quais são as características de empresas que pagam bons dividendos?
Muito mais do que observar o dividend yield das empresas, existem aspectos comuns entre boas pagadoras de dividendos que você precisa observar.
A seguir, trouxemos algumas das características básicas de empresas que tendem a distribuir dividendos atrativos e, consequentemente, são boas opções de aportes.
Boa geração de caixa
Se a companhia tem boas vendas e dispõe de credibilidade no mercado em que atua, a tendência é gerar bons lucros e distribuir bons dividendos.
Segmentos como bancos, energia elétrica, saneamento básico, calçados, medicamentos, entre outros, costumam ser opções que geram bastante caixa durante o ano.
Portanto, você deve focar seus esforços de investimento em empresas mais sólidas, que proporcionam produtos ou serviços de grande interesse ou utilidade para o público.
Endividamento controlado
Para lucrar com dividendos, você deve observar também os indicadores de endividamento, a fim de identificar se as empresas podem honrar seus compromissos.
Empresas que pagam dividendos recorrentes tendem a apresentar baixo endividamento, necessitando gastar pouco para cobrir dívidas.
No sentido contrário, níveis altos de dívidas podem comprometer o fluxo de caixa, significando menos dinheiro para distribuir aos acionistas.
Rentabilidade atrativa
Pode parecer lógico, mas alta rentabilidade, ou seja, alto retorno sobre o investimento da empresa, também indica um maior poder de pagamento de dividendos.
Empresas que apresentam um ROE (Retorno sobre o patrimônio líquido) baixo, por exemplo, necessitam reter mais de seus resultados para investir nos negócios.
Todavia, as empresas que trazem indicadores de ROE altos, precisam investir bem menos e isso pode gerar grandes sobras de caixa para distribuir aos acionistas.
Baixo risco
Por mais que a renda variável seja um investimento de alto risco se compararmos com a renda fixa, algumas ações específicas podem ser menos arriscadas do que outras.
Empresas que distribuem proventos com frequência aos acionistas tendem a ter modelos de negócios mais estáveis e previsíveis.
Essas tendem a ser companhias mais maduras e que sabem a importância de não gastar mais do que podem, gerando assim um bom fluxo de caixa e tendo indicadores animadores.
Como as recomendações da Capitalizo podem ajudar você a lucrar com dividendos?
Se você quer saber como compor uma boa carteira de dividendos, saiba que o estudo do mercado financeiro é importantíssimo.
Quanto mais você absorve informações sobre os negócios das companhias, notícias da macroeconomia e valuation, maiores as chances de lucro.
Para isso, muitos investidores necessitam de um direcionamento que ajude a tomar melhores decisões, a fim de ajudá-los a escolher ativos que podem ser vantajosos.
E contar com as recomendações de uma casa de análise é imprescindível para entender a bolsa, bem como suas oportunidades.
A Capitalizo, por exemplo, dispõe de uma carteira de dividendos com excelente performance, cujo retorno foi de 364% desde 2017, superando o IBOV que rentabilizou no mesmo período 103%.
Portanto, é possível lucrar com dividendos ao longo do tempo, observando atentamente as movimentações do mercado e contando com a expertise de profissionais que podem te ajudar a fazer boas escolhas.
Conheça o Carteiras Capitalizo e receba as melhores recomendações de longo prazo na Bolsa de Valores
Se você tem o objetivo de investir em ações na bolsa de valores com estratégia e foco no longo prazo, seja visando a rentabilidade ou o recebimento de dividendos, o ideal para você são as CARTEIRAS CAPITALIZO.
Com elas, você conta com análises e recomendações para identificar boas empresas de diversos ramos e com diversos focos, incluindo dividendos. Dá uma olhada no resultado da nossa carteira com foco em dividendos:
As Carteiras da Capitalizo trazem análises e recomendações para identificar boas empresas e oferecem várias opções de foco, como: Dividendos, Crescimento, Top Recomendadas, Small Caps, Buy and Hold Raiz, Internacionais e outras!
Além disso, com qualquer uma dessas carteiras, deixamos você por dentro dos avisos de pagamentos de dividendos, fatos relevantes, análises setoriais e análises de relatórios trimestrais e anuais das empresas!
Esse é o auxílio que você precisa para construir e diversificar seu portfólio, investindo nas melhores companhias do Brasil e do Mundo!