No mercado financeiro existe uma máxima que diz que “comprar uma ação é fácil; difícil é saber quando vender”.
Eu concordo em partes com essa afirmação, pois sempre temos que saber o que fazer.
Porém, depois de mais de duas décadas no mercado, reconheço que a maior parte dos investidores até “leva algum jeito” para comprar uma ação, mas tem sérias dificuldades para tomar a decisão de vender ou manter um papel na carteira.
Muitos, infelizmente, se “casam” com ações de empresas ruins. Já outros vendem cedo demais, deixando de ganhar (muito) dinheiro.
Nesse sentido, saber quando comprar, quando vender e quando manter é fundamental para quem busca ganhos consistentes na Bolsa de Valores.
Quando VENDER é importante?
Como costumo dizer, qualquer ação — de qualquer empresa — pode cair ou ficar “de lado” por um tempo. Isso faz parte.
Porém, manter uma ação de uma empresa que perdeu seus fundamentos de longo prazo e, ainda por cima, não para de cair, pode ser fatal para a sua carteira.
Entendo que, muitas vezes, o investidor não consegue se desfazer desses papéis porque “já caíram demais” ou porque são de “boas empresas”.
Mas é fundamental saber que as coisas mudam — e, quando isso acontece, o investidor também precisa mudar.
Além disso, muitos se deixam levar pelo fator emocional, esquecendo que, para ganhar dinheiro, é preciso ser profissional e racional.
Abaixo, seguem algumas recomendações de venda que demos nos últimos anos:
Como você pode perceber, a grande maioria delas gerou muitos ganhos para os nossos clientes.
Mais importante que isso: muitas ações despencaram após nossas recomendações de venda — justamente porque seus fundamentos pioraram.
Entre os casos mais emblemáticos da lista acima, temos Magalu (MGLU3), cuja recomendação de venda foi dada em julho de 2019, com ganho total de 346%.
Passados mais de seis anos da recomendação, as ações MGLU3 “derreteram” mais de 80%, sem perspectivas de recuperação.
Mesmo ações de boas empresas também caem. O problema é ficar casado com ações de empresas ruins ou que mudaram seus fundamentos de longo prazo, como foi o caso de Magalu.
Quando MANTER é importante?
Além de saber quando vender, é fundamental saber quando manter uma ação em carteira.
Infelizmente, muitos investidores vendem uma boa ação só porque “subiu 30%” ou porque leram nas redes sociais que “agora está cara”.
Quando as perspectivas são boas, o melhor é não fazer nada. Saber ganhar é tão importante quanto saber perder.
Abaixo, algumas recomendações nossas que, mesmo após fortes altas, seguem em carteira — algumas ainda com recomendação de COMPRA:
“Ah, Tiago, mas essas recomendações são antigas.”
Algumas sim, outras não. E isso importa pouco.
O fato de uma compra ter sido dada em 2017 ou em 2025 não diz nada por si só.
O fato de uma ação ter subido +100% ou caído –50% após a recomendação também não diz nada, isoladamente.
O que importa é uma única coisa — a mais importante: as perspectivas futuras. Nesse sentido, quando a recomendação foi dada ou quanto a ação já subiu/caiu tem pouca relevância.
Entre as recomendações acima, temos o caso de Aura (AURA33), que sube 282% desde 2021.
É natural ter a falsa percepção de que a ação “já subiu muito”, mas, se as perspectivas seguem boas, ela pode (e deve) subir ainda mais. Tanto é verdade que, desde o início de 2024 até agora, AURA33 já subiu mais de 500%.
Somente em 2025, as mesmas ações avançam incríveis 128%.
Investidor que quer ganhar dinheiro na Bolsa precisa olhar para frente.
Saiba SEMPRE o que fazer
E você, quer ter acesso às melhores recomendações do mercado e saber exatamente quando comprar, vender ou manter suas ações?
E para que isso não fique apenas na teoria, veja abaixo o desempenho das nossas três Carteiras de Longo Prazo, que já entregaram resultados muito acima do Ibovespa:
Tenha acesso a essas carteiras
Todas essas carteiras fazem parte da assinatura Capitalizo Invest.
Com ela, você terá acesso imediato às nossas Carteiras Recomendadas de Ações — Dividendos+, Internacional, Micro e Small Caps e Tiago Prux — todas criadas para oferecer segurança, diversificação e crescimento patrimonial consistente.
Clique no botão abaixo e comece agora mesmo a investir com estratégia e tranquilidade.