Hoje vamos falar um pouco sobre dois grandes investidores: o Barsi, que talvez seja o investidor brasileiro mais conhecido, e também o Buffett, que com certeza é o investidor com maior sucesso e visibilidade da história.
É comum, quando estou conversando com algum cliente do nosso serviço de Consultoria, ser questionado sobre as estratégias desses megainvestidores.
Por isso, nossa avaliação indica que é possível aprimorar as táticas desses investidores e, quem sabe, obter retornos percentualmente superiores ao longo do tempo. Claro, esse é um desafio considerável. No entanto, acreditamos que é viável.
Hoje, então, vamos falar sobre as estratégias de Buffett e Barsi e como tentamos construir em cima delas aqui na Capitalizo.
WARREN BUFFETT E COMO ELE INVESTE
Warren Buffett é um dos investidores mais bem-sucedidos e respeitados do mundo.
Conhecido como o “Oráculo de Omaha,” ele é CEO da Berkshire Hathaway, uma holding multinacional com participação em várias empresas. Buffett é admirado por identificar valor onde outros não veem, o que o tornou bilionário.
Buffett segue uma abordagem de “investimento em valor,” inspirada por Benjamin Graham, seu mentor. Ele busca empresas subvalorizadas mas com fundamentos sólidos, alto potencial de lucro e perspectivas de crescimento a longo prazo.
Ele investe em negócios que entende e que têm uma vantagem competitiva durável, como marcas fortes ou produtos diferenciados.
Além disso, Buffett prefere empresas com gestão confiável e competente e que demonstrem consistência nos resultados financeiros.
Ele é conhecido por manter ações por muitos anos, o que é ilustrado pelo famoso ditado: “Nosso período favorito para manter uma ação é para sempre.”
LUIZ BARSI E COMO ELE INVESTE
Luiz Barsi é um dos maiores e mais renomados investidores individuais da Bolsa de Valores do Brasil. Com uma trajetória de sucesso que começou com origens humildes, Barsi se destacou por construir um patrimônio sólido ao longo de décadas.
Ele é adepto do “investimento em dividendos,” priorizando ações de empresas que têm um histórico consistente de pagamento aos acionistas.
Barsi acredita na importância de acumular um patrimônio ao longo do tempo e em gerar uma “aposentadoria própria” por meio de dividendos.
Assim como Buffett, ele investe em empresas sólidas, com boa governança e que atuam em setores considerados essenciais, como energia elétrica, bancos e saneamento.
A estratégia de Barsi também é de longo prazo: ele compra ações para mantê-las, aproveitando o efeito dos juros compostos ao reinvestir os dividendos para aumentar seu patrimônio continuamente.
E COMO PODEMOS VENCER ESSES GRANDES INVESTIDORES?
A primeira vantagem que temos, como comento sempre, é que podemos aprender com os erros e acertos desses investidores.
Enquanto eles tiveram que trilhar o caminho por conta própria por décadas, em um mercado muito mais antiquado, hoje nós podemos estudar o que fez eles ganharem tanto e replicar.
Quando definimos as estratégias que seriam utilizadas na nossa casa de análise e a estrutura do setor de análise, usamos muito do que o Buffett faz.
Além disso, é importante lembrar que esses dois investidores, principalmente o Buffett, têm um problema. É um problema bom, mas é um problema: o tamanho das posições que eles têm.
O tamanho do patrimônio de Buffett inviabiliza, por exemplo, o investimento em empresas menores, as small caps. Não faria sentido ele comprar uma empresa de poucos milhões de reais tendo bilhões sob sua administração.
Por isso, ele nem olha essas possibilidades – que muitas vezes trazem altos retornos percentuais.
Então, o investidor pessoa física tem essa vantagem: mais mobilidade para conseguir se posicionar em ativos com maior potencial de crescimento.
Outra coisa que nós adaptamos do Buffett é o pensamento global. Entendemos que o mundo todo é um lugar para investir.
Hoje, temos acesso às principais bolsas do mundo, e é importante ter esse equilíbrio na carteira e pensar no mundo, não só no Brasil – onde há sim oportunidades boas, mas também mais risco.
CONHEÇA A CAPITALIZO CONSULTORIA
A nossa ideia na Capitalizo é justamente isso: trazer para as pessoas o que os melhores investidores fazem e adaptar à nossa realidade.
Hoje, nós temos uma estratégia bem clara na nossa casa, e temos um setor de análise bem organizado.
Na Consultoria da Capitalizo, por exemplo, nossos especialistas com mais de 20 anos de mercado podem conversar com você e avaliar seus objetivos e prazos, criando uma carteira personalizada para você ter segurança e potencial com base nos ensinamentos desses gênios do mercado.
VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM SEUS INVESTIMENTOS?
Como você viu, o objetivo da Capitalizo Consultoria é que nosso cliente tenha acesso às melhores recomendações do mercado, adequadas ao seu perfil, de forma independente e transparente.
Por isso, quero fazer um convite!