Destaques da Economia e do Mercado Hoje – 04/02/2025
Olá, tudo bem?
Seguem as principais notícias dessa terça-feira:
Copom reforça alta de 1 p.p na Selic em março, caso cenário se confirme.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reiterou, em ata divulgada nesta terça-feira (04/02), que prevê um novo aumento de 1 ponto percentual na taxa Selic na próxima reunião, caso o cenário econômico evolua conforme o esperado.
O documento destaca que a decisão segue o compromisso de convergência da inflação à meta.
O comitê mencionou a desancoragem das expectativas de inflação como um fator relevante, alertando que isso pode exigir uma política monetária mais rigorosa. Também apontou riscos adicionais ligados ao ritmo da economia e à condução das políticas internas e externas, especialmente via câmbio.
A última reunião do Copom, realizada em 28 e 29 de janeiro, elevou a Selic para 13,25% ao ano, com nova alta de mesma magnitude sinalizada para março.
Resumo do Mercado
Nos Estados Unidos, o S&P500 fechou o dia em alta de +0,72%.
Enquanto isso, o IBOVESPA, principal Índice do mercado brasileiro, caiu -0,63%.
Na coluna “Giro do Mercado”, o nosso analista Sergio Neto comenta a respeito de notícias e fatos relevantes de Spotify Technology (S1PO34, SPOT) e Petrobras (PETR4).
Já no artigo “Na bolsa, o curto prazo não importa. Será mesmo?“, você vai entender que um dos grandes erros dos investidores de longo prazo é achar que não precisam se preocupar com o que acontece no curto prazo.
As ações para ficar de olho na semana!
No vídeo de hoje, trazemos o nosso tradicional quadro, falando a respeito do que aconteceu na ultima semana e as ações que podem ter uma movimentação diferenciada nos próximos dias.
🗓️ Agenda de Dividendos
Confira as ações que pagarão proventos nos próximos dias. Os valores levam em conta Dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP):
📊 Na bolsa, o curto prazo não importa. Será mesmo?
Uma das teorias mais “estranhas” que eu escuto dos investidores de ações de longo prazo é que o “curto prazo não importa”.
A maioria fala isso porque, efetivamente, não sabe no que está investindo ou o que está fazendo.
Dessa forma, dizer que ”não dá bola” para o que acontece no curto prazo é uma boa forma de não se incomodar em ter que estudar e jogar os possíveis problemas lá para frente – já que é um investimento para o longo prazo, “tudo se resolve no futuro”.
No artigo de hoje, você vai entender que um dos grandes erros dos investidores de longo prazo é achar que não precisam se preocupar com o que acontece no curto prazo.
Clique no link abaixo e confira:
📌 Artigo | Na bolsa, o curto prazo não importa. Será mesmo?
Aproveite para conferir o desempenho histórico da Carteira Tiago Prux em relação ao Ibovespa, desde 2017:
Um abraço e ótimos investimentos
Tiago Prux
↪️ Giro do Mercado: a análise e notícias das principais empresas da bolsa
📌 Spotify (S1PO34, SPOT) registra lucro líquido de 367 milhões de euros no 4º trimestre de 2024
A Spotify Technology (S1PO34, SPOT) reportou um lucro líquido de 367 milhões de euros no quarto trimestre de 2024, revertendo o prejuízo de 70 milhões de euros registrado no mesmo período do ano anterior.
A receita trimestral da empresa foi de 4,24 bilhões de euros, um crescimento de +17% em relação ao ano anterior.
O número de usuários ativos mensais cresceu +12%, alcançando 675 milhões, superando as expectativas. O total de assinantes premium aumentou +11%, atingindo 263 milhões.
Para o primeiro trimestre de 2025, a Spotify espera adicionar mais três milhões de usuários ativos e dois milhões de assinantes premium. No pré-mercado de Nova York, a ação da empresa subiu +8,53%.
Resultado Positivo.
📌 Produção da Petrobras (PETR4) recua -10,5% no 4T24, mas atinge metas do plano estratégico
A produção total própria de óleo e gás natural da Petrobras (PETR4) no quarto trimestre de 2024 foi de 2,628 milhões de barris de óleo equivalente por dia (Mboed), queda de -10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No acumulado de 2024, a produção totalizou 2,698 Mboed, retração de -3% ante 2023.
O desempenho foi impactado por paradas para manutenção no campo de Búzios, compensadas pelo avanço da produção dos FPSOs Sepetiba, Maria Quitéria e Marechal Duque de Caxias.
Apesar da queda, a Petrobras cumpriu suas metas de produção dentro da margem prevista em seu Plano Estratégico 2024-2028+.
A companhia também registrou recordes anuais na produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões e 3,2 milhões de boed, respectivamente, representando 81% da produção total.
Um abraço e bons investimentos
Sérgio
Conheça Nossas Assinaturas
E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?
Faça como mais de 27 mil investidores, escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!