Destaques da Economia e do Mercado Hoje – 19/03/2025
Olá, tudo bem?
Seguem as principais notícias dessa quarta-feira:
Super quarta: Decisão de Juros no Brasil e EUA.
O Federal Reserve decidiu manter a taxa de juros entre 4,25% e 4,50% ao ano na reunião desta quarta-feira (19/03).
O banco central dos EUA também reafirmou a expectativa de reduzir os juros em -0,50 p.p. até o final do ano, distribuídos em duas reuniões, considerando a desaceleração econômica e a trajetória de queda da inflação.
A projeção do Fed para a inflação (PCE) subiu de 2,5% para 2,7%, ainda acima da meta de 2%. Já a estimativa de crescimento econômico foi reduzida de 2,1% para 1,7%, com leve alta no desemprego até o fim de 2025.
O mercado segue prevendo que a taxa de juros encerre o ano na faixa de 3,75% a 4,00%.
O Copom decidiu nesta quarta-feira (19/03) aumentar a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano, marcando a terceira alta consecutiva nessa magnitude.
A decisão foi unânime e mantém a taxa no mesmo patamar observado entre 2015 e 2016, período de crise econômica e política no Brasil.
O comunicado do Banco Central destacou a necessidade de uma política monetária mais contracionista diante da persistência da inflação elevada, resiliência da atividade econômica e pressões no mercado de trabalho.
O Comitê indicou que, caso o cenário adverso persista, pode haver um ajuste menor na próxima reunião, reforçando que a condução da política monetária seguirá focada na convergência da inflação à meta.
Resumo do Mercado
Nos Estados Unidos, o S&P500 fechou o dia em alta de +1,08%.
Enquanto isso, o IBOVESPA, principal Índice do mercado brasileiro, subiu +0,83%.
Na coluna “Giro do Mercado”, o nosso analista Sergio Neto comenta a respeito de notícias e fatos relevantes de Frasle Mobility (FRAS3) e Azzas 2154 (AZZA3).
Já no artigo “Os investidores perdem dinheiro no longo prazo“, você vai entender como são formados os investidores vencedores e os perdedores e saiba como é importante ter uma boa Estratégia, Disciplina e Paciência.
As 4 melhores ações para o curto prazo em 2025! Parte 3.
No vídeo de hoje, falamos sobre a Aura Minerals, destacando seu forte potencial para valorização mesmo após a recente alta.
🗓️ Agenda de Dividendos
Confira as ações que pagarão proventos nos próximos dias. Os valores levam em conta Dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP):
📊 Os investidores perdem dinheiro no longo prazo
Durante praticamente toda a minha carreira no mercado financeiro eu, Tiago, tive a oportunidade de conversar com (literalmente) milhares de investidores, tanto em reuniões presenciais, quanto por telefone.
Da mesma forma que conheci investidores extraordinários (pessoas focadas em ganhar dinheiro), eu também tive contato com uma grande maioria de pessoas que ou perdia ou nunca iria ganhar dinheiro.
Entenda como são formados os investidores vencedores e os perdedores e saiba como é importante ter uma boa Estratégia, Disciplina e Paciência:
📌 Artigo | Os investidores perdem dinheiro no longo prazo
Aproveite para conferir o retorno histórico do nosso portfólio Global de Ações, a Carteira Tiago Prux, desde 2017:
Um abraço e ótimos investimentos
Tiago Prux
↪️ Giro do Mercado: a análise e notícias das principais empresas da bolsa
📌 Frasle Mobility (FRAS3) divulga resultados do 4T24
A Frasle Mobility (FRAS3) divulgou seus resultados referentes ao 4T24, registrando uma receita líquida de R$ 1,1 bilhão, um avanço de +49,4% na comparação anual.
O crescimento mais expressivo no trimestre foi impulsionado principalmente pelo aumento da receita no mercado externo.
A melhora na logística marítima se destacou, liberando a demanda reprimida por produtos co-manufaturados e impulsionando a retomada das exportações, especialmente para os mercados argentino e norte-americano. Além disso, a valorização do dólar norte-americano também contribuiu para o resultado.
No mercado doméstico, o segmento de reposição permaneceu aquecido, impulsionado pela alta demanda por reparos em oficinas.
O lucro líquido atingiu R$ 135,1 milhões, uma alta de +43,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Resultado Positivo.
📌 Azzas 2154 (AZZA3) nega negociações sobre cisão ou compra de participação
A Azzas 2154 (AZZA3) informou na noite desta terça-feira (19/03) que não há qualquer discussão em andamento sobre compra de participação, cisão ou segregação de negócios da companhia.
Segundo fato relevante, os acionistas de referência, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, afirmaram que mantêm diálogos sobre aprimoramento da governança da empresa, o que pode levar a ajustes no acordo de acionistas vigente, mas negaram que exista qualquer negócio fechado entre eles.
O comunicado responde a notícias recentes sobre uma possível separação entre os executivos, menos de oito meses após a fusão entre Arezzo e Soma.
Seguimos acompanhando de perto a situação e traremos novas informações assim que possível.
Um abraço e bons investimentos
Sérgio
Conheça Nossas Assinaturas
E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?
Faça como mais de 27 mil investidores, escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!