Galípolo diz que Banco Central está “incomodado” com inflação fora da meta e reforça juros altos por mais tempo

GABRIEL GALIPOLO

Compartilhe este artigo

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira que a autoridade monetária está “bastante incomodada” com a inflação e as expectativas ainda acima da meta, mas destacou que há um processo de desinflação em andamento.

Em discurso no Fórum Econômico Indonésia-Brasil, em Jacarta, ele disse que o BC seguirá com política monetária restritiva por um período prolongado para garantir a convergência da inflação à meta de 3%.

Galípolo destacou que a Selic, mantida em 15% na última reunião, deve continuar em nível elevado até que o IPCA mostre trajetória consistente de queda.

Segundo a pesquisa Focus, a inflação deve encerrar 2025 em 4,70%, permanecendo acima do centro da meta até 2028. Em setembro, o IPCA subiu 0,48%, acumulando alta de 5,17% em 12 meses.

O presidente do BC ressaltou que, apesar dos juros altos, a economia brasileira segue em crescimento, com baixo desemprego e inflação historicamente controlada, ainda que fora do intervalo desejado.

Conheça Nossas Assinaturas

E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?

Faça como mais de 30 mil investidores escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!

Veja alguns depoimentos de assinantes:

Fale conosco pelo Whatsapp!

Quer alcançar seus objetivos financeiros com confiança e segurança?

Descubra como podemos ajudar a traçar o caminho para o seu sucesso financeiro!